QUINTA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO DE 2025 - Horário 6:28
nbe
ECO/ PRNewswire - A Airtel lança o seu centro de dados na África Oriental em Tatu City
O data center sustentável de 44 MW da Nxtra by Airtel começa a ser construído
TATU CITY, Quênia, 11 de setembro de 2025 /PRNewswire/ -- Sede do centro de dados sustentável de 44 MW da Nxtra by Airtel, a Zona Econômica Especial de Tatu City consolidou-se como o centro de dados da África Oriental. A Nxtra é apoiada pelo fornecimento de 95% de energia renovável da Tatu City, tornando a localização uma das mais ecológicas do mundo para investidores e clientes de data centers.
A instalação do Nxtra Data Center fornecerá 44 MW de capacidade de energia de TI em fases e abrigará servidores de nova geração, bem como racks de alta densidade preparados para GPU com 99,999% de tempo de atividade, múltiplos caminhos de fibra redundantes e sistemas de segurança avançados.
A Tatu City investiu centenas de milhões de dólares em infraestruturas de classe mundial para se tornar o centro de dados da África Oriental. Os serviços públicos da cidade incluem uma subestação de energia de 135 MVA e uma rede de distribuição com 99,7% de tempo de atividade, o único local do país com abastecimento de água 24 horas por dia, 7 dias por semana, para indústrias, gestão abrangente de águas pluviais, 70 km de estradas de padrão internacional e mais de 120 km de fibra subterrânea segura.
Stephen Jennings, fundador e CEO da Rendeavour, proprietária e desenvolvedora da Tatu City, disse: "Por mais de uma década, investimos em infraestrutura de classe mundial e energia sustentável na Tatu City para torná-la o lar natural dos data centers na África Oriental. A decisão da Airtel de localizar o Nxtra aqui é um poderoso endosso dessa visão. À medida que a Nxtra se junta a mais de 100 empresas globais e locais que já prosperam em Tatu City, estamos confiantes de que muitos outros data centers se seguirão. Juntos, estamos construindo a infraestrutura digital segura, escalável e sustentável de que a África precisa para sua transformação econômica."
Yashnath Issur, CEO, Data Center, Airtel Africa, disse: "Ao construir o maior data center da África Oriental, estamos lançando as bases para um ecossistema digital próspero que capacita as empresas, apoia os governos e abre novas oportunidades para as comunidades em toda a região. O Nxtra da Airtel será construído de acordo com os mais altos padrões globais, garantindo confiabilidade, escalabilidade e eficiência energética. Além da capacidade, nosso foco está na sustentabilidade e resiliência, permitindo que os clientes aproveitem ao máximo as tecnologias de próxima geração em um ambiente seguro."
A Tatu City fornece mais de 95% de energia renovável, tornando-a um dos locais mais sustentáveis para centros de dados em todo o mundo. Um terço de sua demanda é atendida diretamente pela energia solar. Combinada com a rede nacional predominantemente renovável do Quênia, a Tatu City oferece uma das fontes de alimentação mais limpas e confiáveis para infraestrutura digital do mundo.
Todos os dias, mais de 25.000 pessoas vivem, trabalham e estudam em Tatu City. A cidade é o lar de 4.500 casas concluídas, 6.000 estudantes e empresas que representam mais de KES 400 bilhões em investimentos. As empresas que operam na Tatu City incluem Emirates Logistics, Heineken, Cold Solutions, FullCare Medical, Hounen, CCI Global, Dormans, Kärcher, Naivas, NCBA, Grit Real Estate Income Group, Hewatele, Freight Forwarders Solutions, Tamarind Group, ADvTECH, Friendship Group, Bakels, Novis e Davis & Shirtliff.
As empresas da Tatu City SEZ desfrutam de incentivos significativos, incluindo uma alíquota de imposto corporativo de 10% nos primeiros 10 anos e 15% nos 10 anos seguintes, em comparação com os 30% padrão. As empresas também se beneficiam da taxa zero de IVA sobre bens e serviços, bem como de isenções de imposto de importação e imposto de selo.
Sobre Tatu City
Tatu City é uma nova cidade com 5.000 acres nos arredores de Nairóbi, com residências, escolas, empresas, uma área comercial, uma clínica médica, áreas naturais e recreativas para mais de 250.000 residentes e dezenas de milhares de visitantes diários. Suas escolas educam milhares de alunos diariamente e suas casas atendem a todos os níveis de renda. A Tatu City é a primeira Zona Econômica Especial operacional do Quênia, projetada para que as empresas prosperem. Localizada a apenas 30 minutos de Nairóbi, oferece um ambiente de vida, trabalho e lazer livre de congestionamentos e longas viagens.
Para mais informações sobre Tatu City, acesse: [www.tatucity.com|https://www.tatucity.com/]Para mais informações sobre o Rendeavour, acesse: [www.rendeavour.com|https://www.rendeavour.com/]
Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2769970/Tatu_City.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2769970/Tatu_City.jpg?p=original]
View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/a-airtel-lanca-o-seu-centro-de-dados-na-africa-oriental-em-tatu-city-302553767.html
FONTE Tatu City