SEXTA-FEIRA, 21 DE JULHO DE 2017 - Horário 11:24
Diagnóstico rápido ajuda a combater microrganismos multirresistentes
Ciência & Saúde / Diagnóstico rápido ajuda a combater microrganismos resistentes
bioMérieux oferece gama de soluções que apoiam a decisão médica sobre a terapia mais adequada a cada paciente
SÃO PAULO, JULHO de 2017 – A Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou a resistência a antimicrobianos como uma grave ameaça global, devido à falta de novos antibióticos em desenvolvimento. Além disso, infecções causadas por patógenos resistentes a múltiplos medicamentos se tornaram intratáveis.
Diante deste cenário, torna-se urgente munir os profissionais de saúde de ferramentas de diagnóstico mais eficazes e cujos resultados rápidos ajudem a enfrentar este desafio todos os dias.
Segundo pesquisas internacionais, 50% dos antimicrobianos ministrados em hospitais são feitos de maneira inapropriada ou desnecessária; 30% de todos os pacientes hospitalizados recebem antibióticos em algum momento; o uso de antimicrobianos corresponde a aproximadamente 30% dos custos das farmácias hospitalares; seria possível economizar de 10% a 30% dos custos farmacêuticos com programas de uso racional de antimicrobianos nos hospitais.
Atenta a essas necessidades, a bioMérieux, líder mundial em diagnóstico in vitro, desenvolveu o conceito de Gerenciamento de Antimicrobiano Apoiado pelo Diagnóstico Rápido, que consiste em oferecer uma gama de soluções que visam auxiliar a equipe de gerenciamento das instituições de saúde (laboratórios clínicos, médicos, líderes de farmácia, comitê de prevenção de infecções) em quatro importantes etapas: 1) isolamento de patógenos; 2) identificação rápida dos microrganismos; 3) tendência e rastreabilidade das resistências; e 4) avaliação de respostas do hospedeiro.
Os principais benefícios de adotar este sistema consistem no apoio à decisão médica e no atendimento individualizado ao paciente, por meio da análise da gravidade, avaliação da terapia mais adequada, modificação da terapia oportunamente e suspensão precoce da terapia.
Um bom exemplo de ferramenta são os testes de diagnóstico rápido, que podem auxiliar a tomar a decisão certa para o tratamento com antibióticos. O Sistema FilmArray, da bioMérieux, é um equipamento capaz de detectar e diferenciar, em apenas uma hora, por meio de painéis, vírus, bactérias, protozoários e fungos que causam dezenas de doenças. Em muitos casos, os testes convencionais demoram 24 horas ou mais para fornecer as informações.
O equipamento está disponível no Brasil e possui o registro na Anvisa, assim como os painéis para detecção de doenças respiratórias ? entre elas o H1N1 ?, sepse, gastroenterites, encefalites e meningites.
Conheça algumas das tecnologias bioMérieux voltadas ao Gerenciamento de Antimicrobianos:
- Isolamento de Patógenos – BacT/ALERT 3D.
- Susceptibilidade e Identificação Rápida – Sistemas Film Array, VITEK MS e VITEK 2.
- Tendência e Rastreabilidade das Resistências – Sistemas VITEK 2, MYLA e K-Mic.
- Avaliação de Resposta do Hospedeiro – Sistemas Vidas B.R.A.H.M.S. PCT e Vidas 3.
Sobre a bioMérieux
Há mais de 50 anos no mercado, a bioMérieux é líder na área de diagnóstico in vitro. Em todo o mundo, a empresa tem o propósito de contribuir efetivamente com o desenvolvimento da saúde pública, fornecendo soluções (reagentes, equipamentos e softwares) que determinam a origem da doença e de contaminações de produtos industrializados a fim de melhorar a saúde do paciente e garantir segurança aos consumidores.
Fundada na França em 1963, a bioMérieux tem cerca de 5.800 colaboradores e está presente em mais de 150 países, por meio de 41 filiais e uma ampla rede de distribuidores. No Brasil, a bioMérieux possui o laboratório P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) situado no Rio de Janeiro, que foi inaugurado em 2009, e até 2014 a equipe teve como missão dar suporte à produção local da linha Imuno e desenvolver produtos de interesse para o grupo bioMérieux. No final de 2014, a visão do setor P&D da bioMérieux Brasil mudou para focar nas infecções tropicais e servir à estratégia local e global, a fim de responder às necessidades dos mercados emergentes e negligenciados.
A família Mérieux tem uma tradição ao longo de um século de compromisso na luta contra as doenças infecciosas. Marcel Mérieux, que trabalhou com Louis Pasteur e fundou o Instituto Mérieux, o Dr. Charles Mérieux, Alain Mérieux e Dr. Christophe Mérieux dedicaram suas vidas à biologia, com o objetivo de melhorar a saúde mundial.
____________________________________________________________
Mais informações:
Veropress Comunicação Corporativa – Assessoria de imprensa da bioMérieux
Thais Abrahão (thais@veropress.com.br) – (11) 9900-8402 / (11) 3061-2263 e Rosana Monteiro – (Rosana1@veropress.com.br) – (11) 3062-0843
Website: http://www.biomerieux.com.br