SEGUNDA-FEIRA, 23 DE JUNHO DE 2025 - Horário 9:02
nbe
ECO/ PRNewswire - Midea realiza Cúpula de Parceiros HVAC América Latina 2025 e compartilha estratégias para a liderança do setor
Com participantes de 18 países, evento apresentou portfólio de soluções, tendências de mercado e cases de sucesso na região
[|https://mma.prnewswire.com/media/2715902/2L3A2859_3734082823.html]
SÃO PAULO, 23 de junho de 2025 /PRNewswire/ -- Na última semana a Midea, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, promoveu a Cúpula de Parceiros HVAC (Heating, Ventilation and Air Conditioning) América Latina 2025, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. O encontro reuniu 170 pessoas de 18 países da região, incluindo executivos globais e regionais da companhia, com o objetivo de reconhecer resultados, compartilhar estratégias e traçar os planos da marca para os próximos anos no mercado de climatização. Durante o evento, a Midea também foi reconhecida pela Euromonitor como a número 1 em aparelhos de climatização na América Latina.
"Este encontro reforça a importância das parcerias regionais e da inovação contínua para impulsionarmos o setor de climatização na região. Mais do que reconhecer resultados, buscamos criar espaços estratégicos para olharmos para o futuro e construirmos, juntos, as soluções que o mercado e o consumidor final esperam de nós nos próximos anos", afirma Felipe Costa, CEO da Midea Carrier Brasil, Argentina e Chile.
[|https://mma.prnewswire.com/media/2715903/2L3A0192_3734079443.html]
Executivos globais apresentam estratégias para os próximos anos
Dennis Lee, Vice-Presidente de Negócios Internacionais de Build Technologies (MBT) da Midea, apresentou a visão global da companhia, destacando a meta de se tornar líder mundial até 2027, com soluções completas para diferentes segmentos e forte expansão internacional.
Vicent Chou, Vice-Presidente de RAC (Room Air Conditioner) da Midea, compartilhou as expectativas para os próximos dois anos e o lançamento do AI Ecomaster, primeiro ar-condicionado da marca com inteligência artificial. Ele também reforçou o compromisso da empresa com soluções confiáveis, integração regional e produção local. "Queremos entregar soluções acessíveis e confiáveis para todas as classes, com inovação real e proximidade regional, assegurando uma experiência completa ao consumidor", destacou. O executivo anunciou ainda US$ 1,95 bilhão em investimentos em P&D e a meta de alcançar quase US$ 4 bilhões em vendas até 2027.
Portfólio inteligente e soluções inovadoras
Wenyang Lan, Diretor de Planejamento de Produto, apresentou o impacto das mais de 20 pesquisas regionais realizadas pela Midea nos últimos três anos, que orientaram lançamentos como o AI Ecomaster, desenvolvido a partir de dados que apontam que 82% dos usuários da região priorizam a economia de energia.
Laurent Ropain, Gerente de Produto RAC, mostrou como a marca está expandindo suas soluções residenciais para o segmento comercial leve, tornando tecnologias avançadas acessíveis a diferentes perfis de consumidores.
Francisco Torres, Gerente de Treinamento MBT, detalhou o portfólio de soluções comerciais da Midea, como sistemas VRF, chillers e elevadores, com foco em eficiência energética e adaptação às demandas locais.
Na sequência, Maggie Chou, Gerente de Produtos Digitais Inteligentes MBTIB, abordou a digitalização dos serviços HVAC, com destaque para a manutenção remota preditiva e detecção de problemas, ampliando a agilidade e a redução de custos de operação.
Tendências de mercado e regulamentações
Fabio Assunção, Market CS Manager LATAM da GfK/NIQ, empresa de pesquisas e inteligência de mercado, compartilhou dados sobre o comportamento de consumo na região, destacando o avanço do e-commerce, a crescente adoção de tecnologias embarcadas e a consolidação da climatização como categoria em expansão, mesmo em um cenário econômico desafiador. Segundo o executivo, embora a América Latina registre um nível de crescimento abaixo da média global, segue à frente de mercados desenvolvidos como a Europa.
