Dataside é certificada para atuação com a plataforma Fabric |
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18h20m |
Tecnologia / A Microsoft certificou a Dataside - consultoria especializada em dados e IA, com foco na geração de valor para negócios - como Fabric Featured Partner. Esse reconhecimento posiciona a empresa entre os parceiros oficialmente habilitados a implementar projetos com a Microsoft Fabric. A obtenção do selo exigiu a comprovação da atuação prática da consultoria com a tecnologia, a certificação formal de sua equipe técnica e a demonstração do consumo efetivo da plataforma por clientes atendidos. A certificação confirma que a Dataside atende aos padrões e requisitos técnicos estabelecidos pela Microsoft. Com isso, a consultoria passa a ter acesso ampliado a programas especializados, suporte técnico avançado e recursos que contribuem para a entrega mais ágil de soluções em gestão e análise de dados. Para as empresas que utilizam a Microsoft Fabric, a certificação indica que a Dataside está oficialmente habilitada pela Microsoft para apoiar a adoção da plataforma, que vem sendo utilizada globalmente em projetos de integração de dados, automação analítica e iniciativas de inteligência artificial. Segundo Joyce Cirino, Analista de Parcerias da Dataside, a certificação é resultado de um esforço coletivo: “Ela reflete o trabalho de toda a equipe, desde os profissionais técnicos, que se mantêm atualizados e certificados, até as áreas de vendas e suporte, que garantem aos clientes acesso às melhores práticas e soluções”. O reconhecimento reforça a presença da Dataside no ecossistema Microsoft e amplia sua participação em iniciativas que promovem a inovação e... |
Unilever amplia engajamento com novo modelo de vendas |
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17h28m |
Tecnologia / A Unilever implementou uma solução digital para otimizar seu canal de vendas B2B voltado a pequenos comerciantes, como mercearias e padarias. A iniciativa foi conduzida por meio de uma parceria com a GETMORE, startup brasileira especializada em sistemas de cashback e fidelização. O projeto teve como objetivo principal a digitalização da jornada de compra desses estabelecimentos e a criação de um canal direto de aquisição dos produtos da companhia, anteriormente dependente de representantes comerciais multimarcas.Entre os principais desafios enfrentados pela empresa, estavam a ausência de contato direto com os pequenos varejistas, a limitação de dados estratégicos sobre o comportamento de consumo e dificuldades logísticas que afetavam as regiões mais remotas. Esses fatores contribuíam para a perda de oportunidades comerciais, e impactavam negativamente o crescimento do canal digital.Para solucionar essas questões, foi desenvolvida uma plataforma estruturada em três pilares principais: gamificação com cashback progressivo, incentivos personalizados e integração dos representantes comerciais. A ferramenta permitia que os comerciantes acumulassem cashback em suas compras, utilizando como desconto em aquisições futuras ou vouchers de parceiros. Os representantes comerciais, por sua vez, passaram a receber comissões pelas vendas realizadas na nova plataforma, mantendo sua participação ativa no processo.Resultados obtidos após a implementação da plataformaA adesão ao programa superou as expectativas. Em poucos meses, o canal de e-commerce da Unilever cresceu de 1% para 10% do faturamento nacional, representando uma evolução de 900%. A expansão motivou a matriz internacional a replicar o modelo em outras regiões, incluindo países da Europa.A operação contou com o envolvimento das áreas de tecnologia da informação, marketing e finanças. O projeto foi incorporado ao ecossistema digital da companhia, e posteriormente associado ao desenvolvimento da plataforma Comp... |
Licks Advogados conquista certificação ISO 37301 |
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16h50m |
Negócios / O escritório Licks Advogados acaba de obter a certificação ISO 37301, norma internacional que reconhece organizações com sistemas de gestão de compliance sólidos, eficazes e alinhados às boas práticas de governança corporativa. A conquista, celebrada como um marco na trajetória do escritório, chancela práticas que já vinham sendo adotadas desde 2018.“A certificação ISO 37301 é um marco que valida a essência do Licks Advogados: a ética e a integridade como fundamentos de nossa atuação. Este reconhecimento formaliza nosso compromisso contínuo em oferecer aos nossos clientes e parceiros a máxima segurança e transparência, refletindo a cultura de compliance que cultivamos desde o primeiro dia”, afirma Otto Licks, sócio fundador do escritório.A ISO 37301 estabelece diretrizes para implementação, desenvolvimento e aprimoramento contínuo de sistemas de compliance, aplicando-se a organizações de todos os setores. A norma ajuda a mitigar riscos legais e reputacionais, promovendo transparência, responsabilidade e confiança junto aos stakeholders.“Durante o processo, o Licks não registrou nenhuma pendência ou necessidade de ajustes, o que demonstra que nossa cultura de compliance está plenamente sedimentada e faz parte do nosso dia a dia”, explicou o sócio responsável pelo compliance Alexandre Dalmasso. “Temos muito orgulho de carregar essa bandeira, que reflete nosso compromisso constante com a ética e com a integridade”.Entre as iniciativas destacadas pelo escritório estão treinamentos internos de mobilização, revisão periódica de políticas, além de reuniões semanais para avaliar documentos, políticas e procedimentos.“Mais do que alcançar resultados, o escritório valoriza a forma como eles são obtidos”, avalia Dalmasso, reforçando que o objetivo do Licks é deixar cada vez mais evidente ao mercado seu sistema de compliance estruturado, praticado e auditado.“Compliance é a cultura do exemplo — e esse exemplo precisa vir da liderança. Com o apoio firme da alta direçã... |
Especialista em autismo explica casos de TEA na infância |
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16h40m |
Negócios / O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem se tornado uma preocupação crescente na área da saúde, tanto no Brasil quanto em outros países. Com o aumento contínuo nos índices de diagnóstico, o autismo (transtorno que afeta o desenvolvimento neurológico e se manifesta de formas variadas) exige cada vez mais atenção de profissionais, gestores públicos, educadores e famílias.Pesquisa divulgada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) revelou um dado preocupante: uma em cada 31 crianças de até 8 anos de idade no país está dentro do TEA, o que representa 3,22% da população infantil. Esses dados são referentes a 2022. Já em 2020, esse número era de uma em cada 36 crianças.Em relação ao cenário, a psicóloga Daniela Landim, coordenadora da Versania Cuidado Infantil, em São Paulo, e primeira brasileira certificada com QBA (processo internacional que reconhece profissionais com experiência e conhecimentos avançados em autismo), principalmente Análise do Comportamento Aplicada (ABA), diz que o levantamento não necessariamente indica um aumento real na incidência da condição. “Esse salto pode estar relacionado a uma combinação de fatores, como o avanço na identificação e no rastreio do autismo, o aumento da conscientização sobre o tema e o uso de critérios diagnósticos mais amplos”, ressalta.Além disso, Daniela explica que muitas crianças autistas que antes passavam despercebidas agora são corretamente diagnosticadas, graças à maior capacitação de profissionais e ao acesso à informação. ”Mudanças no perfil das famíli... |
Brasil tem 60 milhões de pessoas utilizando serviços de VPN |
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16h35m |
Tecnologia / Nos últimos anos, o Brasil testemunhou um crescimento notável no uso de redes virtuais privadas (VPNs) para navegação na internet. Dados recentes indicam que mais de 60 milhões de brasileiros já utilizam algum serviço de VPN, o que equivale a quase um terço de toda a população nacional que utiliza a internet, conforme apontado no relatório divulgado pelo Olhar Digital.Esse número reflete como as VPNs deixaram de ser uma ferramenta de nicho para se tornar um recurso quase comum entre uma grande parcela de brasileiros que utilizam a internet para diferentes finalidades. Para efeito de comparação, a taxa de adoção de VPN no Brasil já supera a média global, indicando que os brasileiros estão à frente na busca por soluções de privacidade on-line, como mostra o relatório da DataReportal.A grande parte desses usuários descobriu as VPNs recentemente, impulsionados por fatores que vão desde a restrição de conteúdo on-line até preocupações crescentes com segurança de dados e privacidade na rede.Alguns dos motivos por trás do crescimento recenteVários fatores explicam por que o uso de VPN vem crescendo de forma acelerada no Brasil. Em primeiro lugar, medidas de censura ou bloqueio de plataformas digitais têm levado muitos brasileiros a buscar VPNs para manter o acesso a sites e redes sociais.Um caso emblemático ocorreu em 2024, quando a rede social X (antigo Twitter) foi temporariamente banida por ordem judicial, desencadeando um aumento de 469% nas buscas por VPNs em poucas horas, segundo dados do TudoCelular. A reportagem ainda afirma que, segundo a empresa de segurança virtual VpnMentor, o número de usuários de VPN (Redes Privadas Virtuais, em inglês) cresceu 1600% no paísEsse... |
Unieuro reformula curso de Direito e foca em práticas reais |
