RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 8 DE MARÇO DE 2018 - Horário 10:26

US$ 47 bilhões e 16% a mais de receita: chatbots voltam à cena no SXSW
Tecnologia / O mercado de chatbots, que segundo a IDC faz parte de um setor que movimentará mais de US$ 47 bilhões até 2020, e, de acordo com levantamento da Tata Consultancy Services, elevará em até 16% a receita de companhias que os utilizarem, em relação aquelas que não o fizerem, atrai cada vez mais atenções globais.

A tecnologia, uma das principais inovações em atendimento e interação com o cliente, promete ganhar espaço com muita pressa. Conforme o Gartner, mais de 3 milhões de trabalhadores no mundo serão liderados por chefes robôs nos próximos anos. Já a Mindbowser destaca que 75% das empresas está neste momento projetando ou adotando chatbots para seus negócios.

Tanta movimentação faz deste segmento um dos pilares da digitalização e da Inteligência Artificial (IA), integrantes do Top 3 nas tendências tecnológicas apontadas pelo Gartner para 2018. E atrai olhares do mundo todo, como exemplifica o espaço dado ao setor por um dos maiores festivais de inovação, tecnologia, arte e cultura do mundo, o SXSW - South by SouthWest, que ocorre de 09 a 18 de março em Austin, Texas.

Um dos expoentes dos chatbots no evento, a brasileira Qualitor, especializada em software e serviços para gestão de atendimento, apresenta sua spin-off Intelichat, plataforma de criação de chatbots sem programação que será lançada oficialmente este mês.

Conforme o diretor de Desenvolvimento e Tecnologia da Qualitor, Juliano Statdlober. A expectativa é colher feedbacks de um púbico variado, aproveitando o ambiente diverso do evento, e ainda "estabelecer relacionamentos que possam futuramente culminar em parcerias de representação e treinamento internacionais para o produto".

Qualitor e Intelichat participam do espaço Tradeshow do SXSW, exposição do evento destinada a produtos e serviços inovadores e multisetoriais, por meio da delegação brasileira organizada pela APEX - Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos. A empresa é uma das 15 brasileiras selecionadas para integrar a categoria Trade Up.

Ao todo, a delegação da APEX conta com 77 companhias nacionais, que participarão de reuniões de negócios, visitas técnicas e ações de networking ao longo do festival.

Raiz do Intelichat, os bots serão um dos assuntos em voga no SXSW este ano, que tratará da inteligência artificial e do machine learning em diversas programações. Outros temas da edição deste ano serão convergência, realidade virtual, blockchain, empoderamento, inclusão e ativismo por meio da economia criativa, startups na era das Big Four (Amazon, Apple, Google e Facebook), entre outros assuntos relacionados à arte e cidadania.

"O Intelichat é uma solução by Qualitor que possibilita a toda pessoa ou empresa criar chatbots personalizados, sem a necessidade de qualquer conhecimento em programação, contendo tecnologia embarcada de APIs e conectores necessários para integração a aplicações pré-existentes", detalha Statdlober. "É voltado a quem precisa criar assistentes virtuais para garantir resposta instantânea a contatos de seus clientes em esquema 24x7x365, podendo ser utilizado, por exemplo, para departamentos de RH realizarem pré-entrevistas de recrutamento e seleção, para atividades de pesquisa e coleta de dados, para automatização de publicações interativas, entre dezenas de outras aplicações", completa.

Segundo Donald Reis, diretor da Qualitor, com o Intelichat é possível construir chatbots seguindo um desenho de fluxo pré-estabelecido, o que torna fácil e ágil o desenvolvimento do recurso desejado. Isso inclui funcionalidades como questões de múltipla escolha com opção de imagens ilustrativas, exibição de informações para os mais diversos fins (incluindo links externos), coleta de dados de clientes, prospects, colaboradores, parceiros, fornecedores e demais públicos com diversas opções de validação, além de suporte a avaliações e pesquisas com pontuação e tabulações.

"É uma plataforma permeada pelas novas tendências e tecnologias. Desde o encaminhamento de atendimentos do chatbot para apoio humano via messenger integrado, até a integração com bancos de dados e outros sistemas externos também são atributos disponíveis no Intellichat", finaliza Statdlober.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.