RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 6 DE FEVEREIRO DE 2020 - Horário 12:12

Zero dívidas: como começar 2020 sem pendências?
Negócio /

Embora muitos entendam o básico quando o assunto é organizar as finanças pessoais, são poucos os que colocam a sabedoria em prática. Ao menos é o que demonstra um estudo realizado pelo SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, em conjunto com a CNDL: 45% dos brasileiros admitem não realizar um controle efetivo do próprio orçamento. 

Quando se fala da classe C/D/E, o número é ainda maior, alcançando 48% no público feminino e 51% no masculino. Além disso, foi possível constatar que dentre os que controlam as finanças, 21% utiliza como ferramenta a própria memória. 

“Ter autonomia sobre o próprio orçamento pode ser um trabalho difícil. É preciso ter organização e responsabilidade”, diz Adriano Michelon, Diretor Superintendente da Cresol, Cooperativa de Crédito. “Até mesmo porque, uma vez que nos envolvemos com dívidas, a chance de que isso vire uma bola de neve é muito grande”, comenta. 

Um passo de cada vez

Para Adriano, antes de começar a guardar dinheiro, é importante sanar todas as pendências existentes até então. Isso, porque algumas rendem juros que não valem a pena a espera: no caso dos cartões de crédito e cheque especial, por exemplo, o juros rotativo pode chegar a 307,6% ao ano, segundo dados do Banco Central.

“Diante de números tão expressivos, não restam dúvidas: para que um planejamento financeiro seja efetivo, precisamos acabar com todos os resquícios de contas passadas”, diz Adriano. 

Auxílio financeiro

E, nesse movimento, a melhor solução é contar com uma Cooperativa de Crédito. A Cresol possui, hoje, mais de 53 mil cooperados em 17 estados brasileiros. “No sistema cooperativista, todos os participantes são, ao mesmo tempo, donos e usuários do serviço”, explica Adriano. 

De modo geral, o capital é transformado em linhas de crédito e utilizado pelos próprios cooperativados. Dessa forma, pequenos e médios empresários conseguem obter fundos para adquirir equipamentos ou cobrir despesas operacionais, por exemplo. Eles também têm o direito de se reunir em assembleias para decidir como será feita a gestão da entidade.

“Todos esses benefícios porque todos os associados possuem objetivos em comum. A ação conjunta traz resultados úteis para todos e todos conseguem obter bons resultados”, finaliza Adriano.

Saiba mais: www.cresol.com.br



Website: http://www.cresol.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.