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16h33m |
Negócios / O Centro Universitário Unieuro, ligado ao Grupo Educacional Ceuma e com campi na Asa Sul e em Águas Claras, reformulou o curso de Direito com foco em experiências práticas e conexão direta com o mercado jurídico. A nova proposta curricular inclui um Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) integrado desde o início da graduação, além de aulas com ministros das altas cortes do país.Neste primeiro semestre de 2025, os alunos já têm acesso a aulas especiais conduzidas pelos ministros Reynaldo Fonseca e Teodoro Silva Santos (STJ) e André Mendonça (STF), que compartilham os bastidores e as rotinas do trabalho nas supremas cortes.O Núcleo de Práticas Jurídicas funciona como um laboratório com atividades como estudos de casos reais para estimular a capacidade de análise e argumentação jurídica, simulações de audiência e visitas institucionais dos alunos ao Poder Judiciário e órgãos públicos, e o acompanhamento de audiências reais, proporcionando contato direto com o sistema jurídico.O NPJ também oferece aos alunos de Direito da Unieuro atuação no Programa de Atendimento ao Superendividado, do TJDFT, promovendo soluções jurídicas para consumidores endividados. Os estudantes participam ainda de sessões de conciliação e mediação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc), por meio da qual desenvolvem habilidades para a resolução de conflitos, além de prática previdenciária junto à Justiça Federal e consultoria jurídica gratuita à comunidade, em que aplicam seus conhecimentos na solução de problemas reais do Direito.A estrutura do NPJ inclui salas equipada... |
Apoio à saúde mental é escasso nas empresas, aponta estudo |
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16h30m |
Negócios / Nos últimos anos, a saúde mental tornou-se um dos temas mais debatidos globalmente, especialmente após a pandemia de covid-19. No Brasil, o assunto também tem sido amplamente discutido no mercado de trabalho, e não é para menos: dados de 2024 do Ministério da Previdência Social mostram mais de 470 mil afastamentos do trabalho devido a transtornos mentais. O maior número dos últimos dez anos.Apesar da crescente atenção que as organizações têm dado ao tema, na prática, isso tem sido pouco percebido. Segundo um recente levantamento do Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP, a maioria dos respondentes (60,2%) afirmou que a empresa onde trabalha não possui apoio psicológico de forma profissional, embora considere isso importante. Apenas 15,7% deles disseram ter esse acesso com facilidade.O estudo, que ouviu 429 profissionais de Administração entre os dias 14 de abril e 5 de maio, identificou outro fato preocupante: quase metade dos respondentes (48,1%) acredita que a empresa onde trabalha não valoriza a saúde mental dos seus colaboradores.Ao serem questionados sobre suas expectativas em relação a maior atenção das empresas à saúde mental nos próximos anos, apenas 14% dos respondentes não acreditam em uma mudança de cenário. Entretanto, 47,8% dos profissionais acham que essa maior atenção acontecerá apenas por obrigação da legislação.Regulamentação adiadaEmbora a necessidade de estabelecer regras que preservem a saúde mental dos trabalhadores seja urgente, nem sempre é fácil tirar isso do papel. O Ministério do Trabalho e Emprego havia anunciado a atualização da NR-1, norma que estabelece as diretrizes... |
Curso Método Caos prepara profissionais para campanhas |
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16h17m |
Tecnologia / Com as eleições de 2026 batendo à porta, o cenário político brasileiro já começa a se agitar nos bastidores. Os eleitores de todo país irão às urnas escolher presidente, senadores, governadores e deputados estaduais e federais, o que deve gerar postos de trabalho em campanhas eleitorais — especialmente para quem atua nas áreas de comunicação e marketing político.Os profissionais já estão se preparando desde já para atuar na disputa eleitoral. Um dos destaques nessa formação é o curso "Método Caos", criado e ministrado por Yuri Almeida, professor e estrategista político conhecido por seu foco no uso inteligente de dados para potencializar resultados em campanhas. Com atuação em campanhas eleitorais desde 2006, já trabalhou com candidatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pernambuco, Maranhão, Alagoas e Bahia. Em 2024, atuou em 21 cidades, sendo vencedor em 13 delas.“O marketing político hoje é cada vez mais guiado por dados. Não dá mais para trabalhar só na intuição ou na criatividade. É preciso entender o comportamento do eleitor, mapear tendências e ajustar a mensagem em tempo real”, afirma Yuri. Segundo ele, o diferencial de uma campanha vitoriosa está em transformar os dados em estratégia.O curso, voltado para profissionais de comunicação, pré-candidatos e assessores, oferece uma imersão prática em temas como análise de dados eleitorais, metodologia de pesquisa, diagnóstico da presença digital e construção de narrativas eficazes. Além do conteúdo técnico, Yuri Almeida também compartilha bastidores de campanhas políticas que coordenou e mos... |
Ser multitarefa pode afetar a produtividade e a saúde mental |
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16h17m |
Negócios / Em uma sociedade cada vez mais acelerada e hiperconectada, a habilidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, o chamado multitasking, passou a ser vista como sinônimo de eficiência e agilidade. Presente tanto na rotina profissional quanto na vida pessoal, esse comportamento, no entanto, tem gerado alertas por parte de profissionais da saúde. Longe de representar um ganho real de produtividade, a multitarefa pode comprometer o foco, a qualidade do trabalho e, principalmente, a saúde mental.Um estudo feito pelo LinkedIn revelou que 87% dos profissionais brasileiros se sentem sobrecarregados com a rapidez das mudanças no ambiente de trabalho e alegam sofrer com a pressão. O número coloca o Brasil entre os países com o maior índice, superando os Estados Unidos (50%), a Alemanha (70%) e a Índia (82%). Diante deste cenário, Marcia Cristina Costa Soeiro, profissional da área de psicologia do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS, alerta para o fato de que o multitasking pode trazer uma série de impactos ao bem-estar físico e emocional.“A realização de várias tarefas ao mesmo tempo, conhecida como multitarefa, pode desencadear vários efeitos no corpo e na mente, tanto positivos quanto negativos. Pode aumentar o estresse, ansiedade, prejudicar a memória e gerar fadiga mental e, consequentemente, reduzir a qualidade do trabalho”, explica Soeiro. Segundo a profissional, embora existam momentos em que a alternância de tarefas estimule a criatividade e ajude a evitar a procrastinação, os prejuízos ao cérebro e à saúde emocional costumam ser mais intensos e duradouros. O peso da sobrecarga: o que acontece com o corpo e a mente?Quando o cérebro é exigido a processar várias tarefas simultaneamente, especial... |
Catarata afeta 70% dos idosos brasileiros |
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15h55m |
Negócios / Com o avanço da idade, surgem os primeiros sinais de que os olhos já não enxergam como antes. Tarefas simples como ler um rótulo, dirigir ou caminhar em segurança tornam-se desafios crescentes. Estes são alguns dos sinais característicos do avanço da catarata, condição ocular que provoca o embaçamento progressivo da visão. Dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) indicam que a catarata afeta cerca de 75% dos brasileiros com mais de 70 anos de idade.A doença é causada pela opacificação do cristalino — espécie de ‘lente natural do olho’ — e compromete de forma silenciosa a independência e o bem-estar das pessoas. “O que muitos não sabem é que a catarata, apesar de comum na terceira idade, não deve ser encarada como uma ameaça à visão e à qualidade de vida, pois, embora seja inevitável, o tratamento cirúrgico é seguro e rápido”, afirma o oftalmologista Newton Kara José Junior, do Sírio-Libanês e professor da Faculdade de Medicina da USP.Segundo o especialista, o tratamento cirúrgico é altamente eficaz e, quando realizado no momento correto e em condições adequadas, pode transformar a vida do paciente, devolvendo sua visão, autonomia e qualidade de vida. No procedimento, que é rápido, indolor e com alto índice de sucesso, o cristalino é substituído por uma lente intraocular. “Na grande maioria dos casos, o paciente recupera a visão com nitidez, podendo retomar suas atividades normais em poucos dias”, explica o especialista.Um estudo recente publicado no American Journal of Ophthalmology, conduzido por Newton Kara José Junior, analisou três décadas de políticas públicas brasileiras voltadas ao combate da cegueira por catarata. A pesquisa aponta que o acesso à cirurgia cresceu significativamente com a criação da Campanha Nacional de Catarata (CNC), em 2003, que garantiu financiamento federal irrestrito. Naquele ano, o número de procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) saltou de 130 mil para 430 mil.Com a suspensão da campanha em 2... |
Métodos menos invasivos ganham espaço na cirurgia bariátrica |
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14h42m |
