RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2018 - Horário 12:28
nbe
ECO/ PRNewswire - Setor de bens de consumo se mobiliza contra o descarte de plásticos

PARIS, 29 de outubro de 2018 /PRNewswire/ -- O Conselho do Fórum de Bens de Consumo emitiu uma declaração reconhecendo a necessidade do setor de ajudar a reduzir o descarte de plásticos e endossando a visão da Fundação Ellen MacArthur de Comprometimento Global com a Nova Economia do Plástico, que prevê uma economia circular em que nenhum plástico termine no lixo.

O Conselho de Administração do Fórum de Bens de Consumo (CGF ? Consumer Goods Forum) emitiu uma declaração hoje, conclamando o setor de bens de consumo a exercer um papel de liderança na eliminação do descarte de plásticos na terra e no mar e endossando a visão da Fundação Ellen MacArthur da Nova Economia do Plástico. A declaração foi emitida em antecipação à Conferência sobre Nosso Oceano, que será realizada em Bali, Indonésia, nesta semana, quando o presidente do Conselho e presidente-executivo da Danone e membro do Conselho da CGF, Emmanuel Faber, irá enfatizar o papel importante que o setor pode e deve exercer para acabar com o descarte de plástico. Segue abaixo a declaração completa:

"Na condição de Conselho do Fórum de Bens de Consumo, reconhecemos a necessidade premente de nosso setor de exercer um papel de liderança na resolução do problema do descarte de plásticos. Nos comprometemos a implementar ações pré-competitivas e colaborativas, com o objetivo de eliminar o descarte de plásticos na terra e no mar".

"Reconhecemos que o desafio do desperdício de plástico só será resolvido através da colaboração global entre empresas, governos nacionais e locais, organizações multinacionais, setor de reciclagem e consumidores. Consequentemente, o Conselho do Fórum de Bens de Consumo (CGF) endossa a visão da Fundação Ellen MacArthur da Nova Economia do Plástico, que prevê uma economia circular em que nenhum plástico termine no lixo".

"Diversos membros do CGF já estão realizando esforços consistentes com as metas e objetivos da Nova Economia do Plástico, incluindo esforços para reduzir embalagens problemáticas e desnecessárias e aumentar o uso de embalagens recicláveis e reutilizáveis. Para complementar os esforços de empresas filiadas individuais, o CGF irá identificar áreas específicas em que podemos trabalhar colaborativamente e pré-competitivamente, para promover a economia circular para a embalagens de plástico. Áreas de foco inicial irão incluir otimizar o design das embalagens, trabalhar com outros para viabilizar a reciclagem e sistemas de reutilização e inspirar o engajamento dos consumidores".

O presidente-executivo da Marks and Spencer, Steve Rowe, que também é copatrocinador do Conselho do grupo de sustentabilidade do CGF, disse: "As empresas devem encontrar uma nova abordagem para o plástico e tornar mais fácil para os consumidores usar menos e reciclar mais. O CGF se comprometeu a estar na frente dessa mudança, conforme reduzimos a quantidade de plástico em uso, simplificamos os materiais que usamos, melhoramos as taxas de reciclagem e adotamos maneiras novas e inovadoras de fazer negócios".

O presidente do Conselho e presidente-executivo da Colgate-Palmolive, Ian Cook, que também é copresidente do Conselho do CGF, disse: "O desafio do descarte do plástico é real e urgente e melhor resolvido através de ações específicas, que as empresas do CGF podem tomar individualmente e coletivamente, em parceria com governos, ONGs e setor de reciclagem. Nos comprometemos a fazer nossa parte, para assegurar que o plástico que precisamos seja, de forma segura e econômica, reutilizado, reciclado ou seja compostável".

O presidente do Conselho e presidente-executivo da Danone, Emmanuel Faber, que também é membro do Conselho da CGF, disse: "O suporte do CGF mostra que o setor de bens de consumo está aumentando os esforços para ajudar a enfrentar o desafio da embalagem de plástico. Juntas, as fabricantes e varejistas podem contribuir para cumprir a ambição de eliminar o descarte e desenvolver a economia circular do plástico. Espero que mais membros do CGF assinem o Comprometimento Global com a Nova Economia do Plástico e trabalhem com ela para promover a mudança sistemática".

O presidente-executivo da Nestlé S.A., Mark Schneider, que também é membro do Conselho da CGF, disse: "Estou orgulhoso pelo fato de a Nestlé estar entre os signatários do Comprometimento Global com a Nova Economia do Plástico. Isso representa uma estrutura poderosa para impulsionar a ação coletiva. Todo esforço conta".

O diretor de Administração do Fórum de Bens de Consumo, Peter Freedman, disse: "Está claro que o desafio desencorajador do descarte do plástico só pode ser enfrentado se todos trabalharmos juntos ? empresas, governos, comunidades e consumidores de todo o mundo. O CGF foi criado para promover exatamente esse tipo de colaboração em grande escala. Especificamente, nossos membros se comprometem a trabalhar juntos nas três áreas em que pensamos que o setor pode fazer uma contribuição única: criação de embalagens, engajamento dos consumidores e sistemas de reciclagem. Estamos ansiosos para trabalhar também com outros grupos de interesse essenciais, que exercem papéis importantes nessas arenas e que compartilham nossa meta de longo prazo de eliminar o descarte de plásticos na terra e no mar".

Para saber mais sobre o Fórum de Bens de Consumo, por favor, visite http://www.theconsumergoodsforum.com.

Em 28 de outubro de 2018, o Conselho do CGF emitiu uma declaração reconhecendo a necessidade de o setor ajudar a reduzir o desperdício de plástico e endossar a visão da Fundação Ellen Macarthur do Comprometimento Global com a Nova Economia do Plástico, que prevê uma economia circular em que nenhum plástico termine no lixo.

(Logo: http://mma.prnewswire.com/media/556222/The_Consumer_Goods_Forum_Logo.jpg )

 

FONTE The Consumer Goods Forum


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.