Tecnologia /
As empresas panamenha de telefonia móvel lançou hoje uma série de
iniciativas com a campanha We Care, apoiada pela GSMA na América Latina,
a fim de promover a ação local em alcançar as Metas de Desenvolvimento
Sustentável das Nações Unidas (SDGs). As operadoras de telefonia móvel
Claro, Digicel e Telefónica Movistar assinaram a Carta de Conectividade
Humanitária da GSMA a fim de fortalecer a resposta a desastres naturais,
sendo que as operadoras também irão trabalhar em conjunto para avançar
na igualdade de gênero e capacitar mulheres. A campanha We Care Panamá
foi divulgada hoje na Reunião Plenária da GSMA na América Latina Nº 46,
que irá reunir os principais diretores executivos da região,
reguladores, executivos e especialistas de todo o amplo ecossistema de
tecnologia.
"Para alcançar as SDGs, é necessário aproveitar todas as vantagens do
poder de transformação da tecnologia móvel", disse Sebastián Cabello,
Diretor da GSMA na América Latina. "A indústria de telefonia móvel está
comprometida em alcançar as SDGs e mediante iniciativas como a We Care,
as operadoras de telefonia móvel do Panamá estão impactando
positivamente os cidadãos a nível local enquanto que contribuem com as
ambições da agenda global 2030."
Apoio à Resposta Humanitária
Dando suporte às SDGs 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 11
(Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 13 (Ação Climática), a Carta de
Conectividade Humanitária da GSMA delineia três princípios
compartilhados de comprometimento com foco em:
-
Aumentar a coordenação dentro e entre as operadoras de redes de
telefonia móvel antes, durante e após um desastre;
-
Escalar e padronizar a preparação e atividades de resposta em toda a
indústria a fim de permitir uma reação mais previsível; e
-
Reforçar as parcerias entre a indústria de telefonia móvel, governos e
setores humanitários.
Com este lançamento, Claro, Digicel e Telefónica Movistar unem 147
operadoras de telefonia móvel em 106 países que já se comprometeram com
a Carta.
Promoção da Igualdade de Gênero
Na segunda iniciativa da campanha We Care, as operadoras de telefonia
móvel do Panamá se comprometeram em contribuir com a SDG 5 (Igualdade de
Gênero) ao:
-
Incorporar a perspectiva de gênero nos mais altos níveis de liderança
e analisar internamente o "teto de vidro" que limita com frequência o
avanço das carreiras de mulheres no mundo corporativo;
-
Alavancar as redes sociais, sites e canais institucionais para
aumentar a consciência de ações concebidas para prevenir a violência
contra mulheres; e
-
Contribuir com a experiência da indústria de telefonia móvel no Panamá
para o diálogo da Women 20 (W20) para ajudar a fechar a lacuna digital
de gênero em uma base mundial.
Como uma Série de Tópicos da W20, a GSMA irá ajudar a conduzir o debate
no período prévio ao encontro de cúpula G20 Argentina 2018 que irá
ocorrer em Buenos Aires, de 30 de novembro a 1º de dezembro de 2018.
Este inclui fóruns de criação para diálogos com organizações
internacionais e especialistas a fim de ajudar a redigir as
recomendações da W20 e influenciar grupos de tomadas de decisão no G20
com o fim de realizar políticas direcionadas à igualdade de gênero.
Alcançar a igualdade por meio da inclusão digital é um dos quatro
objetivos estratégicos da W20, ao lado da inclusão no trabalho, inclusão
financeira e desenvolvimento rural.
"A Claro Panamá e o grupo América Móvil, em conjunto com a Fundação
Carlos Slim, acreditam que com o acesso às tecnologias de informação,
podemos disponibilizar novas ferramentas, como as plataformas gratuitas
Aprende.org e Capacítate para el Empleo. Ambas podem ter um
impacto positivo em mulheres que as utilizam, contribuindo para seu
desenvolvimento professional e acadêmico, e permitindo às mesmas
participar ativamente no crescimento econômico e social do país", disse
Oscar Borda, Diretor Geral da Claro Panamá.
"O investimento recente em tecnologia LTE no Panamá irá possibilitar o
acesso à Internet em zonas rurais ou remotas onde não houve antes uma
conexão rápida à Internet, ajudando a reduzir a exclusão digital. Uma
vez que a lacuna se estreita, cidadãos e empresas do país terão maiores
oportunidades de acessar tecnologias de informação e benefícios que elas
fornecem", disse Santiago Gradin, Diretor Comercial da Digicel Panamá.
"Na Telefónica Movistar, estamos comprometidos com a campanha 'We Care
Panamá', pois entendemos que a conectividade e a igualdade de gênero são
pilares do desenvolvimento de um país. Nosso foco de investimento social
está alinhado à nossa estratégia de negócios, devido vivermos a
sustentabilidade diariamente. Ao fazermos as coisas corretamente, sermos
responsáveis pelo meio ambiente e a sociedade, construímos a empresa do
futuro. É por isto que trabalhamos em várias questões associadas à
educação e ao meio ambiente com programas emblemáticos como reciclagem
de lixo eletrônico através da iniciativa 'A Terra chama você: Responda',
reduzindo emissões, promovendo a inclusão digital ao prestar serviços em
áreas remotas e o programa Sala de Aula Digital da ProFuturo, através do
qual trazemos a educação digital às comunidades vulneráveis. E neste
contexto, fazemos alianças com especialistas em cada setor a fim de
assegurar que o façamos bem e com o melhor resultado", disse Marcelo
Mouzo, Gerente Geral da Telefónica Movistar Panamá.
Destacando o compromisso da indústria de telefonia móvel com as SDGs, a
campanha We Care da GSMA é uma iniciativa das principais operadoras de
telefonia móvel da região a fim de assegurar que todos os usuários
possam usufruir os benefícios da tecnologia móvel que mudam vidas em um
ambiente seguro e confiável. Para alcançar isto, as operadoras uniram
forças para levar uma série de compromissos a cada país na região onde
celulares e redes possam proporcionar soluções a problemas sociais. A
campanha We Care foi lançada na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile,
Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador,
Guatemala, Honduras, Mexico, Nicarágua e Peru, sendo que irá continuar a
expandir em toda a região.
-FIM-
Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras móveis em todo o mundo,
unindo cerca de 800 operadores com mais de 300 empresas no ecossistema
móvel mais amplo, incluindo fabricantes de celulares e dispositivos,
empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de
Internet, bem como organizações em setores industriais adjacentes. A
GSMA também produz eventos líderes do setor, como o Mobile World
Congress, o Mobile World Congress de Xangai, o Mobile World Congress das
Américas e conferências do Mobile 360 Series.
Para mais informação, visite o site corporativo da GSMA em www.gsma.com.
Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada.
As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se
referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que
tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20180510006352/pt/
Contato:
GSMA
Contatos de Mídia:
Mauro Accurso
+5491132519811
maccurso@gsma.com
ou
Assessoria
de Imprensa da GSMA
press@gsma.com
Fonte: BUSINESS WIRE