Tecnologia / A cirurgia bariátrica é frequentemente considerada por médicos como uma alternativa terapêutica para casos de obesidade moderada a grave, especialmente quando há presença de condições associadas, como diabetes tipo 2, hipertensão, refluxo gastroesofágico e apneia do sono. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o procedimento pode contribuir para a redução da inflamação crônica e auxiliar no controle da síndrome metabólica.Tradicionalmente, esse tipo de cirurgia era feito por laparotomia — uma técnica aberta que exigia uma incisão extensa no abdômen. "Embora eficaz, o método envolvia maior risco de infecções, dor intensa no pós-operatório e um tempo de recuperação prolongado", explica Dr. Carlos Godinho, no qual atua com foco em cirurgia bariátrica.De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), técnicas minimamente invasivas passaram a ser adotadas. Esses métodos têm se tornado cada vez mais populares entre pacientes e profissionais de saúde por permitirem incisões menores, menor risco cirúrgico e recuperação mais rápida, com retorno mais precoce às suas atividades.Segundo a revista Medicina S/A, o Brasil realizou 68.530 cirurgias bariátricas em 2019, representando um aumento de 7% em relação a 2018. Apesar do crescimento, o acesso ao procedimento ainda é restrito. Em 2023, apenas 0,2% dos brasileiros com obesidade grave conseguiram realizar a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), destaca notícia divulgada pela SBCBM.Entre as técnicas menos invasivas, destaca-se a videolaparoscopia, que utiliza pequenas incisões e uma microcâmera para guiar o procedimento. De acordo com matéria publicada na Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, essa técnica permite uma segurança maior e uma recuperação mais rápida ao paciente. A cirurgia robótica também tem se expandido.Dados da SBCBM apontam que, entre 2015 e 2018, houve um aumento de 200% no uso da técnica em cirurgi... |
Dominar o inglês é diferencial para se destacar no mercado |
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14h01m |
Negócios / No mundo globalizado, dominar inglês é uma habilidade essencial para a comunicação entre pessoas de diferentes países e para ampliar oportunidades na vida profissional. Afinal, o idioma se tornou a língua universal que conecta o mundo.Mas além do ambiente corporativo, o domínio do inglês é um grande diferencial no acesso ao conhecimento global. Filmes, séries, livros, cursos e até artigos acadêmicos ou científicos são amplamente produzidos nesse idioma, tornando o conhecimento avançado ainda mais importante.“Existem muitos conteúdos que ainda não foram traduzidos. Compreendê-los diretamente no inglês coloca o estudante passos à frente na busca pelo conhecimento”, explica Amanda Chaud, Coordenadora de Desenvolvimento do material didático de Inglês da rede Kumon.A seguir, Amanda destaca algumas áreas em que o conhecimento em inglês pode transformar a experiência de aprendizado e o acesso de conteúdo:Cultura pop e entretenimentoA indústria do entretenimento tem o inglês como idioma predominante, desde filmes e séries até músicas, literatura e videogames. Dominar a língua permite fácil acesso a esses conteúdos em sua versão original, sem perda de significado na tradução. Além disso, assistir a produções sem legendas e ler obras no idioma original são ótimas formas de praticar e aprimorar o idioma.Educação e carreiraA maioria dos cursos, livros e artigos acadêmicos de referência mundial são publicados em inglês. Para quem deseja se destacar no meio acadêmico ou buscar oportunidades internacionais, o domínio do idioma é um grande diferencial. No mercado de trabalho, muitas empresas multinacionais adotam o inglês como idioma oficial, tornando essa habilidade essencial para o crescimento profissional.Tecnologia e redes sociaisO inglês predomina a linguagem da tecnologia e da internet. Termos como "login", "upload" e "download" fazem parte do vocabulário digital, e, muitos softwares, aplicativos e plataformas são originalmente desenvolvidos no idioma. No universo ... |
Mudanças climáticas impulsionam demanda por martelinho |
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13h58m |
Negócios / Com o agravamento das mudanças climáticas e a frequência crescente de eventos extremos, como chuvas de granizo, o setor automotivo e o mercado segurador vêm enfrentando um novo cenário de impacto e oportunidade. Segundo dados divulgados pelo Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização do Estado de São Paulo, a Bradesco Seguros registrou em 2023 um aumento de 370% nos avisos de sinistros relacionados a desastres naturais, em comparação com o ano anterior. O valor das indenizações pagas por perdas causadas por eventos climáticos saltou 400%, passando de R$ 6,7 milhões para quase R$ 30 milhões no mesmo período.Já em 2024, o cenário se intensificou ainda mais. De acordo com Veja, enchentes no Rio Grande do Sul e fortes chuvas em São Paulo contribuíram para um aumento expressivo nos custos com sinistros. Embora o setor segurador tenha alcançado um faturamento total de R$ 207,6 bilhões (alta de 10,2%), houve uma retração de 4,1% no lucro líquido, reflexo direto do impacto financeiro gerado pelos eventos climáticos extremos.Dentro desse novo contexto de mudanças climáticas que afetam a estética automotiva, o martelinho de ouro pode ser considerado um serviço para atender a essa demanda. A técnica, conhecida por restaurar a lataria de veículos sem a necessidade de repintura, une eficiência, menor custo, agilidade e sustentabilidade.Um dos profissionais brasileiros com atuação internacional no setor é Wellington Garcia, que trabalha como restaurador, consultor técnico e estrategista em projetos ligados à restauração veicular em diferentes países. “Os carros chegam danificados, mas com o martelinho conseguimos devolver sua forma original sem gerar resíduo... |
Liderança eficaz reduz pedidos de demissão |
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13h52m |
Negócios / De acordo com levantamento da LCA Consultoria Econômica publicado pelo Infomoney, somente em 2024, quase 8,5 milhões de trabalhadores pediram demissão de forma voluntária. O número gera reflexão e pode acender um alerta para empresas que ainda negligenciam a importância da boa liderança na retenção de talentos.Embora fatores como remuneração, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e propósito de carreira precisem ser levados em consideração pelos profissionais ao deixar um emprego, a qualidade da liderança direta também pode influenciar significativamente na decisão de pedir desligamento.“Equipes não pedem demissão de empresas, elas pedem demissão de líderes”, afirma Anderson de Melo Reis, Oficial da Marinha do Brasil do Corpo de Fuzileiros Navais, com experiência em gestão administrativa e supervisão de equipes. Segundo ele, as empresas que investem na formação de seus líderes colhem benefícios não apenas em produtividade, mas também na estabilidade das equipes. “Liderar é mais do que comandar tarefas. Envolve escuta, presença, respeito e inteligência emocional. E isso não se improvisa”.De acordo com Anderson, há três grandes temas que se tornaram centrais no ambiente corporativo atual: gestão eficaz, liderança baseada em valores e o domínio da inteligência emocional como ferramenta de performance. “A habilidade técnica é essencial, mas o diferencial está em como você conduz pessoas sob pressão, lida com conflitos e mantém o time motivado, mesmo em contextos adversos”, destaca.Na opinião de Anderson, a rotatividade elevada custa caro. Além das despesas diretas com desligamentos e contratações, há perdas intangíveis — como queda de produtividade, rupturas no clima organizacional e perda de know-how. Por isso, investir em formação contínua de lideranças tem se mostrado uma estratégia mais eficiente e econômica do que lidar com ciclos constantes de substituição.“Com a experiência que tive dentro da Marinha, aprendi a liderar com clareza de missão e ... |
Sim! Cerveja lança bebida com café sem álcool |
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13h09m |
Negócios / A busca por produtos mais saudáveis e que atendam a um público diversificado vem crescendo no Brasil, com investimentos das empresas em novos produtos, como cervejas sem álcool. Um estudo realizado pela Euromonitor estima que, em 2025, o Brasil deverá chegar perto de consumir 1 bilhão de litros de cerveja zero ao ano.Criada há cerca de dois anos, a Sim! Cerveja, uma fábrica instalada em Campinas, interior de São Paulo, se especializou na produção de bebidas sem álcool, para atender consumidores e esportistas que buscam novidades e qualidade de vida.Atualmente, a empresa conta com uma linha com seis produtos. A última está sendo lançada no mercado: a Sim! Coffee Dry Stout, uma cerveja de café inspirada na cerveja irlandesa Guinness Draught Stout. Trata-se de uma escura que traz notas de café, criada em parceria com a produtora Kurubi.David Figueira, co-founder da Sim! Cerveja, conta que desenvolver uma cerveja sem álcool à base de café é um projeto que carrega um sonho antigo. “Sou de família produtora de café no Espírito Santo e depois de vários rótulos, decidimos colocar no mercado um produto que tenha esse nosso DNA do campo”, comenta ele.Produzidas com frutas e edições limitadas, as cervejas da Sim! já conquistaram dez premiações nacionais e internacionais. A última delas aconteceu no início de maio, na Word Beer Cup 2025, realizada nos Estados Unidos.A Melancia Sour n’ Salt, de estilo Gose, conquistou medalha de ouro na categoria de cervejas sem álcool. A competição mundial, criada em 1996, é considerada a Olimpíada das cervejas. Neste ano, ela reuniu 8.374 bebidas de 49 países, avaliadas por 265 jurados.Website: https://www.instagram.com/sim.cerveja/ |
