RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 26 DE NOVEMBRO DE 2018 - Horário 14:03
nbe
ECO/ PRNewswire - Campanha Novembro Azul faz alerta para o câncer de próstata no Brasil

SÃO PAULO, 14 de novembro de 2018 /PRNewswire/ -- Para informar os brasileiros sobre a seriedade do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce da doença, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) realiza, desde 2008, iniciativas voltadas à mudança de comportamento dos homens, para estimulá-los a realizar os exames preventivos. Em 2011, Marlene Oliveira, presidente do LAL, lançou o Novembro Azul inspirado no movimento australiano Movember (Moustache/November) e na campanha Outubro Rosa.



Mesmo com os alertas, muitos homens com idade a partir de 45 anos relutam em fazer o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal. O câncer de próstata é o mais comum entre os brasileiros, atrás do câncer de pele. Por ano, são 68 mil novos casos e 13 mil mortes causadas pelo tumor no país. Falta de informação e preconceito são algumas das razões que afastam os homens de procedimentos simples, indolores e fundamentais para o diagnóstico precoce da doença. As chances de cura quando identificado em fase inicial chega a 90%.

O Novembro Azul é a maior ação de combate ao câncer de próstata do Brasil. Em 2018, terá mais visibilidade com uma campanha que será veiculada no país em TV aberta e por assinatura; emissoras de rádio; mídia impressa e mobiliário urbano. Criada pela agência paulista 4/12, tem o tema "A vida não é um jogo", com mensagens ligadas ao futebol, paixão nacional no país, para incentivar os homens a cuidarem da saúde. O carismático árbitro brasileiro Arnaldo Cezar Coelho, que apitou a final da Copa do Mundo de 1982, entre Itália e Alemanha, participa voluntariamente da ação, apresentando o "cartão azul", que tem a função de alertar os homens para a importância da realização do diagnóstico precoce.

100 milhões de pessoas impactadas

As atividades promovidas pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2017 atingiram cerca de 100 milhões de pessoas em todo o Brasil. Foram mais de 460 ações como iluminações de prédios e monumentos; palestras; distribuição de folhetos em locais de grande circulação de pessoas alertando para a importância da prevenção. A campanha chegou até a Times Square, em Nova Iorque, onde foi exibida em um de seus painéis.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSARenata Viana +5513 99720.7364imprensa@ladoaladopelavida.org.br

FONTE Instituto Lado a Lado pela Vida


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.