RELEASES EMPRESARIAIS

DOMINGO, 23 DE MARÇO DE 2025 - Horário 0:40
nbe
ECO/ PRNewswire - Xinhua Silk Road: Fórum de Financiadores do Sul Global de 2025 realizado em Pequim, pedindo uma forte cooperação financeira

PEQUIM, 23 de março de 2025 /PRNewswire/ -- O Fórum de Financiadores do Sul Global de 2025, com o tema "Iluminando o Sul Global", foi realizado de 19 a 21 de março em Pequim. Organizado pela Xinhua News Agency, o evento reuniu autoridades governamentais, líderes de instituições financeiras e especialistas de mais de 30 países e regiões.

[|https://mma.prnewswire.com/media/2647358/Photo.html]

No fórum, foi divulgado um consenso sobre a promoção da cooperação financeira entre os países do Sul Global.

O Sul Global, com um PIB agregado que representa mais de 40% do PIB mundial, contribuiu com até 80% do crescimento econômico do planeta nas últimas duas décadas.

À medida que o mundo passa por mudanças profundas nunca vistas em um século, o cenário internacional se torna cada vez mais complexo e desafiador. O fortalecimento da cooperação financeira passou a ser um desejo comum do Sul Global, com ênfase no avanço da prosperidade para todos mediante o esforço coletivo.

Inayat Hussain, diretor executivo do State Bank of Pakistan, ressaltou que os países do Sul Global têm mais condições de entender as restrições de recursos e os problemas de capacidade enfrentados por seus pares do Sul Global. A cooperação Sul-Sul produz uma coordenação mais eficiente e uma abordagem eficaz para o desenvolvimento econômico e financeiro de uma maneira que seja mutuamente proveitosa para todas as partes interessadas.

Yamile Berra Cires, vice-presidente do Banco Central de Cuba, disse que Cuba reconhece a necessidade de reformar a estrutura financeira internacional e fortalecer a cooperação financeira entre os países do Sul Global com um tratamento não discriminatório e estratégias inclusivas.

Ao longo dos anos, o setor financeiro chinês utilizou serviços diversificados para construir pontes financeiras interconectadas, prestando um forte apoio ao Sul Global na promoção do desenvolvimento de alta qualidade.

Um fundo de investimento de médio/longo prazo para financiar a iniciativa, o Silk Road Fund investiu em 106 projetos de mais de 70 países/regiões da Ásia, África e América Latina na última década, somando mais de US$ 25 bilhões, disse Wang Dan, vice-presidente executivo do fundo.

A China promoveu o desenvolvimento verde e compartilhou tecnologias verdes com o Sul Global em ações como o fundo de cooperação Sul-Sul para mudança climática e inclusão do desenvolvimento verde nas oito principais etapas do desenvolvimento de alta qualidade no Cinturão e Rota.

Os especialistas do setor creem que mais abertura financeira, cooperação e interligação entre os países do Sul Global integrará o mercado, otimizará a alocação de recursos e estimulará o crescimento econômico, criando um cenário de ganho mútuo para todos os países participantes.

Link original: [https://en.imsilkroad.com/p/344868.html|https://en.imsilkroad.com/p/344868.html]

Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2647358/Photo.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2647358/Photo.jpg]

View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/xinhua-silk-road-forum-de-financiadores-do-sul-global-de-2025-realizado-em-pequim-pedindo-uma-forte-cooperacao-financeira-302408563.html

FONTE Xinhua Silk Road


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.