Estética facial impulsiona mercado de beleza em 2025 |
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13h00m |
Negócios / A estética facial tem se destacado como um dos principais motores do crescimento do mercado de beleza em 2025. Segundo a Fortune Business Insights, a demanda por procedimentos faciais minimamente invasivos, como botox e preenchimentos, impulsiona o setor global, que movimentou US$ 8,93 bilhões em 2023 e deve chegar a US$ 17,24 bilhões até 2032.No Brasil, a Grand View Research estima que o mercado estético movimentou US$ 3,4 bilhões em 2023, com projeção de chegar a US$ 9,8 bilhões até o fim da década — grande parte puxada pela estética facial. Globalmente, o setor ultrapassou os 127 bilhões de dólares, com expectativa de crescimento anual de 14,9% até o fim da década. Mas o que está por trás desses números?O avanço dos procedimentos minimamente invasivos“Uma das principais tendências é a preferência por técnicas menos invasivas, com recuperação rápida e resultados naturais. A rinomodelação, por exemplo, segue entre os cinco procedimentos mais realizados no país. Bioestimuladores, skinboosters e liplifting também ganham espaço, à medida que os pacientes buscam intervenções que valorizem seus traços sem promover mudanças radicais", explica Bianca Jone, mentora de cursos na área de estética e coordenadora de formação em cosmetologia avançada, criadora do método "sculpt bum".“Hoje, vemos uma demanda muito maior por resultados sutis e personalizados. Os pacientes querem parecer descansados, saudáveis e confiantes — e não necessariamente diferentes”, continua.A desarmonização facial como resposta aos exageros do passado“Nos últimos anos, muitas pessoas passaram a procurar clínicas para reverter procedimentos anteriores. A chamada “desarmonização facial” cresceu em popularidade como reflexo de uma conscientização maior sobre exageros estéticos", afirma Bianca Jone. Famosos como Gracyanne Barbosa, Eliezer e GKay foram exemplos que impulsionaram o debate sobre os limites da harmonização facial e a importância do equilíbrio.Segundo Bianca, essa tendência ... |
Shakira e Adele são acusadas de plágio no Brasil
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12h48m |
Negócios / Nos últimos dias, os processos de plágio movidos por compositores brasileiros contra as cantoras internacionais Shakira e Adele ganharam novos capítulos. No caso da cantora colombiana, a Justiça brasileira decidiu a seu favor na fase inicial do processo, rejeitando a denúncia feita pelos compositores Ruan Prado, Luana Matos, Patrick Graue e Calixto Afiune. Os compositores acusam Shakira de ter utilizado elementos melódicos da música “Tu Tu Tu”, lançada em 2020 e interpretada por Léo Santana e Mariana Fagundes, na faixa “Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53”, disponibilizada em janeiro de 2023. Atualmente, a música conta com cerca de 799 milhões de visualizações no YouTube.A ação, protocolada no início deste ano, alegava “violação de direitos autorais com fins lucrativos”, mas teve sua continuidade comprometida após manifestação do Ministério Público Federal. Segundo o MPF, o caso já estaria prescrito, uma vez que os compositores só formalizaram a denúncia quase três anos após o lançamento da música de Shakira, sendo que o prazo no Brasil para esse tipo de denúncia é de até seis meses após a divulgação da obra questionada. Com isso, os autores da canção brasileira perderam a primeira etapa do processo, o que representa um obstáculo significativo na tentativa de levar a acusação adiante, segundo o site O Tempo.Já o processo movido pelo compositor mineiro Toninho Geraes contra a britânica Adele continua tramitando. Geraes, autor do clássico “Mulheres”, eternizado na voz de Martinho da Vila, afirma que a canção “Million Years Ago”, lançada em 2015, contém trechos com estruturas e acordes semelhantes aos de sua composição. O caso se arrasta há anos, mas recentemente a defesa do compositor brasileiro apresentou um novo parecer técnico que analisa comparativamente elementos musicais das duas obras como melodia, harmonia e estrutura com a conclusão de que o plágio teria ocorrido, conforme noticiado no Portal Léo Dias.Para Junior Murakami, executivo da empresa Ma... |
Andropausa atinge 25% dos homens no Brasil |
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12h46m |
Entretenimento / Ao contrário da menopausa, que atinge o público feminino, a andropausa ainda é pouco conhecida entre os homens, além, de enfrentar tabus. Trata-se de uma condição fisiológica caracterizada pela diminuição gradual dos níveis de testosterona, que provocam sintomas como a fadiga crônica, irritabilidade, ganho de peso abdominal e queda na libido. Segundo estimativas mundiais, até 25% do público masculino acima de 40 anos podem estar com andropausa. No Brasil, calcula-se que até 25% de homens sejam afetados pela condição fisiológica.De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, a "menopausa masculina" é a Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), caracterizada pela queda progressiva da testosterona após os 40 anos de idade.George Mantese, médico de Família e Comunidade Doutorando em Educação e Saúde (USP), especialista em Longevidade, Anti-Aging e Wellness, além de fundador e diretor do Instituto Mantese, explica que a andropausa é uma epidemia ignorada, já que 30% dos homens afetados não têm um diagnóstico do problema.“Dados da Sociedade Brasileira de Urologia revelam que três em cada 10 homens acima de 50 anos têm DAEM, mas menos de 20% recebem tratamento”, alerta ele. “O tabu e a falta de campanhas públicas agravam o problema e elevam os riscos, sendo que homens com baixa testosterona têm três vezes mais risco de depressão”, acrescente o médico especialista.PrevençãoGeorge Mantese afirma que é de extrema importância o homem fazer os exames assim que alguma das manifestações da andropausa surgirem. O primeiro passado, explica o especialista, é ter um diagnóstico do problema, atravé... |
Uso de ERP transforma processos e amplia competitividade |
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12h33m |
Tecnologia / O mercado global de Sistemas de Gestão Empresarial tem projeção de alcançar US$ 123,41 bilhões até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 10,4%, segundo levantamento da DocuClipper. O aumento está associado à busca por maior eficiência operacional, escalabilidade e automação de processos nas empresas, segundo a análise do estudo. Outro dado da pesquisa mostra que 53% das empresas já classificam o ERP (Enterprise Resource Planning) como um investimento prioritário. A tendência é mais acentuada nos setores de manufatura e distribuição, que lideram a adoção dessas soluções no cenário internacional. Diante deste crescimento, especialistas apontam que a implantação de ERP envolve decisões estratégicas e exige planejamento estruturado. O processo é considerado complexo e determinante para o sucesso das iniciativas de transformação digital, de acordo com consultores da área.Para Guilherme Sallati, Diretor de Operações da Upper — consultoria Gold Partner SAP há quase duas décadas — a adoção de um sistema integrado pode marcar uma virada na trajetória empresarial, ao permitir uma gestão orientada por dados e maior integração entre as áreas. “O sucesso da transformação digital está diretamente relacionado à forma como o projeto é conduzido”, comenta.Sallati afirma que o primeiro passo para uma adoção bem-sucedida é o planejamento. “Sem preparação adequada, mesmo as melhores soluções de ERP podem não entregar o esperado”, destaca. Ele ressalta a importância de revisar processos internos, organizar dados e a... |
Brasil perde 37,78% da água tratada antes de chegar às casas |
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12h25m |
Negócios / O Brasil enfrenta desafios significativos na gestão de seus recursos hídricos, conforme aponta o “Estudo de Perdas de Água 2024”, realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria GO Associados. Com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2022, o levantamento revela que 37,78% da água potável distribuída no país é perdida antes de alcançar os consumidores finais.Esse índice representa aproximadamente 7 bilhões de metros cúbicos de água tratada desperdiçados em um ano, o equivalente a cerca de 7.636 piscinas olímpicas por dia. O volume seria suficiente para abastecer 54 milhões de brasileiros durante um ano — número superior à população que vive sem acesso à água tratada, estimada em mais de 32 milhões de pessoas.Segundo Davi Sandro de Oliveira, técnico especialista em caça vazamentos de água da empresa ND Caça Vazamento, perdas como essas podem ser combatidas com ações preventivas. “A maioria dos vazamentos ocorre de forma silenciosa e não é percebida de imediato. Por isso, o uso de tecnologias como sensores acústicos e geofones digitais tem sido fundamental para identificar os pontos de perda antes que o desperdício se torne crítico”, afirma.O estudo destaca que, caso o Brasil reduza as perdas na distribuição para 25% — índice recomendado pela Portaria 490/2021 do Ministério do Desenvolvimento Regional —, o país poderá economizar cerca de R$ 40,9 bilhões até 2034. Essa economia resulta da redução nos custos operacionais, menor necessidade de captação em novos mananciais e mais eficiência no uso da infraestrutura já ex... |
Maio Verde alerta para o glaucoma, que pode causar cegueira |
