RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 2 DE JULHO DE 2018 - Horário 9:33
nbe
ECO/ PRNewswire - Guru do empreendedorismo ensina como tirar ideias do papel, em palestras promovidas em SP

SÃO PAULO, 2 de julho de 2018 /PRNewswire/ -- Uma das mais renomadas e reconhecidas especialistas em empreendedorismo do mundo, Saras Sarasvathy vem a São Paulo para dar uma série de palestras entre os dias 2 e 4 de julho. Professora da Darden School of Business, na University of Virginia, a pesquisadora ensina como pensar diferentemente e correr menos riscos na hora de tirar uma ideia do papel. Idealizadora do método "effectuation", que inspirou gestores e empreendedores em vários países, Sarasvathy encara o ato de empreender como um procedimento que pode ser aprendido e colocado em prática por qualquer pessoa, sem a necessidade de adotar metodologias ou conceitos pré-estabelecidos.

A pesquisadora da Darden descreve o effectuation, termo que pode ser definido como ato de realizar, como um processo de autoconhecimento que começa com três perguntas básicas: "quem eu sou?", "o que sei fazer?" e "quem eu conheço?". As ideias são colocadas em prática investindo somente naquilo que o empreendedor pode perder, controlando assim os riscos de potencial fracasso.

Uma das premissas do método é que o empreendedor pode ser bem-sucedido fazendo apenas o que sabe, portanto, diferente da abordagem tradicional ensinada nas escolas de negócio, que prevê a existência de uma ideia quase sempre brilhante, estudos de mercado e captação de investimentos. "Minha teoria é que excelentes empreendedores não começam com ideias brilhantes ou previsões extraordinárias, mas como quaisquer pessoas podem começar: com quem são, o que sabem e quem conhecem", diz Saras.

A estrutura proposta por Saras vai muito além do empreendedorismo, podendo envolver projetos na carreira. Fundamentada em pesquisas, a professora da Darden afirma que, embora grande parte da literatura focalize a causalidade, usando dados históricos para prever resultados, alguns empreendedores evitavam a previsão. "Ao invés disso, procuram 'efetuar' mudanças proativas, combinando suas ações com as de seus stakeholders", explica a especialista.

As palestras

Saras Sarasvathy vem a São Paulo a convite da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (ANEGEPE), para participar do 10º Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (EGEPE), que acontece no dia 4 de julho, na Fundação Getúlio Vargas (FGV). No evento, Saras comandará a palestra "Aplicando a teoria da Effectuation para explorar novas oportunidades de empreendedorismo". As inscrições estão abertas até o dia 1º de julho e também podem ser feitas no https://registration.galoa.com.br/br/realm/egepe-2018/registration/login.

A agenda de Saras também prevê sua presença em palestra na Escola de Negócios Sebrae, dia 2, e no evento "Todos Podem Empreender", promovido pela Aliança Empreendedora, no dia 3. Mais informações também podem ser obtidas no telefone (41) 3013-2409) ou (11) 3104-7672 (Aliança Empreendedora).

Sobre Saras Sarasvathy

Saras é membro da área de Estratégia, Empreendedorismo e Ética da Darden School of Business, lecionando também em cursos de MBA e Doutorado na instituição. A pesquisadora ainda ministra aulas em programas de Doutorado na Europa, Ásia, América Latina e na África. Em 2007, foi eleita um dos 18 melhores professores de empreendedorismo pela revista Fortune Small Magazines. Seu livro "Effectuation: Elements of Entrepreneurial Expertise" foi indicado, em 2009, para o prêmio Terry Book da Academy Management.

Sobre a Darden

A Darden School of Business é apontada como uma das melhores escolas de empreendedorismo e inovação do mundo pelas publicações Entrepreneur Magazine e Princeton Review. Prepara líderes globais responsáveis por meio de seus cursos de MPB, Ph.D e Educação Executiva.

No Brasil, a Darden busca consolidar sua marca e ampliar sua relação o País por meio de parcerias corporativas. Entre os seus objetivos, destacam-se identificar oportunidades de carreira para os alunos, aumentar o engajamento das faculdades e apoiar lideranças regionais.

A Darden foi criada em 1955, na Universidade de Virgínia, uma universidade pública de prestígio, fundada por Thomas Jefferson em 1819, em Charlottesville (Virginia).

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

AGÊNCIA BLUE CHIPTels.: (11) 5051-5840 e 5051-5863www.agenciabluechip.com.br

Denise Carvalho dcarvalho@agenciabluechip.com.br

Luciana Silva luciana.silva@agenciabluechip.com.br

FONTE Darden School of Business


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.