RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2017 - Horário 17:05

Casa serrana privilegia formas orgânicas e naturais
Estilo de Vida / A paisagem do Vale dos Vinhedos (RS) invade e inspira cada ambiente desta casa de 406 m². O projeto acompanha todas as nuances da Serra Gaúcha – tendo como ponto de partida o desnível natural do terreno. Assinada pela arquiteta Valéria Bertolini, a residência valoriza o conceito de bem morar com sofisticação e praticidade.

O aconchego pontua todos os espaços. Além disso, a profissional optou por ambientes integrados, que priorizassem a funcionalidade e a flexibilidade. Com espaços amplos e um pé direito de 3,20 metros, Valéria racionalizou o uso do mobiliário favorecendo a circulação dos moradores.

Usando a geografia a favor da obra, foram projetados 10 ambientes distribuídos em dois andares. O primeiro desafio foi promover o acesso ao nível da rua, deixando a garagem e o salão de festas no pavimento inferior, que se comunica com a piscina. As áreas de permanência foram posicionadas ao norte para aproveitar a posição solar.

A iluminação, aliás, é um dos pontos de destaque do projeto. Em evidência, a luz natural deixa a mostra o visual exuberante dos parreirais do Vale dos Vinhedos – famosos nacionalmente pela produção de ótimos vinhos. A arquiteta ainda optou por iluminação indireta periférica com mangueiras de LED acima do gesso, sancas com rasgos iluminados e luzes pontuais sobre mesas e espaços de trabalho.

Formas orgânicas

Ao mesmo tempo em que privilegia o clima serrano, este projeto também traduz modernidade através de volumes e formas orgânicas. O gradil metálico chama a atenção logo na entrada do imóvel. Internamente, funciona como um bloqueador do sol, produzindo sombras no piso.
A tendência orgânica e natural aparece ainda na aplicação de madeira e pedra, que remetem à natureza e conferem o aconchego e o conforto buscados pelos clientes. No quesito praticidade os materiais escolhidos facilitam a manutenção, como o uso de revestimentos impermeáveis na fachada e piso seguro e de fácil limpeza. "Externamente optou-se pelo revestimento Fergus Ferrugem Roca e internamente porcelanatos com padrões cimento, madeirado e travertino", conta a arquiteta.
São esses mesmos tons neutros e naturais, como travertino e basalto, que permeiam a decoração da casa. Também há soluções sustentáveis: a calefação pelo piso, por exemplo, se dá através da água aquecida por caldeira a pallets – considerado um combustível limpo e menos poluente.

Mobiliário em destaque

Além de valorizar a circulação, o mobiliário planejado da Evviva Bertolini atende, de forma personalizada, às necessidades dos usuários. Para cozinha foi escolhida a nova Linha INO da marca – primeira do Brasil com portas e tamponamentos em aço inox –, traduzindo a tecnologia e a modernidade presentes em todo interior. No home theater, a madeira e o preto geram um contraste com os tons neutros do espaço.
Já a suíte do casal utiliza dois padrões contrastantes e neutros da Evviva – conceitos que são rompidos pelo uso de cores quentes nas roupas de cama e tapeçarias. O banho do casal também merece destaque, pois privilegia a leveza e o conforto. O uso do branco reforça essas premissas e agrega amplitude.

Quem assina o projeto:
Arquiteta Valéria Bertolini
www.valeriabertolini.com.br


Lista de fornecedores:
Evviva Bertolini
Palatium Engenharia
Benvenutti Móveis e Decorações
Planejarte Móveis
Costaneira
Lazza Design
Zilá Espaço de Arte
Center Luz Iluminação
Porto dos Sonhos
Marmoraria Bussolotto
Slimstone
Trevizzo Esquadrias
Multiaquecimento
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.