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12h23m |
Negócios / O mês de maio se veste de verde para alertar a população sobre uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo: o glaucoma. Conhecido como o "ladrão silencioso da visão", o glaucoma é uma doença ocular que, na maioria dos casos, não apresenta sintomas em suas fases iniciais, progredindo lentamente até causar danos significativos e permanentes ao nervo óptico, estrutura responsável por levar as informações visuais do olho para o cérebro.Embora o glaucoma atinja predominantemente pessoas acima dos 40 anos, é crucial destacar que a doença também pode se manifestar em indivíduos mais jovens e, em casos mais raros, até mesmo em recém-nascidos (glaucoma congênito). Fatores de risco incluem histórico familiar da doença, pressão intraocular elevada, diabetes, alta miopia, descendência africana ou asiática e uso prolongado de corticoides."A grande peculiaridade e perigo do glaucoma reside na sua natureza assintomática inicial. Quando os primeiros sinais perceptíveis de perda de visão surgem, como a diminuição do campo visual periférico, a doença geralmente já está em estágio avançado e parte da visão perdida não pode ser recuperada", alerta a médica Erika Yumi, oftalmologista especialista em glaucoma do NEO Oftalmologia.Diagnóstico e PrevençãoO diagnóstico do glaucoma é realizado através de um exame oftalmológico completo, que inclui a medição da pressão intraocular (tonometria), a avaliação do nervo óptico (fundoscopia) e exames específicos como a campimetria (que avalia o campo visual) e a tomografia de coerência óptica (OCT).A detecção precoce &eac... |
Empresas geram impacto social através do voluntariado |
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12h15m |
Negócios / O mercado corporativo sempre acelerado e ávido por resultados, não precisa ser resumido aos números e ao lucro, isso porque dados mostram que cada vez mais empresas buscam estratégias capazes de gerar impacto e inclusão social, apoiando causas de pessoas com alguma deficiência ou em situações de vulnerabilidade. As iniciativas são diversas, como apontam os dados do programa filantrópico Double the Donation: 94% das grandes empresas norte-americanas planejam aumentar ou manter suas doações a instituições de caridade nos próximos anos. 39% das empresas planejam expandir seus programas de donativos no local de trabalho nos próximos dois anos; 37% planejam manter os seus programas de donativos no local de trabalho inalterados; Cerca de 63 milhões de americanos fazem voluntariado todos os anos; Os americanos fazem voluntariado durante um total de 7,7 bilhões de horas por ano; O valor do voluntariado americano é de cerca de 175 bilhões de dólares por ano.De acordo com esta instituição, que incentiva a participação social por parte de empresas, estas estatísticas reforçam a busca por respostas sobre a missão de cada organização, levando-as a se conectarem com valores mais profundos e humanitários, isso porque enquanto a visão aponta para o alvo onde se deseja chegar como empresa, o propósito deve focar no impacto que desejam gerar na sociedade e no mundo. Nesse sentido, para muitas empresas o propósito é também um ativo capaz de enriquecer a cultura organizacional e orientar suas ações e, sob esta iniciativa, empresas cada vez mais se engajam em projetos sociais, de acordo com as estatísticas mencionadas. Um esporte, um convite e um propósito: resgatar a autoestima de deficientes físicos Desde a sua formação, como empresa americana de assessoria financeira, Garavello Capital compreende como parte de sua missão se integrar à comunidade local e ao propósito de instituições e causas sociais que necessitem da participação de e... |
Especialista analisa mercado imobiliário de Sorocaba (SP) |
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12h06m |
Negócios / Nos últimos anos, Sorocaba (SP) tem se destacado no mercado imobiliário. Em 2023, por exemplo, o município liderou o ranking de imóveis lançados no terceiro trimestre entre todas as cidades do interior paulista, com 1.022 lançamentos. O dado é do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP).Na visão de Diego Sartorelli, diretor da empresa Diego Sartorelli Negócios Imobiliários, a presença de grandes empreendimentos industriais e de infraestrutura contribui para que o mercado de imóveis da cidade se mantenha aquecido. Ele cita como exemplo o Cacau Park, parque de diversões temático de chocolate previsto para ser inaugurado em 2027, na divisa de Itu com Sorocaba.“O fluxo turístico trazido pelo parque deve impulsionar a economia local, aumentando a demanda por hospedagem, alimentação e serviços diversos. Além disso, a expectativa é que o Cacau Park estimule o desenvolvimento de novos empreendimentos residenciais e comerciais na região, valorizando o mercado imobiliário local”, diz Sartorelli, que tem mais de 20 anos de experiência no segmento.A construção da segunda fábrica da Toyota em Sorocaba é outro empreendimento que Sartorelli vê como um fator positivo para o desenvolvimento local. Segundo a montadora, o parque fabril vai criar dois mil novos postos de trabalho até 2030. Se forem considerados os empregos indiretos, serão dez mil postos de trabalho na cadeia produtiva.Ele cita ainda o Trem Intercidades Eixo Oeste, projeto de longo prazo do governo estadual. O plano é fazer ligação por linha férrea entre a capital paulista e Sorocaba, com uma demanda projetada de 50 mil passageiros por di... |
PLCC Idiomas: streaming busca ensinar idioma com cultura pop |
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12h04m |
Negócios / Com o objetivo de abarcar a diversidade de ritmos, estilos e necessidades de estudantes de idiomas, Priscila Leitch fundou a PLCC Idiomas, solução de aprendizado de idiomas com professores ao vivo, com uma metodologia de ensino de inglês e espanhol que une cultura pop, tecnologia e educação.De acordo com a CEO, o ambiente virtual de aprendizagem da PLCC parte da vivência real do aluno, considerando suas referências culturais, necessidades pessoais e profissionais e até as inseguranças particulares com o idioma. “Unimos esses elementos com uma abordagem que faça sentido para ele (devido ao uso de raporte e mapeamento do seu estilo de aprender antes de começar as aulas), usando seus gostos como ponto de conexão e motivação”, explica. “Nós levamos em consideração as preferências de cada aluno, por exemplo, se o estudante não gostar de músicas internacionais, não as usamos. Se ele adora futebol, vamos adaptar o tema para isso”, acrescenta. Por meio da plataforma de ensino, filmes, séries, músicas e até mesmo memes vão além do entretenimento, são usados para contextualizar o idioma com foco na praticidade e efetividade. Priscila reforça que a estrutura do aprendizado nasce das demandas do próprio aluno. “A tecnologia entra como ponte: organiza e personaliza o processo, sem roubar o protagonismo da experiência humana. No lugar de uma aula tradicional, o aluno vive um idioma que faz sentido para ele, diferente de grande parte do mercado que ainda se baseia em PDFs”, detalha. “Nós usamos exercícios interativos em cima de músicas e cenas disponíveis no YouTube. Um aluno consegue entender melhor a estrutura da língua quando aplicada em algo que ele gosta, que chame sua atenç&a... |
ICMS-Difal fora do PIS/Cofins: advogado explica mudanças |
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12h02m |
Negócios / O Diferencial de Alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS-Difal) não representa receita ou faturamento e, portanto, não deve ser incluído no cálculo do PIS e do Cofins. Esse é o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em uma decisão que interessa principalmente às empresas com operações interestaduais, como atacadistas, distribuidores, varejistas e indústrias.Mas o que é ICMS-Difal? Trata-se da diferença entre a alíquota interna do estado para onde vai o produto e de onde ele saiu, em situações nas quais o destino tem uma tributação superior à origem, conforme explica o STJ. O ICMS-Difal é uma forma de equilibrar relações e evitar guerra fiscal entre os estados brasileiros.Na avaliação de Gabriel Enebelo, advogado e sócio-fundador do escritório Enebelo Advogados Associados, a decisão do STJ representa um avanço na consolidação de um entendimento mais justo e alinhado com a definição constitucional de receita. “Seguindo a mesma lógica adotada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do Tema 69 (que excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins), agora o STJ reconhece que o ICMS-Difal é apenas um valor repassado aos estados. Essa decisão tem forte base jurídica e reforça a tese de que tributos que não representam acréscimo patrimonial não devem integrar a base de cálculo das contribuições sociais”, diz Enebelo. Para as empresas com forte atuação em operações comerciais interestaduais, trata-se de uma importante oportunidade de reequilíbrio fiscal e recuperação de valores pagos indevidamente nos últim... |
Farmapae investe em campanhas com impacto social |
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12h00m |
