RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO DE 2025 - Horário 12:42
nbe
ECO/ PRNewswire - Worldwide Partners lança "Confessions of a CMO", o primeiro estudo global e anônimo revelando como os CMOs estão evoluindo sob pressão

DENVER, 3 de dezembro de 2025 /PRNewswire/ -- As descobertas em Confessions of a CMO (Confissões de um CMO), um novo relatório global da Worldwide Partners, desafiam um sentimento comum de que o papel de diretor de marketing está diminuindo. Por meio de entrevistas anônimas com CMOs em todo o mundo, Confessions of a CMO, um estudo qualitativo inédito encomendado pela rede de agências mais colaborativa do mundo, revela como os CMOs estão se adaptando e prosperando em meio a mudanças sísmicas na liderança e na cultura corporativa.

Durante anos, os analistas previram a extinção do CMO quando as manchetes declararam o papel obsoleto, citando orçamentos cada vez menores, mandatos mais curtos e influência cada vez menor. No entanto, como Confessions of a CMO revela, o oposto é verdadeiro: a liderança de marketing não está morrendo, está evoluindo.

"Por muito tempo, lemos o obituário do CMO", disse John Harris, CEO da Worldwide Partners. "Mas nossa pesquisa mostra que a espécie não está extinta ? está em mutação. CMOs se adaptando a novas formas de liderança construídas para turbulência, mudança e complexidade."

Ao contrário das pesquisas de mercado tradicionais ou benchmarks de desempenho, Confessions of a CMO aborda o tema através de uma lente confessional ? parte antropologia, parte psicologia.

Os CMOs de todos os setores e continentes falaram sob estrito anonimato, compartilhando reflexões não filtradas sobre como eles sobreviveram e evoluíram sob pressões comerciais sem precedentes ? da aceleração tecnológica à fragmentação cultural e à volatilidade executiva.

Um CMO confessou: "Você quer um CMO com abotoaduras? Você está contratando o cara errado. Se o seu líder de marketing se parece com o seu banqueiro, você tem um problema. Assim como se o seu CFO entrasse vestindo jeans e um capuz ? chame a segurança."

Os líderes são categorizados em "espécies" distintas de CMOs modernos (Motim Principal, Desaparecidos, Oficiais de Humor e muito mais), cada um definido por um conjunto de estratégias adaptativas ? algumas provocam mudanças, outras se estabilizam; algumas lideram a partir da visibilidade, outras através de influência silenciosa. Coletivamente, elas personificam uma nova taxonomia de liderança que reflete o papel duradouro do marketing como o sistema nervoso da organização, sentindo e interpretando a mudança antes que ela se torne uma crise.

O relatório está disponível em ConfessionsofaCMO.com

Sobre a Worldwide PartnersA Worldwide Partners, Inc. (WPI), a rede de agências mais colaborativa do mundo, permite o crescimento por meio de acesso, flexibilidade e parceria. Com mais de 90 agências em mais de 50 países, a Worldwide Partners atua como um centro que aproveita o talento, a experiência e os recursos diversificados das agências parceiras para reimaginar o crescimento de marcas e agências.

Contato com a mídiaAngie PascaleDiretora de conteúdo global+1 303 406 1728[angie@worldwidepartners.com|mailto:angie@worldwidepartners.com]

Logotipo - [https://mma.prnewswire.com/media/2835650/Worldwide_Partners_Confessions_of_a_CMO_Logo.jpg|https://edge.prnewswire.com/c/link/?t=0&l=pt&o=4569500-1&h=2899476648&u=https%3A%2F%2Fedge.prnewswire.com%2Fc%2Flink%2F%3Ft%3D0%26l%3Den%26o%3D4569500-1%26h%3D3529138965%26u%3Dhttps%253A%252F%252Fmma.prnewswire.com%252Fmedia%252F2835650%252FWorldwide_Partners_Confessions_of_a_CMO_Logo.jpg%26a%3Dhttps%253A%252F%252Fmma.prnewswire.com%252Fmedia%252F2835650%252FWorldwide_Partners_Confessions_of_a_CMO_Logo.jpg&a=https%3A%2F%2Fmma.prnewswire.com%2Fmedia%2F2835650%2FWorldwide_Partners_Confessions_of_a_CMO_Logo.jpg]

 

View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/worldwide-partners-lanca-confessions-of-a-cmo-o-primeiro-estudo-global-e-anonimo-revelando-como-os-cmos-estao-evoluindo-sob-pressao-302631928.html

FONTE Worldwide Partners


© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.