RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 15 DE JULHO DE 2015 - Horário 17:12

Procura pela formação em coaching cresceu 300% nos últimos 4 anos
Negócio / A procura pela formação em coaching cresceu 300% nos últimos quatro anos no Brasil. A informação foi revelada pelo presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, em entrevista para matéria de capa da edição de julho da revista Infomoney. Ele ainda destacou que são as empresas (60%) quem mais buscam o apoio na metodologia do coaching. A procura dos próprios profissionais responde por 40% da demanda.

A SLAC já foi responsável pela formação de mais de 22 mil coaches, incluindo presidentes, executivos, gerentes e diretores de corporações nacionais e multinacionais. A partir desta experiência, Sulivan França, afirmou que a profissão é bem recebida dentro do mercado, que verificou a efetividade da metodologia. De acordo com o presidente da SLAC, a carreira é buscada, sobretudo, por profissionais em processo de transição de carreira. O atual cenário da economia brasileira também está favorecendo a alta procura pelos cursos de coaching.

"O panorama de que temos hoje abre um espaço ideal para o investimento no coaching. Com o enxugamento dos empregos, você poder abrir seu próprio negócio com um investimento justo e que te dará retorno em curto prazo é algo essencial", avaliou Sulivan França à Infomoney.

Por ser um processo ainda recente, o coaching costuma ser confundido com outras especialidades e o presidente da SLAC destacou as diferenças entre coach, psicólogo, terapeuta, conselheiro, mentor ou consultor. A terapia explora experiências passadas para cuidar de transtornos emocionais e comportamentais ao passo que o coaching é focado no presente.

Já a consultoria dirá ao cliente o que ele deverá fazer para atingir o objetivo. No coaching, o coachee é estimulado a encontrar as próprias respostas e o caminho a ser traçado. O mentoring, apesar de tratar do futuro, apresenta as respostas, ao contrário do coaching, em que a resposta está no coachee.

A reportagem ainda destacou o pioneirismo e metodologia exclusiva adotada pela SLAC, a primeira instituição a receber reconhecimento e efetuar parceria com o Institute of Coaching Professional Association (ICPA), filiado a Harvard Medical School. Sulivan França destacou que a parceria permite que a SLAC ofereça a seus membros e clientes corporativos o que há de mais avançado em pesquisas sobre comportamento humano, liderança, performance, gestão de equipes e coaching.

A SLAC também recebeu, em 2007, reconhecimento do programa da ONU voltado a garantir a educação executiva responsável, o PRME (Principle of Responsible of Management Education).
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.