Negócios / A Farmapae, farmácia própria da Riopae, promove, desde sua inauguração em dezembro de 2023, campanhas voltadas para a promoção da saúde comunitária, o acesso a medicamentos e a conscientização da população da Baixada Fluminense.Vinícius Chaves de Mello, CEO do Grupo Riopae, explica que as campanhas são divididas em dois eixos, sendo o primeiro voltado para questões sociais. Essas ações, segundo ele, são realizadas em conjunto com a Riopae e outras empresas do Grupo, que levam serviços de saúde, informação e cidadania às comunidades locais.“Já o segundo eixo é o das campanhas internas e comerciais, com foco em parcerias com fornecedores para garantir promoções temáticas — geralmente ligadas à sazonalidade, como campanhas de inverno, volta às aulas ou saúde da mulher — e ações promocionais com descontos elevados e condições de pagamento facilitadas. Em ambas, o objetivo é o mesmo: garantir que ninguém fique sem acesso aos medicamentos e produtos de que precisa”, detalha.Hoje, o profissional reforça que a Farmapae oferece facilidades como parcelamento em até 300 dias (via cartão de crédito) e descontos que podem chegar a 90% para os associados da Riopae, além de preços já competitivos para o público em geral. Ainda de acordo com o CEO, a Farmapae representa um elo no compromisso da Riopae com o cuidado integral das famílias da Baixada Fluminense.“Isso transforma a farmácia não apenas em um ponto de venda, mas em um agente ativo de inclusão e saúde pública regional. Acreditamos que o acesso à saúde começa por iniciativas concretas que coloquem a populaç... |
STJ exclui ICMS-ST da base de cálculo do PIS e Cofins |
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11h59m |
Negócios / Em decisão histórica, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou a exclusão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por Substituição Tributária (ICMS-ST) da base de cálculo do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), seguindo o mesmo entendimento já aplicado ao ICMS próprio.O julgamento, ocorrido em fevereiro de 2024 no âmbito do Tema Repetitivo 1125, representa uma oportunidade para empresas recuperarem tributos pagos a maior nos últimos cinco anos, como destaca a Dra. Tamires Enebelo, advogada especialista em Direito Tributário.Enebelo ressalta que, ainda hoje, muitas empresas ainda não compreenderam o que muda com a decisão do STJ, que corrige uma distorção histórica: “O ICMS-ST não representa receita da empresa, mas um valor antecipado em nome da cadeia de comercialização. Incluí-lo na base de cálculo do PIS e Cofins gerava bitributação e onerava indevidamente os contribuintes”.A advogada ressalta que, com o novo entendimento, torna-se possível a redução imediata da carga tributária mensal e a possibilidade de restituição de valores pagos a maior desde 2019. “Além disso, a atualização prevê o alinhamento com a jurisprudência do STF sobre ICMS próprio”, afirma.Como recuperar os valores?Enebelo ressalta que as empresas que atuam com produtos sujeitos à substituição tributária, como materiais de construção e de limpeza, materiais elétricos, pneumáticos, produtos alimentícios, produtos de papelaria, produtos de perfumaria e de higiene pessoal e cosméticos, produtos eletrô... |
Planejamento de despedidas vira tendência no Brasil, diz CEO |
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11h55m |
Negócios / O mercado funerário brasileiro está passando por um momento de transformação. Mais do que prestar serviços após o falecimento, as funerárias estão assumindo um papel ativo no planejamento antecipado das despedidas, oferecendo desde cerimônias personalizadas até suporte emocional para famílias.Segundo Vinicius Chaves de Mello, CEO do Grupo Riopae, que atua há 30 anos no segmento do luto, trata-se de um novo olhar sobre o “death care”.“As funerárias evoluíram de um papel essencialmente reativo para um posicionamento proativo”, afirma Mello. “Hoje, é possível escolher o tipo de cerimônia (cremação, sepultamento ou velório) e definir detalhes do ritual e homenagens”, por exemplo”, explica.Ele destaca que atualmente também é possível garantir o respeito às crenças e vontades do ente querido e organizar a parte financeira com antecedência. “As famílias perceberam que planejar com antecedência evita decisões tomadas sob forte emoção e permite homenagens mais significativas”, explica Mello.Por que planejar com antecedência?Para o CEO do Grupo Riopae, a decisão de fazer o planejamento de uma despedida com antecedência pode ser positivo por uma série de motivos, a começar pelo benefício emocional: “O planejamento reduz o estresse dos familiares no momento da perda”, explica.Além disso, prossegue, o planejamento com antecedência pode possibilitar uma vantagem financeira com o parcelamento e custos controlados “A personalização é outro diferencial, com a celebração de cerimônias que refletem a história de vida do ente querido”, emenda.Setor tem expectativas positivasO mercado funer&... |
AI Ease cria funcionalidades para remover objetos de fotos |
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11h01m |
Tecnologia / O uso de inteligência artificial (IA) para edição de imagens tem crescido de forma acelerada no Brasil, segundo publicação recente feita pela Locaweb. O estudo desenvolvido pela empresa de tecnologia em parceria com a Conversion, detalha que, apenas no último ano, as buscas on-line por comandos direcionados para assistentes de inteligência artificial cresceram cerca de 65% no Brasil.O estudo, que analisou os comportamentos digitais da população brasileira, identificou que os prompts mais buscados estão relacionados à geração de imagens, vídeos e textos. Um dos fatores que explicam a procura por esse tipo de comando é a facilidade oferecida por ferramentas que permitem aos usuários e empresas especificarem com detalhes o que esperam como resultado final.A metodologia utilizada no estudo para identificar os comandos de inteligência artificial mais buscados no Brasil, analisou dados de pesquisas feitas no Google durante o último ano. O levantamento considerou expressões como “prompts IA”, “comandos IA” e variações semelhantes, abrangendo usuários das cinco regiões do país. Os termos foram organizados em um ranking de acordo com o volume total de buscas registradas no período.Segundo levantamento publicado pela Locaweb, algumas das principais variações de buscas feitas pelos usuários brasileiros foram "prompt para criar imagens", "prompt para gerar fotos", "prompt para criar posts para redes sociais", entre outros. A soma, analisada pela Locaweb, mostrou que esses termos de busca atingiram um crescimento 65% nos últimos 12 meses, movimentando mais de 200 mil pesquisas em todo o país.Atento ao aumento dessa demanda no mercado brasileiro, a AI Ease, empresa voltada ao desenvolvimento de soluções com base em inteligência artificial, anunciou novas funcionalidades para remoção de objetos em imagens.Ferramentas para remover objetivos de fotos usando AIA funcionalidade AI Ease Removedor de Objetos faz parte de um pacote que busca aperfeiçoar a tecnologia da ... |
Startup lança ferramentas para recuperar arquivos excluídos |
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10h49m |
Tecnologia / Um estudo global realizado pelo Futurum Group, encomendado pela NetApp e publicado pela Business Wire, mostrou que mais de 54% das organizações sofreram algum tipo de ataque cibernético nos últimos 18 meses.Conforme apuração, os danos causados por essas práticas estão cada vez mais recorrentes. Em um a cada cinco casos, usuários e empresas não conseguiram recuperar os dados perdidos. O levantamento, que entrevistou mais de 1.300 líderes de segurança em diversos setores, reforça a necessidade de soluções voltadas à resiliência cibernética e à recuperação de informações importantes para as corporações.A matéria publicada pela Business Wire também destacou a necessidade das empresas em potencializar a infraestrutura de dados inteligentes para lidar com os riscos crescentes apresentados pelas ameaças apontadas. Dentro desse cenário, um dos desafios enfrentados pelas empresas e usuários, é a recuperação de dados excluídos.Indicado pelo site de tecnologia TecMundo como uma das opções de software para recuperação de dados e arquivos, a startup EaseUS anunciou o lançamento de novas funcionalidades em um conjunto de ferramentas voltadas à recuperação de diversos arquivos excluídos.Segundo reportagem assinada pelo jornalista Douglas Petronilho, a empresa é um dos primeiros nomes quando o assunto é software para recuperação de dados, ao incluir em seu portfólio diversas outras funcionalidades de recuperação com foco em usuários que enfrentam perda de dados por erro humano, excluídos acidentalmente ou por conta de falhas técnicas.A principal aposta da empresa de tecnologia é o EaseUS Data Recovery Wizard, software que reúne diversas funcionalidades para restaurar informações apagadas de forma acidental ou por outros motivos externos. Entre as novas funcionalidades, estão o reparo de fotos, vídeos e arquivos corrompidos em pendrives, HD, cartão SD, computadores e câmeras digitais.De acordo com a empresa, o programa é capaz de recuperar arquivos eliminados após uma f... |
Moda online avança com mudanças nos hábitos de consumo |
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10h39m |
