RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 26 DE MARÇO DE 2020 - Horário 13:03

Storytelling: o protagonismo na história de carreira
Negócio /

Storytelling é um termo da língua inglesa que define a atividade social e cultural de compartilhar histórias. A palavra tem relação com as expressões: “Tell a story” Conte uma história e “Storyteller” contador de histórias. É um método que utiliza palavras para transmitir um conteúdo, tem sido muito utilizado na publicidade e no marketing como um meio de promover uma marca.

Atualmente, o storytelling vem sendo cada vez mais adotado pelas empresas, podendo ser utilizado na campanha de um produto ou para motivar os colaboradores internos, habilidades de contar histórias, não são úteis apenas para fazer as crianças dormirem. A capacidade de contar grandes histórias, também pode ser uma ferramenta poderosa para o sucesso na carreira. Esta habilidade é extremamente necessária durante uma entrevista de emprego, na apresentação de um projeto ou no relacionamento com um novo cliente, trata-se de uma maneira de envolver e persuadir.

Entretanto, não basta apenas criar uma boa narrativa, é necessário saber transmiti-la corretamente. Contar uma história é encadear eventos de maneira lógica, dentro de uma estrutura com começo, meio e fim. As pessoas guardam melhor uma informação quando estão envolvidas nesse tipo de estrutura. O segredo está em atribuir significados emocionais a elementos técnicos por meio de um contexto. É um método, que promove o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer venda direta, em outras palavras o storytelling, tem um caráter muito mais persuasivo do que invasivo.

STORYTELLING é uma habilidade de Liderança.

Luciano Mellovice-presidente da Success People, empresa de desenvolvimento pessoal e gestão de pessoas, situada em São PauloEntende o storytelling como ferramenta utilitária na rotina do empreendedor: A construção do storytelling, e a ênfase no protagonismo, faz parte deste momento de transição de carreira. O storytelling pode fazer um imenso bem a questões do cotidiano, afinal, analisando o contexto geral, faz parte do dia do empreendedor convencer as pessoas. E aprimorar as narrativas pode ser extremamente oportuno, para conquistar a atenção e conseguir o engajamento de seus interlocutores”. Contudo, como este conceito de Storytelling pode realmente ajudar? Ana Lucca — Diretora Executiva de Carreira da Success People— atua há 17 anos na área Comercial em empresas multinacionais e nacionais nos segmentos de Serviços, Farmacêutico e Bens de Consumo, ocupando nos últimos 12 anos posições de gestão; Comenta: “Contar uma história que encante e cative, alinhando os fatos de sua carreira de uma forma inteligente e emocionante, organizar a história de carreira para gerar o engajamento e despertar o interesse do entrevistador, é sem dúvida, o requisito que leva a um resultado positivo. Preparar-se para a entrevista, significa saber exatamente contar uma história de carreira”. Ana Lucca, auxilia executivos durante transição de carreira e empresas na busca de profissionais para o preenchimento de vagas. “Comunicar ideias não é fácil, exige arsenal de conhecimento”. 

O storytelling transmite informações de maneiras interessantes e memoráveis. Utilizar histórias para criar conexões, evocar emoções, incentivar ações e transmitir ideias. Uma ferramenta muito poderosa.  A Success People, possui orientadores de storytelling para aperfeiçoamento profissional. Para nos visitar acessar: www.successpeople.com.br



Website: http://www.successpeople.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.