SEXTA-FEIRA, 4 DE NOVEMBRO DE 2016 - Horário 13:53
Hospital de Clínicas da Unicamp moderniza atendimento com raios X digital da Konica Minolta
Ciência & Saúde / No início de novembro, o Hospital de Clínicas da Unicamp inaugura suas salas de raios X no setor de Radiologia. Os ambientes passaram por adequação e modernização para receber os dois equipamentos de raios X digitais com os painéis sem fio AeroDR, da Konica Minolta Healthcare do Brasil.
Diferente do modelo analógico, a radiografia digital consiste em um sistema no qual o painel, com conexão via Wi-Fi, captura as imagens radiográficas e manda à estação de pós-processamento, em que a imagem é tratada e enviada ao sistema PACS do hospital com extrema rapidez, possibilitando um diagnóstico imediato, sem necessidade de revelação de filme ou digitalização em outro equipamento.
O engenheiro clínico Gustavo El Khalili afirma que, com esta aquisição, o hospital agiliza o atendimento aos pacientes. "Estudos de produtividade revelam que exames utilizando radiografia computadorizada (sistemas CR) levam aproximadamente oito minutos para serem executados. Já exames utilizando o aparelho de raios X digital (sistemas DR) são realizados em dois minutos, o que representa uma redução de 65% no tempo de exames, diminuindo o tempo de espera dos pacientes. A produtividade de uma sala com raios X digital é equivalente a de quatro salas com raios X convencional, com um excelente custo benefício", explica.
Dentre outros benefícios, os sistemas digitais apresentam alta definição e qualidade de imagens, redução da exposição do paciente à radiação – visto que não há necessidade de repetição do exame por problemas técnicos –, redução de custos do hospital com energia elétrica – pois o sistema utiliza potência inferior aos sistemas analógicos –, além de recursos sofisticados de software de auxílio ao diagnóstico, que facilitam a visualização e precisão dos detalhes. Mesmo que o paciente se movimente durante o exame, é possível formatar a imagem, sem a necessidade de repetição.
"Outro grande diferencial apresentado pelo AeroDR são as baixas doses de radiação emitidas, cerca de 40% a 50% menores em relação aos sistemas CR. Dessa forma, os pacientes e técnicos podem realizar o procedimento de forma mais segura", pontua Gustavo.
Sobre o Hospital de Clínicas da Unicamp
O Hospital de Clínicas da Unicamp é considerado um dos maiores hospitais gerais do interior do Estado de São Paulo e um centro de excelência médica nacional, que atende cerca de 500 mil pacientes por ano. Ensino, pesquisa e assistência à saúde definem a missão deste hospital universitário, que cada dia contribui com a ciência da vida. São três mil profissionais distribuídos pelos mais variados setores, dos quais mais da metade atuam nas áreas de saúde. Informações: http://www.hc.unicamp.br/.
Sobre a Konica Minolta Healthcare do Brasil
A Konica Minolta Healthcare do Brasil é uma subsidiária da Konica Minolta Medical Imaging, fornecedora de classe mundial e líder no mercado de diagnóstico por imagem primária. Com mais de 75 anos de inovação ininterrupta, a Konica Minolta é reconhecida mundialmente como líder no fornecimento de tecnologias de ponta e suporte abrangente, que visa proporcionar soluções reais para atender às necessidades do cliente. Para mais informações sobre as Soluções de Imagens Primárias da Konica Minolta, visite: www.konicaminolta.com/medicalusa.
Nome da empresa: KONICA MINOLTA, INC.
Sede: JP TOWER, 2-7-2 Marunouchi, Chiyoda-ku, Tókio, Japão
Fundação: Dezembro de 1936
Receita Ano Fiscal 2014: US$ 8,5 bilhões
Número de funcionários (consolidado): Aproximadamente 41.600 (até março de 2015)