RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 9 DE JULHO DE 2025 - Horário 23:26
nbe
ECO/ PRNewswire - CGTN: Por que a China honra o espírito de resistência à agressão?

PEQUIM, 9 de julho de 2025 /PRNewswire/ -- A CGTN publicou um artigo sobre por que a China comemorará o 80º aniversário de sua vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Mundial Antifascista, e como o país extraiu força de seu passado para impulsionar a modernização.

A Campanha dos Cem Regimentos foi a maior e mais longa ofensiva estratégica lançada pelo Oitavo Exército de Rota sob a liderança do Partido Comunista da China (PCC) no norte da China durante toda a resistência do país contra a agressão japonesa. 

Envolvendo mais de 200.000 soldados de 105 regimentos e durando de agosto de 1940 a janeiro de 1941, a campanha teve como alvo a infraestrutura inimiga, interrompeu as linhas de abastecimento e atrasou significativamente a expansão do Japão para o sul.

Mais do que um marco militar, tornou-se um poderoso símbolo de desafio e unidade nacional em meio a dificuldades extremas ? um reflexo vívido da determinação inabalável do povo chinês de resistir à agressão e resgatar seu futuro.

Na Frente Oriental, durante a Segunda Guerra Mundial, a resistência prolongada da China imobilizo muitas tropas japonesas, aliviando assim a pressão sobre as forças aliadas no Pacífico e na Europa. Nesse contexto global, a Campanha dos Cem Regimentos exemplificou a contribuição crucial da China para a vitória mundial sobre o fascismo, um legado que continua a moldar a identidade e a trajetória da nação.

Em reconhecimento ao seu papel perene nessa vitória arduamente conquistada, a China se prepara para comemorar o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Mundial Antifascista com eventos solenes e significativos. Em 3 de setembro, realizará um desfile militar na Praça da Paz Celestial, no centro de Pequim.

A China fez enormes sacrifícios durante os 14 anos de guerra de resistência, disse o presidente chinês Xi Jinping em 7 de julho, o 88º aniversário do início da resistência de toda a nação contra a agressão japonesa, durante uma visita a um salão memorial em comemoração à Campanha dos Cem Regimentos.

"Se o passado não for esquecido, ele pode servir de guia para o futuro", disse ele.

Mantendo-se fiel à aspiração original

Situado nas encostas da Montanha Shinao, na cidade de Yangquan, província de Shanxi, o salão memorial da Campanha dos Cem Regimentos é um marco solene que comemora um momento crucial na história. 

O que antes era um campo de batalha feroz se tornou um lugar de grande importância histórica nacional.

Dentro do salão memorial, exposições e relíquias da campanha dão vida à história: uniformes chamuscados, rifles desgastados e fotografias em preto e branco contam histórias de coragem sob fogo. Entre elas, estão itens da "Companhia Heróica de Combate com Baioneta", conhecida por seu destemido combate corpo a corpo nas condições mais perigosas. 

O legado da unidade continua até hoje, pois ela permanece ativa em operações de socorro em desastres, missões de defesa e manutenção da paz.

Xi depositou uma cesta de flores em homenagem àqueles que sacrificaram suas vidas na guerra de resistência na praça do monumento em homenagem aos mártires da campanha.

A homenagem do presidente foi mais do que cerimonial. Foi uma reafirmação dos valores perenes forjados na guerra.

"Não importa o quanto longe vamos, nunca podemos esquecer o caminho que percorremos ou a razão pela qual partimos em primeiro lugar", disse Xi.

Tirando força do passado para construir o futuro

Desde o 18º Congresso Nacional do PCC, Xi visitou Shanxi diversas vezes, expressando grandes expectativas em relação ao seu desenvolvimento. Ele pediu a Shanxi que se fortaleça com seu rico legado revolucionário e recursos culturais e alcance novos avanços em crescimento e transformação de alta qualidade.

Durante a visita de 7 de julho, Xi visitou a Yangquan Valve Co., Ltd., onde conheceu a oficina de produção e a área de exposição de produtos da empresa, interagiu com trabalhadores e aprendeu sobre o progresso da região na atualização industrial e no crescimento de alta qualidade.

Província tradicionalmente produtora de carvão, Shanxi enfrenta há muito tempo o desafio da dependência econômica dos recursos naturais. Em 2019, foi designada como a primeira província piloto da China para uma reforma energética abrangente. Hoje, Shanxi acelera a transformação ecológica, promovendo a manufatura avançada e cultivando novos motores de crescimento.

No final de agosto de 2024, a província atingiu 48% de sua capacidade instalada em energia nova e limpa, representando um aumento de 14,1 pontos percentuais desde 2019.

Ao mesmo tempo, os governos locais têm aproveitado o turismo vermelho ? experiências de viagem centradas no patrimônio revolucionário ? e o combinado com estratégias de revitalização rural. Atualmente, estão sendo promovidas 35 rotas temáticas de turismo vermelho, abrangendo todas as 11 cidades de nível de prefeitura em Shanxi , conectando mais de 3.400 sítios do patrimônio revolucionário. 

Essa mobilização cultural está gerando resultados impressionantes. Em 2024, Shanxi recebeu 318 milhões de turistas nacionais, um aumento de 13,9% em relação ao ano anterior, com a receita total do turismo atingindo 276,15 bilhões de yuans (cerca de US$ 38,5 bilhões), um aumento de 25,9% em relação ao ano anterior.

A fusão da memória histórica e do desenvolvimento de alta qualidade ajudou Shanxi a promover uma transformação dupla ? tanto espiritual quanto estrutural ? transformando o espírito revolucionário em uma força produtiva para a revitalização moderna.

À medida que a China extrai força de seu legado revolucionário para a modernização do poder, também continua a defender a paz duramente conquistada, forjada nas chamas da guerra. Em um momento de crescente incerteza global, os valores nascidos da guerra de resistência permanecem profundamente relevantes.

[https://news.cgtn.com/news/2025-07-08/Why-does-China-honor-the-spirit-of-resisting-aggression--1EQ0hAWv9a8/p.html|https://news.cgtn.com/news/2025-07-08/Why-does-China-honor-the-spirit-of-resisting-aggression--1EQ0hAWv9a8/p.html]

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-por-que-a-china-honra-o-espirito-de-resistencia-a-agressao-302501887.html

FONTE CGTN


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.