RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 13 DE NOVEMBRO DE 2019 - Horário 11:16

Pesquisa aponta cenário promissor para o setor de recuperação de crédito em 2020 e diminuição da inadimplência brasileira
Negócio / O ano de 2019 se encerra com um peso na bagagem, afinal o Brasil atingiu seu maior patamar da série histórica de inadimplência, iniciada em 2016, com 63 milhões de inadimplentes, de acordo com dados da Serasa Experian. Apesar do desequilíbrio causado no primeiro semestre, o ano de 2020 traz previsões otimistas, é o que mostra a pesquisa: Desafios e Tendências do Ciclo de Crédito na Era da Inovação Financeira, realizada pelo o Instituto Locomotiva, em parceria com o Negocia Fácil, serviço de cobrança digital, e o CMS.

O levantamento reuniu profissionais do setor de crédito e cobrança para compreender futuras previsões, desafios, além da oportunidade de trazer autoconhecimento ao setor. Entre os credores entrevistados, 79% acreditam que as empresas elevarão seu desempenho no próximo ano, 60% enxergam o aumento de novas contratações e 72% deles vêm as companhias realizando novos investimentos.

Ao analisar a perspectiva como um todo, pode-se observar um suposto crescimento favorável no mercado de crédito e cobrança, o que em contra partida, poderá contribuir com a regressão positiva dos índices de inadimplência. "O cenário é cada vez mais promissor. Se o desempenho das empresas de cobrança se eleva, uma transformação positiva pode-se iniciar na economia, o que como consequência poderá impactar na redução da inadimplência e gerar novas oportunidades de empregos", destaca José Moniz, Head de Negócios Digitais do Negocia Fácil.

Além de novas perspectivas, a pesquisa ressalta também que o futuro da cobrança está no digital. Segundo o levantamento 65% das empresas que atuam diretamente nesse setor utilizam os modelos digitais como maior potencial de desenvolvimento, enquanto apenas 1% enxergam a forma tradicional como única solução possível.

"O ano de 2020 traz um cenário promissor ao mercado de crédito e cobrança. Os dados enfatizam a possibilidade de uma nova chance aos 63 milhões de inadimplentes. Além disso, este é o momento ideal às empresas que atuam no segmento buscarem se reinventar, para dar conta das anunciadas transformações organizacionais", conclui Moniz.



Website: https://negociafacil.com.vc/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.