RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 8 DE MARÇO DE 2018 - Horário 13:25

São elas quem batem o martelo: o girl power chega ao mercado de leilões
Economia / Responsáveis pelas principais decisões familiares não é de se estranhar que no mercado de imóveis as mulheres ganhem cada vez mais força. Dentre as modalidades que mais crescem, os leilões têm tido destaque pelos valores atraentes - em média 60% abaixo do praticado no mercado - e pela possibilidade da compra remota, com a modalidade on-line. E o público feminino tem marcado sua presença: só em 2017 mais de 20% dos arremates foram feitos por mulheres, segundo levantamento da Zukerman Leilões, o que representa um aumento de 40% em relação ao ano anterior.

É fato que a opinião feminina tem grande peso no momento de aquisição ou venda de uma propriedade, embora muitas vezes o processo seja realizado e finalizado pelo homem, seja marido ou algum outro parente. Porém, esse cenário está mudando. Hoje as mulheres têm uma participação mais ativa nos momentos decisórios, seja na busca por informações sobre o imóvel - como acontece a visitação -, seja para ter mais conhecimento sobre as etapas e vantagens de um leilão.

No mercado imobiliário, esse movimento não acontece só no Brasil. Estudo recente mostra que as australianas, por exemplo, estão na frente dos homens no que diz respeito ao planejamento de compra, venda e renovação de contratos de imóveis. Esse tipo de mudança é consequência de diversos fatores, e em grande parte são as próprias empresas vendedoras que passaram a considerar um público consumidor mais diverso nos últimos anos, o que inclui a figura feminina como protagonista nas decisões de compras.

No mercado leiloeiro, a representatividade avança mais e mais. Na posição de destaque, o leiloeiro é o responsável por organizar os lances para cada lote ofertado e verificar quem levará a propriedade em questão. E nas principais organizações de leilões de imóveis, já existem mulheres como leiloeiras oficiais, algumas com décadas de experiência, conquistando espaço em um mercado predominantemente masculino. E são elas, mais empoderadas e independentes do que nunca, que agora batem o martelo no fechamento dos negócios, seja na posição de compradora seja na de leiloeira.

*Rafaela Yamashita é Gerente de Marketing da Zukerman Leilões, empresa referência em leilões imobiliários, que conta com uma equipe em que 65% dos colaboradores são mulheres, como a leiloeira oficial Dora Plat com mais de 27 anos de mercado. https://www.zukerman.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.