RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 21 DE JULHO DE 2017 - Horário 17:37

CEAP: Jovens buscam melhor qualificação para entrar no mercado de trabalho
Tecnologia / Aprender um idioma, ter noções de informática e acesso a um reforço das aulas regulares para melhorar a capacitação e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho são alguns dos maiores desejos de alunos de ensino médio residentes na região de Pedreira, no distrito de Cidade Ademar, a cerca de 30 km do Centro da capital paulista. As informações integram pesquisa realizada naquela área no primeiro trimestre deste ano e que ouviu 118 jovens a pedido do CEAP (Centro Educacional Assistencial Profissionalizante). O objetivo da instituição com o estudo é aliar o conteúdo programático dos cursos que oferece aos anseios dos jovens atendidos. Com mais de 30 anos de história, o CEAP oferece, anualmente, sete cursos gratuitos técnicos e profissionalizantes para quase 800 jovens com idades de 10 a 18 anos.

Aulas que explorem como organizar o currículo e se comportar em entrevistas de emprego, além de melhores noções de administração, são outras demandas de destaque apresentadas pelos jovens ouvidos no levantamento. "A pesquisa mostra a determinação desses jovens em ingressar no mercado de trabalho e nos indica como evoluir ainda mais na educação e no conhecimento para ajudá-los a concretizar esse objetivo", explica Carlos Henrique Lima, diretor do CEAP.

Os desejos escolares dos jovens coincidem com o que os pais alunos de escolas públicas consideram fundamental na formação de seus filhos: cursos de idiomas e atividades profissionalizantes visando o mercado de trabalho. Essas informações integram outra pesquisa, também realizada a pedido do CEAP no mesmo período, que ouviu os pais de alunos da rede pública e particular na região. O reforço escolar também é uma atividade considerada muito importante pelos entrevistados.

"As pesquisas demonstram o alinhamento nos desejos dos pais e alunos. Atividades que capacitem o jovem para o mercado de trabalho são a maior preocupação dos pais. Os alunos sabem que, ao mesmo tempo, que o domínio de um segundo idioma é essencial para acessar o mercado de trabalho", declara Lima.

Nesta segunda pesquisa, foram entrevistados 306 pais de alunos da região. Destes, 59% consideram um ambiente seguro como a maior a prioridade em uma escola. Quando o assunto é atividade complementar, o pódio das prioridades é formado por reforço escolar (47%), cursos de idiomas (45%) e cursos profissionalizantes (44%). A pesquisa feita com 118 alunos revela resultados semelhantes: 95% consideram importante cursos de idiomas. Informática (91%) e aulas de reforço escolar (88%) completam as três primeiras posições.

Sobre o CEAP
O CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, fundado em 1985, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que funciona no modelo de uma escola profissionalizante gratuita, e oferece anualmente cursos técnicos, profissionalizantes e de complementação escolar, para 800 jovens entre 10 e 18 anos matriculados no ensino regular. Além da formação técnica-profissional, o CEAP preocupa-se com a Formação Humana dos atendidos. Desenvolvendo ao longo desses 32 anos uma metodologia educacional que engloba a educação personalizada e a participação da família no processo educativo dos jovens.

Atualmente, a organização possui uma área de 23 mil metros quadrados e está inserida em uma comunidade na zona sul de São Paulo, no bairro de Pedreira, que pertence ao distrito de Cidade Ademar. Este possui 249 mil habitantes e ocupa a 81º posição no IDH entre os 96 distritos da cidade de São Paulo, segundo o IBGE.

Ao longo da sua história o CEAP já atendeu mais de 6 mil jovens e suas famílias. Toda a iniciativa desenvolvida tem como objetivo levar para os jovens beneficiados uma "Educação Além da Educação", lema da organização.

Website: http://www.pedreira.org/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.