RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2024 - Horário 5:24
nbe
ECO/ PRNewswire - Masdar assina acordo para desenvolver parque eólico de 1 GW de Mingbulak no Uzbequistão

Acordo de Estudo Conjunto com o Ministério da Energia do Uzbequistão assinado por ocasião da COP29 em BakuNovo parque eólico de 1 GW de Mingbulak criará 1.000 empregos e fornecerá energia limpa para 300.000 residências na regiãoAcordo marca a primeira fase de uma estratégia mais ampla para desenvolver 2 GW de novos projetos eólicos no UzbequistãoBAKU, Azerbaijão, 14 de novembro de 2024 /PRNewswire/ -- A Abu Dhabi Future Energy Company PJSC ? Masdar, a potência de energia limpa dos Emirados Árabes Unidos, e o Ministério da Energia do Uzbequistão assinaram um acordo para desenvolver um parque eólico de 1 gigawatt (GW) na região de Mingbulak do país.

Este novo parque eólico criará 1.000 empregos durante a construção e 60 empregos durante a operação. Quando estiver concluído, fornecerá energia limpa a 300.000 residências na região. O acordo fortalece ainda mais a parceria estratégica da Masdar com o Uzbequistão e marca a primeira fase de uma estratégia mais ampla para instalar três parques eólicos no país.

A cerimônia de assinatura ocorreu por ocasião da COP29 em Baku, testemunhada por sua excelência Dr. Sultan Al Jaber, ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos, presidente da Masdar, e presidente da COP28, e sua excelência Jurabek Mirzamakhmudov, ministro da Energia do Uzbequistão. O acordo foi assinado por Jakhongir Obidjonov, presidente da Uzenergosotish e Mohamed Jameel Al Ramahi, CEO da Masdar.

Em 2023, a Masdar assinou um Acordo de Implementação para desenvolver 2GW de novos projetos eólicos no Uzbequistão. Além do parque eólico de Mingbulak anunciado hoje, eles abrangerão mais dois locais, incluindo Akpetki, na região de Karakalpakstan do país e Buzaubay, na região de Navoiy.

Sua excelência Dr. Sultan Al Jaber, ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos Emirados Árabes Unidos, presidente da Masdar e presidente da COP28, disse: "A relação de longa data entre os Emirados Árabes Unidos e o Uzbequistão ressalta a escala e a ambição necessárias para acelerar a ação climática e impulsionar o crescimento da capacidade de produção de energia limpa. O desenvolvimento de um parque eólico de 1 GW é outro exemplo do nosso compromisso de fornecer o máximo de energia com menos emissões. Acordos como esses nos impulsionam ainda mais em direção aos nossos objetivos compartilhados de triplicar a capacidade de energia renovável até 2030, conforme descrito no histórico Consenso dos Emirados Árabes Unidos, e promover o progresso socioeconômico de baixo carbono."

Sua excelência Suhail Mohamed Al Mazrouei, ministro da Energia e Infraestrutura dos Emirados Árabes Unidos, disse: "Os Emirados Árabes Unidos e o Uzbequistão compartilham uma visão de desenvolvimento sustentável e energia renovável. Estamos satisfeitos em ver esta parceria promovendo energia limpa e livre de emissões no Uzbequistão e no exterior. Os Emirados Árabes Unidos recomendam a liderança climática do Uzbequistão quando progredimos juntos na transição energética rumo a uma nova era de prosperidade sustentável."

Sua excelência Jurabek Mirzamakhmudov, ministro da Energia do Uzbequistão, disse: "Em tais circunstâncias desafiadoras, sob a sábia liderança do nosso presidente, Shavkat Mirziyoyev, o Uzbequistão estabeleceu a transição para uma economia "verde" e o objetivo de neutralidade de carbono como sua principal direção estratégica. Hoje, estamos dando passos decisivos para o rápido desenvolvimento de fontes de energia renováveis, nos adaptando às mudanças climáticas e progredindo rumo ao crescimento sustentável."A Usina Eólica de Mingbulak marca uma nova fase em nossa parceria, nos oferecendo oportunidades para aumentar a segurança energética, gerar novos empregos e impulsionar o crescimento econômico. Temos forte confiança nos projetos da Masdar no Uzbequistão e acreditamos no seu sucesso contínuo."Em alinhamento com a iniciativa "Tripla Capacidade de Energia Renovável" dos Emirados Árabes Unidos, nos juntamos ao movimento global para combater as mudanças climáticas. O Uzbequistão, por sua vez, reafirma seu compromisso com as metas do Acordo de Paris e pretende expandir a cooperação internacional no setor de energia renovável."

