RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO DE 2025 - Horário 14:08
nbe
ECO/ PRNewswire - Doença psoriásica para ocupar o centro das atenções na Assembleia Geral da ONU: a IFPA pede um maior reconhecimento da doença psoriásica durante as reuniões de alto nível da ONU

ESTOCOLMO, 11 de setembro de 2025 /PRNewswire/ -- A Federação Internacional de Associações de Psoríase (IFPA) destaca a doença psoriática na próxima AGNU 80 em Nova York, onde os líderes mundiais devem adotar uma nova Declaração Política sobre doenças não transmissíveis (DNTs), saúde mental e bem-estar.

Principais Destaques:

Estima-se que 60 milhões de pessoas em todo o mundo sejam afetadas pela psoríase - uma doença não transmissível grave e duradoura que afeta a pele, as articulações e outros órgãos. A psoríase também aumenta os riscos de diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e depressão. Apesar de uma resolução da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014 reconhecer a psoríase como um grande problema de saúde pública, o progresso tem sido lento, levando a IFPA (Federação Internacional de Associações de Psoríase) a exigir um compromisso global renovado. Os representantes da IFPA estão viajando para a Reunião de Alto Nível da ONU sobre DNTs para defender a inclusão de pessoas com doença psoriásica nas políticas de saúde globais e nacionais, com foco especial em colocar a experiência vivida no centro da formulação de políticas. Leia mais sobre este evento e inscreva-se: [ https://pages.devex.com/devex-at-unga-80|https://pages.devex.com/devex-at-unga-80]

A doença psoriásica é uma condição inflamatória sistêmica ao longo da vida, muitas vezes coexistindo com outras DCNT, como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e depressão. Estima-se que 60 milhões de pessoas vivem com a doença. Apesar dos números, a doença psoriática tem sido negligenciada nos sistemas de saúde em todo o mundo.

A primeira e única resolução sobre psoríase foi adotada pela OMS em 2014, reconhecendo-a como um importante problema de saúde pública. Desde então, o progresso foi fraco. A IFPA está pedindo um maior compromisso global para garantir que as necessidades das pessoas com doença psoriásica sejam integradas às políticas de saúde globais e nacionais.

Para ampliar esta chamada, os representantes da IFPA estão viajando para Nova York para participar da próxima Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre Doenças Não Transmissíveis (DNTs) - na sede da ONU em 25 de setembro. Este evento reúne líderes de saúde, especialistas e formuladores de políticas para moldar o futuro da prevenção e dos cuidados com as DNTs. A IFPA está aproveitando esta oportunidade para defender políticas mais inclusivas, melhor acesso aos cuidados e maior reconhecimento da doença psoriásica dentro da agenda mais ampla das DNTs.

Como parte dessa iniciativa de defesa, a IFPA organiza uma conversa de alto nível em parceria com a Devex à margem da AGNU, intitulada: Doença psoriásica e DNTs: colocando a experiência vivida no centro da política. O evento acontece no Pavilhão Devex NCD, em Nova York, no dia 22 de setembro.

Mais detalhes sobre este evento de advocacia e inscrição: [ https://pages.devex.com/devex-at-unga-80|https://pages.devex.com/devex-at-unga-80]

A sessão contará com Frida Dunger, diretora executiva da IFPA, e Kate Reynolds, embaixadora da IFPA, vivendo com psoríase. Os palestrantes compartilharão perspectivas poderosas sobre por que a experiência vivida deve passar para o centro da formulação de políticas globais de saúde.

"As pessoas que vivem com psoríase são mais do que a nossa doença, somos pessoas inteiras e precisamos viver nossas melhores vidas, assim como qualquer outra pessoa. Estou viajando para Nova York para falar sobre a psoríase neste evento porque, na minha opinião, não deve haver decisões sobre nós sem nós, - compartilha Kate Reynolds, Embaixadora da IFPA .

" A política de saúde inclusiva não é opcional, é essencial para garantir que mais de 60 milhões de pessoas em todo o mundo, vivendo com psoríase, não sejam mais deixadas para trás, diz  Frida Dunger, diretora executiva da IFPA.

Sobre a IFPA

A IFPA (Federação Internacional de Associações de Psoríase), fundada em 1971 e sediada em Estocolmo, na Suécia, é a organização global dedicada a defender todos os afetados pela doença psoriática. Os membros da IFPA incluem associações nacionais e regionais de pacientes e representam mais de 60 milhões de pessoas em todo o mundo. Por meio de coalizões globais, campanhas do Dia Mundial da Psoríase, o Fórum IFPA e a Conferência Mundial de Psoríase e Artrite Psoriásica, a IFPA está redefinindo a doença psoriásica como uma lente chave para sistemas de saúde mais fortes e inclusivos. Saiba mais: [https://www.ifpa-pso.com/|https://www.ifpa-pso.com/]

Foto - [ https://mma.prnewswire.com/media/2771187/Frida_Dunger.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2771187/Frida_Dunger.jpg]Foto - [ https://mma.prnewswire.com/media/2771188/United_Nations_Headquarters_New_York.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2771188/United_Nations_Headquarters_New_York.jpg] Logo -  [ https://mma.prnewswire.com/media/2771186/IFPA_Logo.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2771186/IFPA_Logo.jpg]

 

 

 

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/doenca-psoriasica-para-ocupar-o-centro-das-atencoes-na-assembleia-geral-da-onu-a-ifpa-pede-um-maior-reconhecimento-da-doenca-psoriasica-durante-as-reunioes-de-alto-nivel-da-onu-302554241.html

FONTE IFPA


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.