RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2017 - Horário 12:25

Workshop sobre Indústria 4.0 e IoT é destaque em Joinville
Indústrias / As empresas que desejam aumentar a produtividade não podem mais ignorar as revoluções que estão ocorrendo por meio da chamada Internet Industrial. As indústrias que não souberem lidar com o volume de informações gerado pelas novas formas de produção e processos, a partir do uso de Sistemas de Gestão Empresarial (ERP), terão dificuldades em ter e manter vantagens competitivas tão necessárias nos dias de hoje.

Esse é o resumo do Workshop: Sabe o que muda com a chegada da Indústria 4.0?, organizado pela Prosyst | Sistemas de Gestão Empresarial, em 6 e 7 de julho de 2017, na Associação Empresarial de Joinville (Acij). O evento reuniu 140 pessoas nesses dois dias e discutiu sobre a era da Internet Industrial e seus impactos nas empresas brasileiras.

Entre os palestrantes estavam Ricardo Gonçalves, diretor de negócios na Pollux, Ivan Hudler, diretor na Prosyst, Edna Schmitt, gestora comercial na Prosyst, Rafael Mafra, gestor de PCP na Bühler, Ozéias Tavares, gestor Manufatura na Norte Ferramentaria, Viviani Crescêncio, consultoria na GTF Ferramentaria e Jônatas Hudler, diretor de tecnologia na Prosyst.


"A Indústria 4.0 já é realidade"

O diretor da Prosyst, Ivan Hudler, foi o primeiro palestrante e apresentou o tema aos convidados. Ele abordou os conceitos da Indústria 4.0, trazendo dados históricos e exemplos práticos de como a Internet Industrial já está impactando na forma de atuação das indústrias.

Segundo Hudler, essa nova Revolução Industrial já é realidade no mundo e está mudando o jeito de se produzir. "A chamada Indústria 4.0 é parte integrante da Internet das Coisas (IoT). Os processos nas empresas devem estar interligados aos sistemas de informação, em tempo real, permitindo tomada de decisões e ajustes nos processos num tempo muito curto", destacou.


"Momento para pensar em novos modelos de negócios"

Ricardo Gonçalves, diretor de negócios na Pollux, abordou o tema "O que é Indústria 4.0?". Ele trouxe cases práticos de empresas que implantaram sistemas 4.0 e elencou as vantagens e benefícios de quem largou na frente.

"A Internet das Coisas permite pensar em novos modelos de negócios que irão resultar no aumento da produtividade e da vantagem competitiva", afirmou.

Ricardo Gonçalves também trouxe em sua fala mitos e verdades sobre a Internet Industrial. Entre esses pontos, ele desmistificou a tese de que a implantação é cara, e reforçou que "não se pode mais ignorar os sistemas de gestão e softwares robustos".


Manutenção preditiva para reduzir custos

O Workshop: Sabe o que muda com a chegada da Indústria 4.0? corroborou com a tendência cada vez maior de que as empresas precisam se planejar e prever problemas para reduzir custos e aumentar o faturamento.

Um exemplo é a chamada manutenção preditiva. Ela se destaca pelo acompanhamento regular de equipamentos e máquinas por meio de dados coletados em inspeções e sistemas de gestão. Essa supervisão técnica possibilita eliminar desmontagens desnecessárias, impedir o aumento de falhas, ampliar o desempenho de aparelho e das linhas de produção.


Business intelligence: No que um BI pode colaborar?

Jônatas Hudler, diretor de tecnologia na Prosyst, trouxe para o Workshop o tema "No que um Business Intelligence (BI) pode colaborar?" O BI é uma estratégia fundamental para as indústrias, pois o mercado atual exige dos empresários, líderes e gestores rápida tomada de decisão.

Esses profissionais precisam ter acesso a informações estratégicas de imediato, em tempo real e sem depender de técnicos ou de terceiros.

De acordo com Alexandre Saldo, da FGM Produtos Odontológicos, de Joinville, "o acompanhamento em tempo real é uma necessidade que está se tornando possível com a parceria da Prosyst, e acredito que o software nexBI atende às necessidades da FGM".


Internet Industrial vai se fortalecer nos próximos anos

A estimativa da Associação Brasileira de Internet Industrial (Abii), fundada em Joinville para fortalecer a discussão nacional sobre produtividade e inovação dos meios de produção, é de que nos próximos cinco anos 50 bilhões de novos dispositivos estarão conectados à rede no mundo.

Assim, os debates, capacitações e alterações na forma de como as empresas vão produzir e se relacionar vão crescer cada vez mais.

Segundo Renato Krieger, diretor da Plastibras Indústria de Plásticos, também de Joinville, o Workshop sobre Indústria 4.0 foi uma excelente oportunidade para se ampliar os conhecimentos e para nortear as estratégias empresariais. "Momentos como esses também nos tiram da zona de conforto. Foi colocado "um tubarão no nosso tanque". Parabéns pelo evento", disse o empresário.

Quer saber mais sobre Indústria 4.0 e Internet das Coisas? Converse com a Prosyst e veja como a empresa pode lhe ajudar.
Website: http://www.prosyst.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.