Mohamed Jameel Al Ramahi, CEO da Masdar, disse: "O Uzbequistão é um parceiro estratégico fundamental para a Masdar e estamos trabalhando em conjunto para alcançar os ambiciosos objetivos de energia renovável do país, entregando projetos de energia renovável que abastecerão as residências e as empresas do país ? e o crescimento sustentável ? ao mesmo tempo que reduzimos as emissões com sucesso. A Masdar tem orgulho de apoiar o Uzbequistão enquanto trabalha para transformar seu cenário energético, e estamos ansiosos para continuar nossa jornada comum em direção a um futuro mais sustentável."

O novo projeto eólico contribuirá para o crescente portfólio de energia renovável do Uzbequistão e complementará os projetos existentes da Masdar no país, que incluem seis usinas solares de grande porte. Essas iniciativas são projetadas para aumentar a segurança energética, criar empregos e impulsionar o crescimento econômico sustentável no Uzbequistão, reduzindo significativamente as emissões de gases do efeito estufa. Isso coincide com o compromisso da Masdar de apoiar a meta do Uzbequistão de gerar 40% da eletricidade do país a partir de fontes renováveis até 2030.

A Masdar foi uma das primeiras a entrar no mercado de energia renovável do Uzbequistão, com projetos de referência que incluem o Parque Eólico de 500MW de Zarafshan, que fornecerá eletricidade suficiente para abastecer mais de 150.000 residências quando estiver totalmente operacional. A Masdar também desenvolveu a usina solar fotovoltaica (PV) de grande porte de Nur Navoi, com capacidade de 100 MW, que está operacional desde 2021. Esses projetos ressaltam o compromisso da Masdar em fornecer soluções energéticas limpas, acessíveis e confiáveis ao Uzbequistão.

Desde sua criação em 2006, a Masdar tem sido uma importante facilitadora da visão dos Emirados Árabes Unidos como líder global em sustentabilidade e ação climática. A empresa desenvolveu e fez parcerias em projetos em mais de 40 países, com o objetivo de aumentar sua capacidade de portfólio de energia renovável para 100 GW até 2030 e se tornar uma das principais produtoras de hidrogênio verde no mesmo ano.

Sobre a MasdarA Masdar (Abu Dhabi Future Energy Company) é uma das empresas de energia renovável que mais cresce no mundo. Como pioneira global em energia limpa, a Masdar está avançando no desenvolvimento e na implantação de tecnologias de energia solar, eólica, geotérmica, armazenamento de baterias e hidrogênio verde para acelerar a transição energética e ajudar o mundo a atingir suas ambições líquidas zero. Fundada em 2006, a Masdar desenvolveu e investiu em projetos em mais de 40 países com uma capacidade combinada de mais de 31,5 gigawatts (GW), fornecendo acesso à energia limpa a preços acessíveis para aqueles que mais precisam e ajudando a promover um futuro mais sustentável.

A Masdar é de propriedade conjunta da TAQA, ADNOC e Mubadala, e tem como objetivo uma capacidade de portfólio de energia renovável de 100GW até 2030, enquanto pretende ser uma das maiores produtoras de hidrogênio verde até o mesmo ano.

Para mais informações, acesse: [http://www.masdar.ae |http://www.masdar.ae/] e acesse: [facebook.com/masdar.ae|http://www.facebook.com/masdar.ae] e [twitter.com/masdar|http://www.twitter.com/masdar]

Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2556508/Masdar.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2556508/Masdar.jpg]Logo - [https://mma.prnewswire.com/media/2514011/4930165/MASDAR_Logo.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2514011/4930165/MASDAR_Logo.jpg]

 

 

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/masdar-assina-acordo-para-desenvolver-parque-eolico-de-1-gw-de-mingbulak-no-uzbequistao-302305364.html

FONTE Masdar


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.