TERÇA-FEIRA, 15 DE JULHO DE 2025 - Horário 9:04
nbe
ECO/ PRNewswire - Pequim sediou a inauguração da ICTO, reunindo 50 líderes globais para promover a inovação em CCUS
Nova aliança internacional CCUS formada sob a liderança da Sinopec para agilizar ações climáticas
PEQUIM, 15 de julho de 2025 /PRNewswire/ -- Em 11 de julho, a Assembleia de Membros e a Inauguração da Organização Internacional de Inovação e Cooperação em Tecnologia CCUS (Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono) ("ICTO") foram realizadas com sucesso em Pequim, lideradas pela [China Petroleum & Chemical Corporation|http://www.sinopec.com/listco/en/] (HKG: 0386, "Sinopec") sob a orientação da Associação Chinesa para a Ciência e Tecnologia (CAST).
Reunindo o poder dos principais grupos de reflexão do mundo, a ICTO concentra 50 empresas influentes, associações industriais, instituições de pesquisa e acadêmicos especialistas para estabelecer uma plataforma global de compartilhamento e intercâmbio com o objetivo de impulsionar a inovação tecnológica e a aplicação da CCUS, construindo em conjunto uma comunidade com um futuro comum para a humanidade no combate às mudanças climáticas. Com a missão central de Inovar pela redução das emissões de carbono, compartilhar o futuro, a organização visa estabelecer uma rede colaborativa global confiável, influente e respeitada.
Mais de 90 representantes de 12 países dos quatro continentes participaram da inauguração. A conferência analisou e aprovou o Estatuto da Organização Internacional de Cooperação em Inovação Tecnológica para Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono e elegeu a primeira assembleia, incluindo diretor, vice-diretor e secretário-geral. Ma Yongsheng, membro da Academia Chinesa de Engenharia e presidente da Sinopec, foi eleito diretor da primeira assembleia.
"A criação da ICTO não só demonstra o firme compromisso da comunidade global com o combate às mudanças climáticas, mas também é uma declaração coletiva de ação concreta", afirmou Ma Yongsheng. "Vamos ouvir atentamente todas as partes e promover um diálogo profundo e uma cooperação substancial para abrir caminho para o sucesso mútuo, tornando a CCUS um verdadeiro acelerador para a neutralidade de carbono global."
Enfrentar as mudanças climáticas e alcançar emissões líquidas zero coletivamente é agora um consenso global, com 151 países tendo proposto metas climáticas como neutralidade ou emissões líquidas zero de carbono. O CCUS tem um grande potencial para reduzir as emissões em grande escala e está contribuindo com cerca de 15% da redução acumulada de emissões necessária para atingir as metas de neutralidade de carbono. Para isso, a capacidade do projeto CCUS precisa aumentar mais de 100 vezes até 2050.
A Sinopec tem liderado o setor de CCUS na China, desde o lançamento do primeiro projeto do país no campo petrolífero de Shengli, em 2012, até se tornar pioneira na integração de recursos de CO? em todas as suas operações, em 2015. Essa liderança foi ainda mais consolidada com a entrada em operação comercial do primeiro projeto CCUS em escala de megatonelada da China em 2022 e a conclusão do primeiro gasoduto de transporte de CO? de longa distância do país em 2023.
Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2730400/image.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2730400/image.jpg]Logo - [https://mma.prnewswire.com/media/960416/SINOPEC_Logo.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/960416/SINOPEC_Logo.jpg]
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/pequim-sediou-a-inauguracao-da-icto-reunindo-50-lideres-globais-para-promover-a-inovacao-em-ccus-302505516.html
FONTE SINOPEC