RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2017 - Horário 11:36

Facilitar a interação e agregar valor ao associado é a nova meta da Abrasca
Economia / Criar uma plataforma eletrônica para agilizar o fluxo interno de informações e, sobretudo, facilitar o dia a dia das associadas na interação com a entidade – como a participação remota em reuniões das Comissões Técnicas – é uma das novidades propostas pela diretoria da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) para o próximo triênio. Reunido ordinariamente, o Conselho Diretor aprovou o plano que prevê descentralização e entrega de mais serviços às companhias abertas.

Participando de mais de vinte colegiados do mercado de capitais, a Abrasca (reúne mais de 200 associadas, representando 84% do valor das companhias listadas em Bolsa) está totalmente imersa na busca de soluções que visem à melhoria da legislação e integração de processos para o fortalecimento das companhias e instituições brasileiras. As soluções tecnológicas para o novo ambiente de negócios, com base na norma europeia, é um desses aspectos, por exemplo. Assim, a Associação fará evento específico sobre o MiFID II proximamente. "É preciso que estejamos todos alinhados com a dinâmica do mercado de capitais nacional e internacional", pontuou Eduardo Lucano, presidente executivo.

Após a apresentação da Diretoria houve manifestação da Comec (Comissão do Mercado de Capitais), da Cojur (Comissão Jurídica) e da Canc (Comissão de Auditoria e Normas Contábeis), elegendo as prioridades setoriais tais como melhorias no PERT (Programa Especial de Regularização Tributária) e no Formulário de Referência, bem como a uniformização dos formulários de ICMS, hoje diferentes nos vários estados brasileiros.
Sobre o Formulário de Referência, Alfried Plöger, presidente do Conselho, comentou: "Já reduzimos o volume das Notas Explicativas, mas é preciso avançar mais, uma vez que existem muitas informações em duplicidade ainda se juntarmos este formulário, mais o Parecer do Auditor, os ITR´s, o IAN etc..." Com o que Eduardo Lucano concordou e acrescentou: "A redundância só piora a qualidade da informação".

A separação do Conselho e Diretoria Executiva, aprovada na reunião anterior do Conselho Diretor da Abrasca, é outro ponto que vem sendo ressaltado, no sentido de desonerar os executivos que colaboram voluntariamente com a associação dedicando tempo e deslocamentos frequentes. "A partir da criação do Núcleo de Inteligência Técnica, minimizando tempo e maximizando participação, todos sairão ganhando", frisou Lucano, que agora trabalha pela implantação da plataforma eletrônica. "É fundamental oferecermos os melhores serviços para as companhias abertas, como é a tônica da Abrasca nos seus mais de 40 anos de atuação", finalizou Plöger.



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