RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO DE 2016 - Horário 9:47

Escola Fernão Gaivota comemora 10 anos de implantação do sistema Maple Bear de ensino bilíngue canadense
Varejo / Com mais de 35 anos de história, a Escola Fernão Gaivota – primeira instituição de ensino do bairro Alphaville – comemora os 10 anos de implantação da metodologia canadense de ensino bilíngue por meio do programa Maple Bear. Vanguardista, escola foi a primeira do Brasil a adotar as práticas que fazem da educação bilíngue canadense, uma educação de excelência.

Diferente do que ocorre em outras propostas bilíngues, nesse programa adotado pela Escola Fernão Gaivota desde 2006, a criança vivencia toda a rotina diária de atividades em inglês, seja, por exemplo, numa aula de oficina de artes ou em atividade com os colegas de sala, o que garante um período de imersão na língua bastante superior em detrimento de outras realidades o que torna o aprendizado natural.

Segundo Cidinha Rivetti, diretora pedagógica da Escola Fernão Gaivota, o método de ensino canadense foi escolhido entre os demais pelo fato de o país estar entre os primeiros no Índice de Desenvolvimento Humano do mundo, além de também ser modelo no processo educacional, principalmente por contar com a aprendizagem oficialmente bilíngue desde 1970. "Antes de trazer o método para nossa escola, toda a equipe pedagógica pesquisou e foi buscar o que de fato era mais eficiente na aprendizagem do aluno. O Canadá se especializou em realizar uma pesquisa para saber qual estratégia de ensino dava mais certo e foi constatado que o bilinguismo é muito eficaz", explica.

O presidente da Maple Bear Latin America, Andre Nudelman fez questão de parabenizar a primeira escola do Brasil a adotar o ensino bilíngue canadense. "Dez anos é somente o começo, diante do maravilhoso futuro de conquistas e realizações que temos pela frente. Um número importante, particularmente para quem escolhe medir o sucesso pelo tempo. Isso se chama legado, pois sabemos a enorme diferença que o ensino Maple Bear fez e fará na vida de milhares de crianças, transformando para melhor o futuro de nossa sociedade. Parabéns a todos da escola Fernão Gaivota que tanto empenham para oferecer aos nossos alunos um ensino de excelência", comenta.

Já a partir de 2 anos, sendo que até os 3 primeiros (Toddler, Nursery e Junior) as aulas são 100% em língua estrangeira, no caso o inglês. Dessa forma, os alunos serão fluentes em inglês e português ao terminarem o Year 1. Após este período, o português começa a ser inserido, ocupando 25% da carga horária, como alfabetização.

São 20 horas de língua inglesa por semana, o dobro do que outras escolas bilíngues trabalham. Além disso, todos os professores passam por uma avaliação criteriosa e seguem fazendo cursos para aplicar a metodologia.

Vale ressaltar, que não só o idioma é levado em conta na aprendizagem, mas os fatores que os levam o bilinguismo a trazer outros benefícios para as crianças, como melhor capacidade social e cognitiva, algo que lhes será útil pela vida toda. "Nossos alunos não estão apenas aprendendo um segundo idioma, mas estão adquirindo conceitos nas duas línguas. O propósito principal é levar a criança a pensar e a interagir no meio em que convive, a partir da imersão total na língua inglesa desde o primeiro ano de vida, de maneira natural, estimulante e lúdica", comenta Cidinha.

Importante lembrar, que as outras disciplinas, como matemática, ciências sociais e geografia, não ficam de fora do ensino, contudo é estudada primeiramente em inglês. O que aprende em português, a criança vai aprender também em inglês e somente no ensino fundamental o português passa para 50% do ensino.


A Escola Fernão Gaivota
A história da Escola Fernão Gaivota e a do bairro Alphaville caminham de mãos dadas, acompanhando a evolução e as transformações da sociedade e de seus moradores. Há mais de 35 anos, a escola vem criando uma história de dedicação e busca pela excelência no desenvolvimento de seus alunos.

Sua proposta é ir além de uma simples preparação para provas ou exames, mas formar um cidadão seguro, capaz de atuar em diferentes esferas sociais, o que é um de seus principais objetivos ao adotar o modelo construtivista. O espaço físico é amplo, ventilado e arborizado, o que estampa o quanto a escola preocupa-se com o desenvolvimento de seus alunos em todos os aspectos.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, a Escola Fernão Gaivota adota sistemas de ensino de excelência que completam sua proposta de valor. Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, a escola utiliza o programa de bilinguismo canadense Maple Bear. Do Fundamental II e Ensino Médio, entram em ação o sistema de Ensino Poliedro, que garante qualidade na preparação de jovens que buscam aprovação nas mais conceituadas universidades do país. Também são parceiros de excelência: Mind Lab, que se baseia na neurociência e traz a metodologia do Programa Menteinovadora; Lego Education, que proporciona aos alunos o método Aprender-Fazendo; Imagination Playground, conceito inovador de "brincar livremente"; e Google for Education, no qual a escola é qualificada no programa Google Apps for Education.

A Escola Fernão Gaivota está de portas abertas das 8h às 16h. Os pais podem agendar horários para visitas pelos telefones: 4153-0033 e 4153-0032. A escola fica no Largo da Igreja, 2, Alphaville, Santana de Parnaíba.

Website: http://www.fernaogaivota.com.br/home
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.