Negócios / O comércio eletrônico brasileiro passa por uma fase de maturação. De acordo com o estudo “Hábitos do consumidor 2025”, realizado pela NP Digital em parceria com o Opinion Box, os consumidores digitais demonstram comportamentos cada vez mais conectados à conveniência, personalização e segurança.A pesquisa ouviu mais de duas mil pessoas em fevereiro de 2025, com idades e perfis socioeconômicos variados, todas com histórico de pelo menos uma compra online nos últimos seis meses. Um dado que se destaca é o volume expressivo de consumidores que mantêm uma rotina frequente de compras pela internet, com 85% relatando aquisições algumas vezes por mês.Entre os fatores mais citados para a escolha de uma loja online estão a facilidade de navegação, a qualidade das imagens dos produtos e a presença de descrições detalhadas. No recorte de gênero, 70% das mulheres apontaram esses elementos visuais como fundamentais na hora de decidir pela compra, reforçando o papel da apresentação nas categorias de moda e vestuário.Nesse contexto, setores como o de moda feminina têm se adaptado ao comportamento do público digital. Peças como vestidos longos de festa, por exemplo, aparecem com destaque em catálogos online de diferentes marcas, atendendo a um consumidor que valoriza não apenas a estética, mas também a clareza das informações e a confiabilidade do ambiente de compra.A pesquisa também evidenciou a importância da personalização na experiência de consumo. Mais de 66% dos entrevistados afirmaram preferir comprar em sites que apresentam sugestões baseadas em preferências anteriores. Esse comportamento impacta diretamente o planejamento das marcas, que passaram a inv... |
Segmento de brindes personalizados investe em tecnologia |
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10h36m |
Marketing / O mercado de brindes promocionais tem incorporado novas tecnologias como forma de agregar valor às ações de comunicação e aumentar a percepção de marca. Técnicas como impressão UV 360°, gravação a laser, impressão digital de alta resolução e a integração com QR Codes estão entre os recursos mais adotados por empresas do setor para personalização e interatividade.Segundo o relatório Ad Impressions Study 2023, divulgado pelo Advertising Specialty Institute (ASI), 63% dos consumidores mantêm brindes por pelo menos um ano, e itens como copos reutilizáveis geram em média mais de 3.100 impressões durante sua vida útil, reforçando sua eficácia em campanhas de branding.Rodrigo Pereira, CEO da empresa Innovation Brindes, explica que esses avanços são estratégicos. “As marcas estão cada vez mais preocupadas com a experiência do consumidor. A personalização tecnológica permite oferecer um produto que é, ao mesmo tempo, útil, visualmente marcante e conectado a uma narrativa institucional”, afirma.A impressão UV 360° é usada principalmente em superfícies cilíndricas, como copos e squeezes, enquanto a gravação a laser é aplicada em materiais metálicos e kits corporativos, garantindo acabamento durável e sofisticado.Além disso, a utilização de QR Codes em brindes tem se mostrado eficaz para aproximar o público do ambiente digital. De acordo com o estudo The Future of QR Codes 2023, publicado pela Statista, mais de 89 milhões de usuários nos Estados Unidos escanearam QR Codes em 2023, demonstrando o crescimento da ferramenta em ações promocionais e estratégias de engajamento... |
Estudo analisa impacto psicológico dos brindes em decisões |
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10h34m |
Marketing / O uso de brindes promocionais tem se consolidado como estratégia de marketing voltada à aproximação com o consumidor. Ao oferecer itens gratuitos, empresas buscam não apenas promover sua marca, mas também gerar vínculos emocionais e influenciar decisões de compra.Rodrigo Pereira, CEO da empresa Innovation Brindes, afirma que a percepção de valor associada aos brindes está diretamente relacionada à utilidade do item e ao tempo em que ele permanece com o consumidor. “Quando o brinde é funcional e personalizado, ele tende a ser usado com mais frequência, reforçando a presença da marca de forma espontânea”, explica.O executivo também destaca o impacto da exclusividade. “Campanhas que envolvem brindes com tiragens limitadas ou design diferenciado despertam senso de urgência e desejo. A escassez bem planejada aumenta a taxa de engajamento nas ações promocionais”, comenta Pereira.Outro ponto abordado é o princípio da reciprocidade, conhecido no campo da psicologia social como a tendência de retribuir um gesto recebido. Pereira observa que, ao receber um brinde inesperado, o consumidor passa a ter uma relação mais favorável com a marca. “Esse vínculo emocional é um ativo que influencia no retorno à loja, na fidelização e até mesmo na recomendação espontânea”, afirma.De acordo com o Ad Impressions Study 2023, realizado pelo Advertising Specialty Institute (ASI), brindes promocionais como copos reutilizáveis geram, em média, 3.162 impressões ao longo de sua vida útil. O relatório também revela que 63% dos consumidores mantêm esses produtos por pelo menos um ano, o que reforça sua eficácia no fortalecimento da marca.Segundo Pe... |
Técnicas com laser avançam em tratamentos odontológicos |
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10h33m |
Sociedade / O mercado global de terapia a laser foi avaliado em 5,22 bilhões de dólares em 2024 e está projetado para atingir 7,95 bilhões de dólares até 2032, com um crescimento anual de 5,4%, segundo o Data Bridge Market Research. Esse crescimento reflete a crescente adoção da laserterapia em diversas especialidades médicas, incluindo a odontologia, devido aos seus efeitos secundários mínimos, natureza não invasiva e capacidade de atingir tecidos específicos com elevada precisão.De acordo com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), o uso de tecnologias a laser na odontologia tem se expandido no Brasil, impulsionado por avanços científicos e pela busca por tratamentos menos invasivos. Segundo o Conselho, a laserterapia, que utiliza fontes de luz como lasers e LEDs de diferentes potências, tem sido aplicada em diversas especialidades odontológicas, promovendo benefícios terapêuticos e regenerativos.A presidente da Câmara Técnica de Laserterapia do CROSP, Dra. Marina Bello, explica que a biofotônica, termo que engloba o uso de diferentes fontes de luz além dos lasers tradicionais, tem ganhado destaque por sua capacidade de tratar, prevenir e até diagnosticar doenças bucais.A cirurgiã-dentista esclarece que cada tipo de luz tem características específicas como comprimento de onda e potência, os quais são ajustados conforme o objetivo do tratamento. Esses procedimentos podem ser aplicados para alívio de dor, aceleração de cicatrização, controle de inflamações, remoção de tecidos dentais (esmalte e dentina), tecido ósseo ou tecido mole (como gengivas) e biópsias.“Quem sofre com dor muscular e na Articulação Temporomandibular (ATM), com in... |
Dom Brejas conquista pelo terceiro ano o Kings Day Brasil |
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10h32m |
Entretenimento / Pelo terceiro ano consecutivo, o bar Dom Brejas, de Campinas, conquistou o Kings Day Brasil, competição criada há três anos pela cervejaria holandesa, com o objetivo de premiar bares e restaurantes com maior volume de vendas de chope da marca e engajamento de clientes. O título também mantém a casa da Região Metropolitana de Campinas (RMC) como maior vendedora de chopp Amstel do Brasil. Neste ano de 2025, a competição teve a participação de mais de 200 casas de todo o Brasil.Para escolher os vencedores, o Kings Day Brasil levou em consideração três critérios: quantidade de chope vendido no período da disputa, em abril (50% da pontuação final), troca de chope no May Bar (na compra de um chope o cliente ganha um King coin — bolacha de chope — e juntando cinco moedas troca por um copo colecionável) e engajamento do estabelecimento em mídias sociais.Em 2025, o Dom Brejas conquistou o título pela terceira vez — desde a criação da premiação no Brasil. O bar de Campinas vendeu no período da disputa mais de 30 mil copos de Amstel, além de receber a melhor pontuação de engajamento dos clientes, outro fator que pesou na classificação final.Robson Franco Ramos (Dino), sócio-fundador do Dom Brejas, conta que conquistar o tricampeonato é um feito histórico para o estabelecimento. “O Kings Day é muito concorrido, pois envolve bares e restaurantes de todo o Brasil, e levar o título desde sua criação é algo importante para nós e toda a equipe de colaboradores, gerentes e diretores, que se empenharam para essa conquista”, conta ele.“Esse campeonato vem crescendo no Brasil e ganha popularidade e peso com a participação de grandes estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Hoje Campinas é destaque, mais uma vez, o que mostra a força das vendas no interior de São Paulo”, acrescenta Ramos.Priscila Sigolo Germano, sócia do Dom Brejas, acrescenta “que os títulos dos dois anos anteriores aumentaram as expectativas da casa e de todos os colaboradores... |
Campanhas sazonais com brindes elevam vendas no varejo |
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10h31m |
Marketing / Campanhas sazonais realizadas entre outubro e janeiro movimentam o setor varejista brasileiro. Com o objetivo de ampliar os resultados nesse período, empresas adotam a oferta de brindes personalizados como estratégia promocional em datas como Black Friday, Natal, Ano Novo e início do ano letivo.A prática combina ações de incentivo com itens funcionais, reforçando a identidade da marca. Segundo o Ad Impressions Study 2023, divulgado pela Advertising Specialty Institute (ASI), brindes promocionais como copos reutilizáveis, canetas e mochilas geram milhares de impressões ao longo de sua vida útil e são eficazes para aumentar a lembrança de marca e o engajamento com o público.Rodrigo Pereira, CEO da empresa Innovation Brindes, afirma que a organização prévia é um dos principais fatores de sucesso. “As datas sazonais concentram um grande volume de pedidos. O desempenho da campanha está diretamente ligado ao alinhamento entre o público-alvo, o tipo de brinde e a capacidade de entrega dentro do prazo”, explica.Com base na demanda de clientes atendidos, Pereira relata que durante a Black Friday os itens mais solicitados são copos reutilizáveis, sacolas ecológicas e acessórios tecnológicos. Já no Natal, a preferência é por kits temáticos, como agendas, garrafas térmicas e estojos personalizados.Para o período de volta às aulas, instituições de ensino e redes de papelaria priorizam mochilas com identidade visual, cadernos customizados e estojos escolares. Esses itens, segundo ele, “funcionam como ferramentas de relacionamento e incentivo à fidelização”.Ainda segundo o executivo, a integração entre o ambiente físico e digital tem ampliado o alcance das campanhas. “Muit... |
