RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 7 DE MARÇO DE 2018 - Horário 13:37

Aula Aberta - O uso da tecnologia na gestão de acervos culturais de museus na era da hiperconexão
Tecnologia / A aula aberta pretende refletir sobre as novas competências, as estratégias, as ferramentas tecnológicas e a interoperabilidade de seus sistemas podem proporcionar para o as atividades museológicas e em seus acervos culturais na era da hiperconexão.

Para essa reflexão o curso de pós-graduação em Gestão de Acervos Museológicos reuniu em uma mesa Gabriel Moore Frell Bevilacqua, vice-presidente do Comitê Internacional de Documentação do Conselho Internacional de Museus (CIDOC-ICOM), e Juliana Monteiro, membro do Comitê para Desenvolvimento das Coleções e do Comitê de Documentação (ICOM), para apresentarem algumas ideias.

A aula aberta é dirigida a todos os interessados em cultura e tecnologia, mas principalmente aos profissionais com graduação de nível superior que atuam ou que pretendem atuar em áreas relacionadas com Museus, patrimônio museal e instituições de memória.

Quem são os palestrantes

Gabriel Moore Forell Bevilacqua

Graduado em história e mestre em história social pela Universidade de São Paulo. Cursou o Modern Archives Institute no National Archives and Records Administration (EUA) e é especialista em organização de arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Coordenou o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 2008 e 2014 e foi professor assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense entre 2014 e 2016. Atualmente trabalha no Instituto Moreira Salles como gestor de acervos. Também atuou como consultor em projetos envolvendo acervos no MASP, Fundação Bienal de São Paulo, Museu do Futebol, Museu do Café, Fundação Nemirovsky, Museu Afro Brasil e Centro de Memória do Circo, dentre outros. Participou da diretoria da Associação de Arquivistas de São Paulo entre 2010 e 2016. É membro do conselho curatorial do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) e da comissão científica e editorial da coleção Gestão e Documentação de Acervos: textos de referência. É vice-presidente do Comitê Internacional de Documentação do Conselho Internacional de Museus (CIDOC-ICOM).?

Juliana Monteiro

Graduada em museologia pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e mestra em ciência da informação pela Universidade de São Paulo. Coordenou o Museu da Energia de São Paulo entre 2007 e 2008 e, posteriormente, foi assistente técnica de coordenação da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico/Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo entre 2008 e 2015. Coordenou o Núcleo de Preservação do Museu da Imigração de São Paulo entre 2015 e 2016. Desde 2016 é consultora freelancer, trabalhando com projetos de elaboração de vocabulários controlados, organização de coleções e também de implantação de softwares de gestão de coleções culturais, em colaboração com a empresa portuguesa Sistemas do Futuro. Desde 2016 também é coordenadora voluntária de projetos culturais do grupo Wiki Educação Brasil. É membro do Comitê para Desenvolvimento das Coleções e do Comitê de Documentação, ambos do ICOM.

Serviço

Aula Aberta: O Museu na era da Hiperconexão: desafios na gestão de acervos e do conhecimento
Palestrantes: Gabriel Moore Forell Bevilacqua e Juliana Monteiro
Data: 8 de março de 2018
Horário: 19h
Local: Auditório do Campus FESPSP - rua General Jardim, 522 - Vila Buarque - São Paulo - SP
Aberto a todos os interessados.

Website: http://www.fespsp.org.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.