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SEXTA-FEIRA, 10 DE NOVEMBRO DE 2017 - Horário 15:51

Epson e VisualFarm se unem para transformar a região da Santa Cecilia em uma galeria de arte projetada
Arte e Entretenimento / O centro de São Paulo vai se tornar em uma grande galeria de arte projetada durante as noites do mês de novembro. Criado pela VisualFarm e patrocinado pela Epson, o Festival Chave do Centro vai transformar edifícios do bairro Santa Cecilia, em São Paulo, em verdadeiras telas para intervenções artísticas que serão projetadas sete dias por semana, transformando a paisagem de um dos bairros mais populares e boêmios da capital paulistana.

Participam do evento quatro artistas. A paranaense Roberta Carvalho terá seu trabalho exposto na Avenida Angélica, 177. Na fachada do edifício, ela vai fazer uma projeção mapeada chamada Mimetismo, definida como uma ecoadaptação em que a figura humana será tomada por elementos vegetais e vice-versa, tendo como tela para essa transformação a arquitetura da cidade. O prédio da Alameda Nothman, 1.020, vai receber a arte da fotografia de Felipe Morozini. Segundo ele, a projeção exalta realidades paralelas apresentando, de forma surrealista, o deslocamento da paisagem – são fotos do cotidiano integradas ao urbanismo da cidade.

Leandro Mendes, conhecido também como VJ Vigas, define sua projeção mapeada como formas, volumes, perspectivas e ilusão de ótica, por meio dos quais propõe uma reflexão do contexto urbano da cidade. Seu trabalho poderá ser conferido na avenida São João, 1.901. E na Rua Jaguaribe, 25, o artista Alexis Anastasiou, idealizador do Festival Chave do Centro e autor do livro Mappingfesto, vai apresentar A imagem que transforma a arquitetura, no qual sugere uma nova noção do que é a rua, por meio de desenhos feitos por crianças e adolescentes que moram na região.

"Este formato é pioneiro e, pela primeira vez no Brasil, testa-se a ideia de diversas projeções de longa duração em um mesmo espaço público e se faz o uso da tecnologia a laser", explica Anastasiou. A proposta é a materialização do livro Mappingfesto, recém-lançado pelo artista para defender intervenções visuais permanentes em prédios novos e antigos, como forma de interagir com o espaço urbano e influenciar a arquitetura. Para o artista, o objetivo do projeto é "repovoar o centro da capital paulista, tornando a região um polo cultural e artístico".

"Nós acreditamos que o Video Mapping é uma ferramenta que traz possibilidades infinitas, seja aplicada em espetáculos audiovisuais, como complementação à arquitetura ou, como neste caso, em intervenções artísticas" afirmou Simone Camargo, Diretora de Marketing da Epson. "Esperamos que o Festival Chave do Centro contribua para que as pessoas interajam cada vez mais com uma área tão importante da cidade de São Paulo, criando uma experiência inesquecível a céu aberto."

Ao todo serão usados 4 projetores Epson Laser Pro L25000U, cada um com 25.000 Lumens, com tecnologias 3LCD da Epson e 4k Enhancement. Entre as características dos projetores está o bloco óptico 100% blindado, que protege a fonte de luz e os painéis 3LCD de qualquer dano que possa afetar o brilho ou uniformidade de cor.

Para mais informações sobre a Epson, acesse www.epson.com.br.

Sobre a Epson
A Epson do Brasil é subsidiária do grupo japonês Seiko-Epson Corporation, líder mundial em produtos de imagem e alta precisão. O grupo possui mais de 75 mil colaboradores em 97 empresas localizadas em todo o mundo. Por conta de suas tecnologias proprietárias, mundialmente, está entre as 10 companhias que mais registram patentes.

No Brasil, a Epson iniciou suas operações em 1982, em 1997 inaugurou sua fábrica em Barueri (Grande São Paulo), ocupando uma área de 19 mil m², certificada internacionalmente pela ISO 14001 e em 2014 ampliou a produção de produtos no Brasil, instalando uma fábrica no Polo Industrial de Manaus.

Pioneira no desenvolvimento de impressoras tanque de tinta comercializadas sob a marca EcoTank; a subsidiária brasileira tem como estratégia fortalecer também sua atuação no mercado B2B, por meio de seus produtos profissionais, entre eles, vídeo projetores, impressoras de grande formato, scanners, rotuladoras, mini-impressoras para automação comercial e robôs para automação industrial, além de projetos especiais para aeroportos e área têxtil.

Relações com a imprensa – Epson:
Simone Camargo simonecamargo@epson.com.br
Equipe de Atendimento da Epson na Burson-Marsteller:
Thiago Dias (11) 3094-2293 thiago.dias@bm.com

Sobre a Visualfarm

Fundada em 2003, por Alexis Anastasiou, reconhecido como o primeiro VJ do Brasil, a Visualfarm é um produtora especializada em conteúdos visuais e projeções. Criadora do Vídeo Guerrilha, desenvolve projetos visuais para as áreas de marketing e eventos, além de produzir espetáculos e intervenções autorais.
Pioneira na produção de megaprojeções, a Visualfarm trabalha com diversos formatos, dividindo-se em mapping indoor, com soluções visuais como ambientes imersivos, cenografia projetiva, vídeo cenário ou pintura de luz; mapping outdoor, com mapping arquitetônico 3D, projeção monumental; e criação de imagens, com motion design 3D, vinhetas, knetic, grafite virtual e vídeos.

A produtora atua nos segmentos corporativo, de cultura e entretenimento, educação, publicidade e promoção e é detentora das mais avançadas tecnologias em criações projetivas, além de produzir outras soluções audiovisuais como vinhetas e espetáculos e eventos com seu time de VJs.

A Visualfarm venceu em maio de 2011 a categoria Uso Mais Inovador em tecnologia de audiovisual para evento externo do tradicional prêmio norte-americano InfoComm/LSA, pela campanha "O Maior Abraço do Mundo", promovida pelo Conselho Nacional do SESI.
A projeção no Cristo Redentor ganhou também medalha de prata concedida pelo Clio Awards, na categoria Inovate Media, foi premiada no New York Festivals International Advertising, nas categorias video projections e place based media e recebeu o Leão de Bronze no Festival Internacional de Criatividade de Cannes.
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