RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 15 DE SETEMBRO DE 2025 - Horário 10:36
nbe
ECO/ PRNewswire - Demanda por transporte por aplicativo cresce 20% em São Paulo em grandes eventos internacionais

Dados da inDrive, plataforma de mobilidade e serviços, destacam como festivais e shows de grandes estrelas, em 2024 e 205, redesenham temporariamente as grandes capitais



SÃO PAULO, 15 de setembro de 2025 /PRNewswire/ -- Shows, festivais, conferências e eventos culturais de grande escala e com artistas de renome mundial vêm transformando não apenas o cotidiano das pessoas, mas a dinâmica da mobilidade nas principais capitais brasileiras. Dados da inDrive, plataforma global de mobilidade e serviços urbanos, mostram que, durante os principais eventos desse tipo em 2024 e no primeiro semestre de 2025, houve um pico significativo no volume de corridas solicitadas em áreas estratégicas de metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. Só a capital paulista registrou uma alta de 20% em relação à média dos finais de semana anteriores do mesmo ano, em um dos maiores festivais de música do mundo.

O crescimento da demanda foi acompanhado por mudanças no comportamento dos usuários, que passaram a aceitar valores acima da média recomendada para garantir seus deslocamentos. Segundo dados da plataforma, cerca de 40% das corridas realizadas em São Paulo e 46% em média no Rio de Janeiro, em períodos de grandes shows e eventos internacionais, em 2024 e 2025, foram pagas fora da faixa sugerida pelo app, indicando a disposição dos passageiros em negociar tarifas maiores diante da alta procura e da oferta momentaneamente reduzida. No Rio, esse padrão foi ainda mais acentuado em regiões com maior concentração de público para shows de grandes estrelas do pop, como a orla de Copacabana, no Rio, e Interlagos, em São Paulo.

Além do aumento no número de solicitações, os dados também apontam algumas alterações nos padrões de deslocamento. No Rio, por exemplo, a distância média das viagens realizadas durante grandes shows internacionais chegou a 13,2 quilômetros. O aumento na circulação de pessoas e veículos nessas áreas pode fazer com que as metrópoles passem a operar, ainda que momentaneamente, sob uma lógica distinta de mobilidade, impulsionada pelo volume atípico de deslocamentos.

Para Stefano Mazzaferro, Country Manager da inDrive no Brasil, momentos de grande concentração urbana, como shows e festivais internacionais no Rio e em São Paulo, evidenciam a importância de modelos de mobilidade mais flexíveis e adaptáveis. "Durante eventos de grande porte nas capitais brasileiras, o deslocamento deixa de seguir padrões previsíveis. A mobilidade se reorganiza, os pontos de embarque e desembarque se deslocam, e a demanda cresce de forma concentrada e intensa. É justamente nesses contextos que um modelo como o da inDrive, baseado na interação entre passageiro e motorista parceiro, se mostra ainda mais relevante. Ele permite que as duas pontas combinem, de forma rápida e transparente, um preço justo, sem depender de regras fixas ou tarifas dinâmicas automáticas", afirma.

Mais do que dados de volume, os padrões de deslocamento identificados durante grandes eventos nas capitais ajudam a compreender um pouco mais do comportamento urbano em situações de exceção. "À medida que a mobilidade se adapta a esses contextos, torna-se essencial pensar em soluções cada vez mais justas e transparentes, e que acompanhem as transformações reais das cidades. A inDrive reforça seu compromisso em oferecer uma alternativa mais acessível e centrada nas necessidades de quem vive o cotidiano urbano", completa o executivo.

Sobre a inDrive:

A inDrive é uma plataforma global de mobilidade e serviços urbanos. Seu aplicativo foi baixado mais de 360 milhões de vezes e foi o segundo app de mobilidade com mais downloads pelo terceiro ano consecutivo. Além da intermediação de transporte individual de passageiros por aplicativo, a inDrive oferece uma lista crescente de serviços urbanos, incluindo intermediação de transporte individual de passageiros intermunicipal e de entregas. Em 2023, a empresa lançou o New Ventures, um braço de empreendimentos e fusões e aquisições.

A inDrive opera em 982 cidades em 48 países. Motivada pela missão de desafiar a injustiça social, a empresa está comprometida em ter um impacto positivo na vida de um bilhão de pessoas até 2030. Buscamos esse objetivo tanto por meio de seu negócio principal, que apoia comunidades locais com um modelo de preços justos; quanto por meio do trabalho da inVision, seu braço sem fins lucrativos. Os programas de empoderamento comunitário da inVision ajudam a promover educação, esportes, artes e ciências, igualdade de gênero e outras iniciativas vitais.

Siga-nos em: Facebook:[ |https://www.facebook.com/indrive.brasil][https://www.facebook.com/indrive.brasil|https://www.facebook.com/indrive.brasil]Instagram:[ |https://www.instagram.com/indrive.br/][https://www.instagram.com/indrive.br|https://www.instagram.com/indrive.br] TikTok:[ |https://www.tiktok.com/@indrive.br][https://www.tiktok.com/@indrive.br|https://www.tiktok.com/@indrive.br]  

Foto - [https://mma.prnewswire.com/media/2772926/inDrive_Big_Events.jpg|https://mma.prnewswire.com/media/2772926/inDrive_Big_Events.jpg]

View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/demanda-por-transporte-por-aplicativo-cresce-20-em-sao-paulo-em-grandes-eventos-internacionais-302556344.html

FONTE inDrive


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.