RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 24 DE NOVEMBRO DE 2020 - Horário 16:36

Doenças cardiovasculares matam mais que COVID-19 e o tratamento sofrerá mudanças
Governo /

O Ministério da Saúde tornou pública a consulta Nº 4/2020 para o Plano de Ações Estratégicas que tem como objetivo deter Doenc¸as Cro^nicas Na~o Transmissi´veis (DCNTs). A consulta para contribuições à inclusão do Plano de Ações Estratégicas já está aberta para o público e permanecerá disponível até o dia 30 de novembro.

O Plano é uma diretriz para os próximos nove anos da saúde pública, de 2021 a 2030, feita pelo Ministério da Saúde que propõe preparar o Brasil para enfrentar e combater as Doenc¸as Cro^nicas Na~o Transmissi´veis (DCNTs) que são: acidente vascular cerebral, infarto do mioca´rdio, hipertensa~o arterial, ca^ncer, diabetes e doenc¸as respirato´rias cro^nicas.

As DCNTs são responsáveis por mais da metade das mortes no país, representando 54,7% dos casos de óbito, de acordo com o Ministério da Saúde. Dentre as doenças crônicas não transmissíveis destaca-se a Doença Cardiovascular, que aparece como a primeira causa de mortalidade, superando as mortes por COVID-19 no Brasil.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) desenvolveu o cardiômetro, uma plataforma que mostra em tempo real a quantidade de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil. Em 2020, até o mês de novembro, já foram registradas mais de 350 mil mortes. Diariamente as doenças cardiovasculares superam a COVID-19, e apesar de matarem quase duas vezes mais no dia, essas doenças não representam motivo de alerta para a população da parte dos órgãos de saúde.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares têm como principal fator de risco o nível elevado do LDL, conhecido popularmente como colesterol “ruim”. Ainda de acordo com a SBC, uma pesquisa realizada em 2017 apresentou que 67% das pessoas desconhecem os valores dos níveis de colesterol do próprio organismo1. A falta de orientação e conhecimento da sociedade sobre os riscos trazidos por essas doenças, pode ser fatal, pois o LDL também está atribuído como responsável por 50% dos casos fatais de Infarto Agudo do Mioca´rdio, ou seja, mais de 100 mil mortes no ano de 20172.

 

Estratégias do Plano de Ações

As estratégias formadas pelo Ministério da Saúde consistem em informar e alertar a população para reduzir o aparecimento de Doenc¸as Cro^nicas Na~o Transmissi´veis, e ajudar aqueles que já possuem essas doenças a manter o controle. Para isso, serão realizadas algumas ações para conscientizar sobre alimentação saudável, prática de atividades físicas, autocuidado, adoção de novos hábitos para enfrentar e evitar as DCNTs. Além das medidas para a educação da população, no âmbito da saúde terá a incorporação de novas tecnologias para o tratamento dessas doenças, o apoio à pesquisa, a atualização das diretrizes clínicas, entre outras.

Para as doenças cardiovasculares, ficaram estabelecidas medidas de conscientização da população, monitoramento da hipertensão e aumento da cobertura de serviços, porém não foi incluída uma diretriz sobre o LDL, que é um dos principais fatores para essa doença. O colesterol alto é silencioso na maioria das vezes, portanto, a conscientização da população sobre os riscos trazidos à saúde e informações sobre o controle podem impactar diretamente no índice de mortalidade por infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

 

Consulta Pública

Qualquer cidadão interessado no tema pode manifestar sua opinião e participar da Consulta Pública Nº 4/2020, disponível no site do Ministério da Saúde. A participação também é aberta a profissionais da saúde, participantes da sociedade científica e associações ou contribuintes com instituições, ONGs, setores da gestão pública, agências e empresas (desde que sejam voltadas para a área da saúde).

As pessoas que desejam contribuir devem se atentar aos enunciados e preencher o formulário corretamente. Só serão consideradas válidas as fichas enviadas com contribuições sobre o Plano de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde. Após a Consulta Pública ser finalizada no dia 30 de novembro, as contribuições serão analisadas pelo Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis.

 

Referências:

1 - Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC alerta: controle do colesterol é fundamental para minimizar riscos de doenças cardiovasculares. Disponível em: https://www.portal.cardiol.br/post/sbc-alerta-controle-do-colesterol-%C3%A9-fundamental-para-minimizar-riscos-de-doen%C3%A7as-cardiovasculares

2 - Oliveira GMM, Brant LCC, Polanczyk CA, Biolo A et al (2020). Cardiovascular Statistics – Brazil 2020. Arq Bras Cardiol. 2020; [online].Ahead print.

 

Divulgação Novartis | BR-13073



Website: https://bit.ly/2IPYtwo
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.