RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2024 - Horário 0:26
nbe
ECO/ PRNewswire - CGTN: China mostra compromisso de abertura através de grande feira comercial

PEQUIM, 6 de novembro de 2024 /PRNewswire/ -- As empresas internacionais que desejam entrar no mercado chinês estão migrando para Xangai para aproveitar a sétima China International Import Expo (CIIE), a maior feira comercial de importação do país, programada para acontecer de 5 a 10 de novembro deste ano.

Um evento econômico e comercial global, a exposição gerou negócios acumulados avaliados em US$ 78,4 bilhões no ano passado, um aumento de 6,7 por cento ano a ano, atingindo uma alta histórica. A CIIE deste ano receberá 3.496 expositores de 129 países e regiões em um espaço de centro de exposições que cobre mais de 360.000 metros quadrados ? o equivalente a 50 campos de futebol padrão.

Conforme as autoridades chinesas, o número de países participantes e expositores superou os recordes anteriores. E o mais notável é que 297 expositores são de empresas da Fortune Global 500, marcando um recorde histórico. Entre todos os participantes, 186 empresas e instituições participaram da exposição por sete anos consecutivos.

Sediar a CIIE é um aspecto importante da abertura e cooperação da China, representando o compromisso solene da China com o mundo, disse o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, durante seu discurso na cerimônia de abertura da CIIE deste ano na segunda-feira.

Piraeus Port Authority, operadora do maior porto da Grécia, participa da exposição pelo sétimo ano consecutivo. Após sua estreia na CIIE inaugural em 2018, a Piraeus Port viu sua movimentação de contêineres atingir um recorde em 2019, com 40% do volume total vindo da China.

"Piraeus Port participa da CIIE todos os anos para explorar novas oportunidades de cooperação, visando uma parceria ganha-ganha com a China", disse a expositora Evdoxia Kastrinelli ao CMG, acrescentando que a operadora portuária continuará participando do evento no futuro.

A Apitv, fornecedora de tecnologia automotiva com sede em Dublin, participa da exposição pela primeira vez. Parte de um fabricante global de máquinas industriais com mais de 100 anos de história, a empresa está apresentando mais de 45 inovações tecnológicas de ponta, incluindo soluções de energia de hidrogênio, bombas de reforço de hidrogênio líquido e outros produtos avançados, todos fazendo sua estreia na China.

"Vimos o impacto que a CIIE teve no comércio global ao longo dos anos e, com a indústria automotiva da China avançando rapidamente, esta é uma excelente oportunidade para alavancarmos a plataforma para nos envolvermos em uma cooperação mais profunda com empresas na China e em todo o mundo", disse Jiang Weihao, representante do expositor.

Além de produtos de tecnologia e bens de consumo de países desenvolvidos, a exposição deste ano também recebeu muitas nações em desenvolvimento, incluindo 37 dos países menos desenvolvidos do mundo. Mais de 120 estandes de exposição foram fornecidos gratuitamente para esses países. Alguns estandes destacam especialidades agrícolas africanas, como amendoim, café, mel e cerveja.

Durante a Cúpula de 2024 do Fórum de Cooperação China-África, a China anunciou planos para conceder tratamento tarifário zero em todos os itens tarifários para os países menos desenvolvidos com laços diplomáticos com a China, incluindo 33 nações africanas. Depois disso, 22 toneladas de abacates importados da África do Sul passaram pela alfândega e chegaram ao porto de Xangai Yangshan no início de outubro.

Dirigindo-se à cerimônia de abertura, Li enfatizou a necessidade de fortalecer o consenso sobre a abertura, acrescentando que todas as partes devem aderir conjuntamente às ordens e regras econômicas e comerciais internacionais e cumprir seriamente os acordos econômicos e comerciais multilaterais e bilaterais.

Este ano, a China lançou uma série de medidas para ressaltar seu compromisso com reformas mais profundas e maior abertura.

A partir de 8 de novembro, a China concederá entrada sem visto a cidadãos de mais nove países, elevando o total para quase 30. Em 1º de novembro, a China implementou uma lista negativa atualizada para investimentos estrangeiros, removendo todas as restrições na indústria transformadora. 

O país também revisou as políticas de investimento estrangeiro em sociedades cotadas e agora permitirá hospitais com investimento estrangeiro em nove cidades. Será também introduzida uma lista negativa a nível nacional para o comércio transfronteiriço de serviços.

À medida que a China continua a abrir sua economia e estimular o crescimento, o Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou sua previsão de crescimento para a China para cinco por cento, correspondendo à meta de crescimento original do país.

Com base nas projeções do FMI, a Bloomberg informou que a China deve continuar sendo o maior contribuinte para o crescimento econômico global nos próximos cinco anos, superando as contribuições combinadas de todos os países do G7.

A China expandirá ainda mais a abertura institucional e se alinhará ativamente com as regras econômicas e comerciais internacionais de alto padrão, disse Li, prometendo esforços para implementar a estratégia de atualização das zonas piloto de livre comércio.

[https://news.cgtn.com/news/2024-11-05/China-showcases-commitment-of-opening-up-via-massive-trade-fair-1yhuKBzAgZa/p.html|https://news.cgtn.com/news/2024-11-05/China-showcases-commitment-of-opening-up-via-massive-trade-fair-1yhuKBzAgZa/p.html

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-china-mostra-compromisso-de-abertura-atraves-de-grande-feira-comercial-302298265.html

FONTE CGTN


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.