RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2018 - Horário 12:31
nbe
ECO/ PRNewswire - Mondelez International expande Cocoa Life no Brasil para garantir o fornecimento sustentável de cacau

O programa contribuirá para o desenvolvimento econômico e social dos produtores de cacau brasileiros e suas famílias, além do reflorestamento de áreas degradadas na floresta amazônica. Com o suporte de Lacta, marca de chocolate mais amada pelos brasileiros, a iniciativa atingirá pelo menos 1.500 agricultores e suas famílias no longo prazo. SÃO PAULO, 26 de outubro de 2018 /PRNewswire/ -- A Mondelez International anuncia a expansão do seu programa global de sustentabilidade do cacau, Cocoa Life, no Brasil. O programa tem o objetivo de criar comunidades agrícolas de cacau empoderadas e prósperas, por meio da capacitação dos agricultores com foco na sustentabilidade e rentabilidade do cultivo, garantindo o futuro do chocolate. Cocoa Life já está presente em cinco países que se destacam na produção de cacau: Gana, Costa do Marfim, Indonésia, Índia e República Dominicana. 

A companhia já atua com o apoio da produção de cacau no país desde 2014 e aproveitará os aprendizados obtidos para a expansão do Cocoa Life. No Pará, serão investidos cerca de US$ 200.000 por ano, nos próximos três anos, para a capacitação dos produtores e criação de comunidades de cacau prósperas e independentes. Na Bahia, onde os agricultores enfrentam uma infinidade de desafios relacionados ao manejo de culturas, o Cocoa Life fornecerá informações técnicas sobre as mais recentes ferramentas e boas práticas agrícolas para aperfeiçoar a produtividade e qualidade do cacau produzido, além de reduzir o impacto ambiental. Os grãos de cacau produzidos pelas comunidades do Cocoa Life farão parte da cadeia de fornecimento da Mondelez International para a produção dos chocolates centenários Lacta.

"Estamos animados com a chegada do Cocoa Life ao Brasil, que além de ser um dos maiores países produtor de cacau é também um importante polo de fabricação de chocolates, onde nasceu Lacta, uma de nossas marcas centenárias que está entre as favoritas e mais consumidas pelos brasileiros", diz Christine Montenegro McGrath, líder global de Sustentabilidade e Bem-Estar da Mondelez International. "O programa teve um impacto muito significativo nas comunidades de cacau da África Ocidental e nossa expectativa é que isso se repita no Brasil. Importante ressaltar que o programa também contribuirá para a preservação da floresta amazônica e desenvolvimento da comunidade local".

A expansão do Cocoa Life no Brasil é o resultado de uma parceria com a The Nature Conservancy (TNC) e seu projeto Cacau Floresta, criado para incentivar a agricultura familiar de baixo carbono, gerar benefícios sociais e econômicos e engajar os agricultores a se comprometerem com práticas zero desmatamento e restauração agroflorestal de áreas degradadas.

"A parceria com Cocoa Life traz uma nova perspectiva de expansão de nossos esforços. A região do Pará, que tinha uma das maiores taxas de desmatamento no Brasil, tem potencial para se tornar um exemplo de desenvolvimento sustentável e restauração na floresta amazônica", diz Rodrigo Freire, vice-coordenador de Restauração da TNC no Brasil. Nos últimos cinco anos, apoiamos o plantio de 450 hectares do sistema agroflorestal de cacau na Amazônia, beneficiando mais de 120 famílias nos municípios de São Félix do Xingu e Tucumã, no sudeste do Pará. Nossa meta é atingir 1.000 famílias nos próximas cinco anos."

Em parceria com Cacau Floresta, a Mondelez International estabeleceu algumas metas para os próximos três anos:

Impactar positivamente ao menos 500 agricultores;Implantar seis zonas de demonstração para compartilhar boas práticas agrícolas, promover o manejo ecológico do solo e boas práticas pós-colheita;Transformar 1.000 hectares de áreas de pastagem em agrofloresta de cacau;Reestruturar 750 hectares de fazendas de cacau existentes com novo manejo agroecológico do solo;Restaurar 500 hectares de mata ciliar e proteger bacias hidrográficas.A Fundação Mondelez International vai expandir o programa "Ação Saudável" para as comunidades onde o Cocoa Life atua, agora no estado do Pará. A INMED - Parceria para Crianças, vai facilitar a atuação do programa, que promove alimentação saudável e práticas de atividades físicas com crianças de escolas públicas. O programa também envolverá o governo local na promoção do bem-estar e beneficiará cerca de 6.000 crianças e outras 18.000 pessoas indiretamente, entre pais, professores e a comunidade em geral. O projeto também também conta com a parceria do Instituto Esporte & Educação (IEE) para conscientização da importância de atividade físicas.

Sobre o Cocoa Life

O objetivo do programa Cocoa Life é criar comunidades agrícolas de cacau empoderadas e prósperas e atingir mais de 200 mil agricultores em seis países, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas até 2022. A Mondelez International atua para que todo o suprimento de cacau da empresa seja fornecido de forma sustentável, principalmente via Cocoa Life. Por meio de parcerias com agricultores, ONGs, fornecedores e instituições governamentais, o programa integra o "Impact for Growth" da Mondelez International ? compromisso de impulsionar o crescimento dos negócios com mudanças positivas no mundo. Siga nosso progresso em www.cocoalife.org/progress.

Contato: (11) 5180 6946

FONTE Mondelez International, Inc.


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.