RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 15 DE OUTUBRO DE 2019 - Horário 16:05

Desafios e oportunidades para fazer sucesso no mercado chinês
Negócio / Impulsionada pelo seu amplo potencial de exportação e importação, a relação comercial entre Brasil e China nunca foi tão forte e expressiva. Não por acaso, a indústria chinesa vem conquistando cada vez mais a atenção das empresas brasileiras, como uma oportunidade real de expansão nos negócios. As chances de sucesso são enormes e o investimento continua crescendo. Mas há uma contrapartida: comprar ou vender para o mercado chinês exige muita atenção, conhecimento e pesquisa do empresário brasileiro.

As organizações que desejam comprar ou enviar produtos à China devem saber, de antemão, que há uma série de passos e trâmites a ser rigorosamente seguida. Da legalização da situação da empresa brasileira junto ao governo chinês até a liberação da mercadoria no destino final são necessárias muitas ações. Entre outras coisas, é preciso conhecer de forma detalhada os fornecedores e como definir a correta precificação dos produtos, além de entender sobre as regras de alfândega brasileiras e chinesas, verificando recorrentemente os procedimentos, impostos e taxas de cada etapa da compra ou venda.

Um ponto essencial nessa jornada é regularizar a atuação no cenário chinês. Isso porque, antes de começar a investir na China, é fundamental providenciar dois registros junto à alfândega chinesa - o registro de marca e o registro de produto. Além de ser pré-requisito para ingressar nas plataformas de e-commerce mais reconhecidas na China (como JD e Tmall), o registro de marca também é importante para a proteção da imagem do negócio. A partir deste registro, obtém-se um documento que atribui a jurisdição da marca na China ao registrante, sendo uma espécie de proteção legal contra possíveis copiadores.

Apesar dos custos envolvidos, portanto, o registro de marca deve ser visto como um investimento e não uma despesa. Afinal, esse registro concede ao exportador brasileiro a total exclusividade na comercialização dos produtos de sua marca em todo o território chinês.

Outro ponto importante é que por meio do registro de produto será possível atestar que seus produtos correspondem às regulamentações do governo chinês, evitando assim, problemas na liberação dos itens junto às autoridades aduaneiras chinesas. Em um mercado tão competitivo e concorrido, destacar os propósitos e diferenciais da marca e a disposição para investir no oriente podem ser fatores imprescindíveis para atrair a atenção dos negociantes locais.

Providenciar estes documentos é de suma importância, sobretudo por se tratar de um processo complexo, que exige atenção e planejamento. É preciso se organizar e seguir o passo a passo para obtê-los, viabilizando assim, a comercialização dos produtos no mercado asiático. Por isso mesmo, o mais indicado é buscar uma assistência profissional preparada para ajudar nesse caminho de regularização e negociação. Isso porque o processo leva, em média, um ano para o registro de marca e um mês para o registro de produto.

A China possibilita uma imensidão de oportunidades, mas além das questões legais, para conduzir negócios com eficácia na China, é importante que as empresas brasileiras tenham um entendimento básico da cultura do país. A relação com um parceiro chinês significa reuniões presenciais e requer tempo para estabelecer confiança. Há várias maneiras de construir essa confiança, formalmente ou informalmente.

A lição que fica para fazer negócio com a China e conseguir uma boa negociação é, sem dúvidas, ter paciência e foco. O estilo de empreendedorismo e venda do mercado chinês é muito diferente do brasileiro. A melhor estratégia, assim, é conhecer a fundo o mercado chinês e se adaptar rapidamente às questões que exijam ajustes ou transformações. As oportunidades estão surgindo, mas é necessário estar preparado para aproveitá-las. Não há tempo a se perder.

Sobre a Serpa China
A Serpa China é uma consultoria de negócios voltada para empresas brasileiras e norte-americanas que desejam criar sólidas conexões com o mercado chinês. Fundada em 2015 e pertencente ao Grupo Serpa, a companhia tem escritórios em Shangai e Ningbo. Oferece serviços personalizados e atua para garantir que o cliente irá atingir seus objetivos de negócios com a China. Entre os serviços oferecidos estão: pesquisa de mercado e idoneidade de fornecedores chineses e estrangeiros, negociação, planejamento estratégico para projetos específicos, equipe regional - que garante proximidade e segurança durante todo o relacionamento com as companhias chinesas. Atua em diversos segmentos de mercado com destaque para os setores químico, embalagens/growler, garrafas de vidro, indústria de tintas, setor energético, alimentício (do Brasil para China), equipamentos industriais, cama-mesa-banho, autopeças e farmacêutica.
Para mais informações acesse: www.gruposerpa.com.br



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