Assunção ainda explicou que os produtos de linha branca, especialmente refrigeradores, lavadoras e fogões, continuam alavancando o setor de eletrodomésticos, mas o mercado de climatização mantém papel de destaque. Apesar de uma leve desaceleração no ritmo de expansão, a demanda por aparelhos de ar-condicionado segue elevada, especialmente na Argentina e no Brasil, impulsionada por fatores como o aumento das temperaturas e a ampliação dos canais de venda.
Henry Hwong, Vice-Presidente Global de Serviços da AHRI (Air-Conditioning, Heating and Refrigeration Institute), trouxe atualizações sobre os novos padrões de eficiência energética e regulamentações no setor.
Por fim, José Jorge Nascimento, Presidente Executivo da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), também apresentou dados sobre o mercado brasileiro de ar-condicionado, que cresceu 38% em 2023 e já acumula 29% de crescimento em 2025. O executivo analisou o impacto da concentração produtiva na Zona Franca de Manaus e as perspectivas para um mercado mais sustentável e competitivo.
Desenvolvimento de canais e pós-venda na América Latina
A programação seguiu com a apresentação de cases de expansão e pós-venda, como o ColdSmart ProSHOP Peru, o MDI Elevator e Cozy Cool da Venezuela e o fortalecimento do serviço de pós-venda no México.
Já Laurent Ropain apresentou as iniciativas do Brasil Midea Club, programa de relacionamento exclusivo para instaladores, que já conta com 22 mil profissionais cadastrados, 16 mil certificados e mais de 35 mil instalações registradas. A executiva apresentou o Midea Service Master, plataforma de capacitação e fidelização, com treinamentos gratuitos e certificações, além de um sistema de pontuação e benefícios.
Resultados comerciais e planos até 2027
Encerrando a Cúpula, Carter Yang, Diretor de Vendas RAC LATAM, apresentou os resultados da divisão e a meta de aumentar em 20% as vendas até 2027.
Em seguida, Tim Xie, Diretor de Vendas MBT LATAM, compartilhou a estratégia da Midea para alcançar a terceira posição no mercado de Building Technologies na América Latina, com foco em ampliação de canais, aprimoramento dos serviços técnicos e investimentos em marketing.
Sobre a Cúpula de Parceiros Midea HVAC América Latina
A Cúpula de Parceiros Midea HVAC América Latina 2025 faz parte da estratégia de expansão da companhia na região e consolidação da marca como referência em inovação, proximidade regional e soluções personalizadas para as demandas locais. Esta foi a segunda edição do encontro, que se firma como o principal evento de relacionamento e planejamento estratégico da Midea para seus parceiros comerciais na América Latina.
[|https://mma.prnewswire.com/media/2715904/2L3A0842_3734057911.html]
Sobre a Midea Carrier?
A Midea Carrier é fruto da união de duas gigantes mundiais do mercado: a Midea, líder em produção de eletrodomésticos, e a Carrier, líder em climatização e fundada pelo inventor do ar-condicionado ? Willis Carrier. Em 2011, as duas empresas formaram uma joint venture para produzir e distribuir produtos no Brasil, Argentina e Chile, se tornando assim a maior fabricante de equipamentos de climatização da América Latina. No Brasil, o grupo é detentor das marcas Midea, Carrier, Springer, Toshiba e Comfee que oferecem um amplo portfólio de produtos para atender as necessidades comerciais e residenciais dos consumidores brasileiros.
A empresa conta com um centro de engenharia e pesquisa, responsável pelo lançamento de novas tecnologias que tornam seus produtos cada vez mais inovadores, eficientes, econômicos e sustentáveis.?As fábricas da Midea Carrier no Brasil?possuem métodos de produção sustentáveis que garantem o compromisso da empresa com a gestão responsável do negócio.?
Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2715902/2L3A2859_3734082823.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2715902/2L3A2859_3734082823.jpg]
Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2715903/2L3A0192_3734079443.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2715903/2L3A0192_3734079443.jpg]
Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2715904/2L3A0842_3734057911.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2715904/2L3A0842_3734057911.jpg]
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/midea-realiza-cupula-de-parceiros-hvac-america-latina-2025-e-compartilha-estrategias-para-a-lideranca-do-setor-302487420.html
FONTE Midea