Impressão digital e IA impulsionam setor gráfico |
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10h29m |
Negócios / A indústria gráfica está passando por uma transformação significativa impulsionada pela digitalização, automação e inteligência artificial (IA). O que antes era um setor majoritariamente analógico, com processos longos e pouco flexíveis, agora incorpora tecnologias que permitem personalização em escala, redução de desperdícios e maior agilidade na produção.De acordo com divulgação da Print Industry News, mídia especializada no setor de impressão, a adoção da impressão digital deve se intensificar ao longo da próxima década e atingirá um valor de US$ 251,1 bilhões em 2035, quase 50% a mais do que em 2025. parte desse crescimento acontecerá por meio de máquinas que podem substituir as plataformas analógicas tradicionais. Esse movimento abre espaço para negócios de todos os tamanhos, de grandes fornecedores industriais a gráficas independentes. Um exemplo é o profissional Gilmario Pereira de Sousa, que atua há 25 anos no setor de comunicação visual e tem acompanhado de perto essa transição tecnológica. Com uma trajetória construída na prática, Gilmario atende hoje desde pequenas demandas, como impressão de banners e adesivos, até projetos de comunicação interna para grandes empresas — entre elas, a mineradora Vale.“Hoje consigo ajustar processos de produção para atender tanto o cliente que precisa de poucas unidades quanto empresas com grandes volumes e padrões rigorosos. A automação e os sistemas digitais nos permitem isso com mais rapidez e qualidade”, afirma.Gilmario incorporou ao seu negócio tecnologias como impressoras digitais a laser, ... |
Vistos “O” ganham ainda mais força após políticas |
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10h27m |
Negócios / A busca por vistos americanos tem apresentado crescimento contínuo, segundo dados divulgados pela Panrotas, a emissão total de vistos para os Estados Unidos aumentou 4,6% em agosto de 2024. Esse é o terceiro maior número do ano e o quarto maior da história.Para o advogado Eduardo Galvão, especialista em imigração, o crescimento da procura de visto, principalmente de 2024 para 2025, está relacionado ao cenário de maior exigência no controle migratório dos Estados Unidos e ao endurecimento regulatório sobre imigrantes imposto durante o governo Trump. “A procura pelo visto O, por exemplo, aumentou significativamente devido às políticas imigratórias mais rígidas, que levaram muitos imigrantes a buscar soluções mais rápidas e acessíveis para trabalhar legalmente nos Estados Unidos, sem precisar enfrentar os processos longos e custosos do green card", explica Galvão.Além disso, segundo ele, o visto O está alinhado à filosofia de imigração baseada em mérito, defendida pelo ex-presidente Trump durante sua campanha e mandato.“O visto O representa um benefício voltado para indivíduos qualificados, o que se encaixa exatamente na prioridade dada à imigração meritocrática no período”, acrescenta.Outro fator que impulsionou a busca pelo visto foi o aumento das ações de fiscalização promovidas pelo Immigration and Customs Enforcement (ICE). "O ICE intensificou operações em locais de trabalho, aumentou o número de prisões domiciliares e cancelou vistos, até mesmo de estudantes, por infrações consideradas leves, como multas de trânsito. Isso gerou uma sensação de vulnerabilidade muito maior entre os imigrantes", ... |
Adium anuncia Vegapali, novo injetável para esquizofrenia |
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10h16m |
Sociedade / A Adium, farmacêutica presente em 18 países da América Latina, anuncia o lançamento no Brasil do Vegapali (palmitato de paliperidona), um medicamento injetável mensal indicado para o tratamento da esquizofrenia e do transtorno esquizoafetivo. Com uma fórmula de liberação prolongada, a terapia chega ao mercado como alternativa para ampliar a adesão e melhorar os desfechos clínicos de pacientes que convivem com essa condição psiquiátrica crônica. A esquizofrenia é uma importante doença mental, caracterizada por distorções no pensamento, alucinações, delírios e déficits cognitivos, que impactam profundamente a vida social e funcional do paciente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 24 milhões de pessoas no mundo vivem com a doença — no Brasil, são aproximadamente 1,6 milhão de pessoas diagnosticadas. Trata-se de um dos transtornos psiquiátricos mais disfuncionais, responsável por cerca de 25% dos gastos totais em psiquiatria e com redução média de dez anos na expectativa de vida. A adesão ao tratamento ainda representa um dos maiores desafios no manejo da esquizofrenia: estima-se que 61% dos pacientes em terapia oral deixem de tomar a medicação. Essa baixa adesão está associada ao risco elevado de recaídas, hospitalizações frequentes e piora funcional, gerando impacto não só para os pacientes e famílias, mas também para os sistemas de saúde. Nesse contexto, o palmitato de paliperidona se apresenta como uma solução eficiente. Por ser injetável e aplicado apenas uma vez por mês, a terapia garante níveis estáveis no organismo, reduz flutua&cce... |
Bebidas sem álcool ganham espaço em bares e gôndolas |
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9h41m |
Negócios / O segmento de bebidas sem álcool vêm respondendo de forma dinâmica à tendência global de busca por mais saúde e bem-estar. Para suprir a demanda crescente, além de alternativas aos néctares e refrigerantes que atendem ao público abstêmio em busca de menos açúcar e conservantes, a indústria tem colocado no mercado uma série de novidades. São cervejas, vinhos, destilados e coqueteis não etílicos, que impulsionam as vendas.As bebidas alcoólicas seguem sendo um mercado trilionário. Neste ano, a expectativa é de que as vendas em todo o mundo alcancem US$ 1,7 trilhão, e sigam crescendo 2,46% ano, até 2029, de acordo com estudos da Statista. "Mas os jovens, preocupados com questões como saúde mental e bem estar, estão buscando um estilo de vida mais equilibrado, sem abrir mão de sabor e de hábitos arraigados de socialização", afirma Fabiano Zettel, sócio da Moriah Asset, veículo de investimento brasileiro especializado no segmento de saúde e bem-estar.No Brasil, assim como em países como os Estados Unidos, a Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, bebe menos e com menor frequência que gerações anteriores. É o que indicam diferentes estudos. O Relatório Covitel, de 2023, por exemplo, mostrou que o percentual de brasileiros entre 18 e 24 anos que consomem álcool três ou mais vezes por semana caiu de 10,7%, antes da pandemia, para 8,1%, em 2023. Outro levantamento, da Mind & Hearts, do grupo HSR Specialist Researchers, mais recente, indica que 36% da Geração Z bebe no máximo uma vez por mês, enquanto nas gerações Y e X o percentual cai para 32%.A moderação no consumo de álcool é uma tendência... |
Dove apresenta Bond Intense Repair no remake de Vale Tudo |
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9h35m |
Entretenimento / Sucesso nos anos 80, a novela Vale Tudo retornou à TV Globo com um remake, sendo um dos principais lançamentos em comemoração aos 60 anos da emissora. Para marcar esse momento, Dove se une à trama, que estreou em março, para apresentar a linha Dove Bond Intense Repair. A parceria amplia a presença da marca ao conversar com o grande público e insere a categoria de Haircare de Dove em um contexto de alta visibilidade cultural, com ativações estratégicas em product placement, merchandising e outros formatos crossmedia. Ao longo da novela, personagens como Solange Duprat, interpretada por Alice Wegmann, apresentarão ao público os produtos da linha, composta por cinco produtos: shampoo, condicionador, máscara de tratamento, creme leave-in com proteção térmica e Óleo + Sérum Bifásico. Com tecnologia patenteada Bio-Protein Care™ e Peptídeo Complex, a linha Dove Bond Intense Repair atua na reparação da fibra capilar ao nível molecular desde o primeiro uso, segundo a fabricante. Os produtos contam com 7% de Peptídeo Complex e uma fórmula de absorção rápida, com foco na reconstrução capilar, controle do frizz, redução das pontas duplas e intensificação do brilho.Como um dos patrocinadores da produção, a marca reforça sua visibilidade com a participação de Paolla Oliveira, embaixadora de Dove, que interpreta Heleninha, filha de Odete Roitman. “Essa iniciativa faz parte da estratégia da marca de se aproximar ainda mais da realidade do público, por meio de uma novela que marcou gerações e tem papel importante na história da televisão brasileira, por refletir as vivências de diferentes mulheres. Buscamos participar... |