RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 20 DE AGOSTO DE 2020 - Horário 9:23

Como criar o planejamento financeiro em época de crise
Negócio /

O planejamento financeiro tem o objetivo de orientar o empresário a estabelecer as metas financeiras de curto e longo prazo que serão estratégicas para alcançar e manter os objetivos da empresa, além disso o planejamento pode auxiliar a empresa a projetar o futuro.

Segundo a especialista em finanças, Marcela de Freitas Guimarães, a pandemia da Covid-19 pegou o mundo corporativo completamente de surpresa. “Nunca poderíamos imaginar que uma doença que começou lá na China, milhares e milhares de quilômetros de distância poderia chegar até nós e mudar completamente o dia a dia das empresas”.

Marcela analisa o impacto que o home office trouxe e como as empresas se reestruturaram para se adequar a essa modalidade de trabalho. “Do ponto de vista de uma profissional da área de planejamento financeiro o caos foi instaurado. Todos os nossos processos de previsão tiveram que ser revistos da noite para o dia, sem nenhuma clareza sobre as premissas que deveríamos utilizar”.

Com mais de 10 anos de experiência Guimarães afirma que muitas empresas tiveram que se perguntar: como ficará nossa cadeia logística, posso exportar para qualquer país, os portos vão fechar. "Nossos clientes terão condições de nos pagar? Como será nossa inadimplência, o que devo estimar, 5%, 10%, 15%?"

A empresa que estava mais preparada, afirma a especialista, implantou o planejamento de crise. As que foram pegas de surpresas tiveram que gastar horas simulando cenários, adicionando dados a milhares de planilhas e acima de tudo, lendo e se informando sobre a situação e tentando calcular todos os impactos que poderiam sofrer no curto e no longo prazo.

Marcela relata que as pequenas e médias empresas foram as mais atingidas nesta crise, principalmente, por não terem processos robustos e não trabalharem com nenhuma contingência. Segundo o IBGE, mais de meio milhão de empresas fecharam as portas em junho – temporariamente ou em definitivo – e uma pesquisa da Boa Vista indicou que os pedidos de falência avançaram 34.2% nos primeiros seis meses de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

Ao mesmo tempo que muitas empresas estão falindo, afirma a especialista, muitos souberam aproveitar o momento. “As empresas que já operavam no e-commerce e as que conseguiram rapidamente se adaptar, conseguiram se manter vivas durante a pandemia”, segundo o levantamento da SEMrush, o Submarino e a Lojas Americanas experimentaram um aumento de tráfego de 16,2% e 20,8%, respectivamente, de janeiro para março de 2020.

“As empresas que já aplicavam os conceitos e boas práticas de gestão financeira conseguem analisar melhor o cenário, e decidir se é o momento certo para investir ou segurar o dinheiro. A Gestão e o Planejamento Financeiro é um instrumento essencial nas empresas, tanto em um momento de crise quanto em dias de clamaria”, finaliza a especialista.



Website: https://www.linkedin.com/in/marcela-guimaraes/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.