RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 14 DE MAIO DE 2018 - Horário 11:13

Fenale realiza o maior encontro de sua história, aprova moções e a "Carta de Gramado - RS"
Governo / Realizou-se, de 8 a 11 de maio, com o tema "O Legislativo que nós queremos!", o XL Encontro Nacional da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal - Fenale, na cidade de Gramado, principal centro turístico da serra gaúcha. O Encontro aconteceu simultaneamente à realização da XXII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), promovida pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais).

Devido à elevada participação de representantes de todo o país, trata-se do maior evento que a Fenale realiza em 25 anos de história e 40 encontros.

Na manhã do dia 8, na Câmara Municipal de Gramado, aconteceu a Sessão Solene de Abertura do XL Encontro que, além da presença de João Moreira, presidente da Fenale na mesa de abertura, também contou com a vereadora Manu Caliari, presidente da Câmara; o deputado estadual Ciro Simoni, representando o presidente da Unale, deputado Luciano Nunes; Germano Stevens, diretor geral da Unale; Petrus Elesbão, presidente do Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União) e Nelson Florisbal, presidente da Afial (Associação dos Funcionários Inativos da Assembleia Legislativa RS).

Manu Caliari saudou os presentes e destacou a importância da realização do evento para a cidade, dentro ao atual contexto nacional. Ciro Simoni, que assumirá a presidência da Unale em breve ressaltou que os laços que unem Fenale e Unale devem ser mantidos em prol do Legislativo que todos almejam. Petrus Elesbão parabenizou a realização do evento e destacou a importância de que os servidores sejam conscientizados sobre a necessidade de montar uma "bancada" no Congresso Nacional nas próximas eleições.

O presidente João Moreira fez um resumo da atual situação do país e a responsabilidade que é atribuída ao Servidor Público, como se fosse responsável pelas mazelas dos maus governantes. Criticou a proposta de Reforma da Previdência (PEC 287) e ressaltou a importância do trabalho da Fenale, em 25 anos, a postular sempre o debate em defesa da cidadania.

Ao final da Cerimônia de Abertura, pelos 10 anos de parceria com a Unale, foi dada uma placa de homenagem ao presidente da entidade, deputado Luciano Nunes (PSDB-PI), e para o diretor Germano Stevens.


Pinga Fogo

Durante a tarde do dia 8, também na sede da Câmara Municipal de Gramado, aconteceu o tradicionalíssimo "Pinga-Fogo", um dos pontos altos do encontro, quando representantes do Legislativo de todo o pais se manifestam relatando e trocando experiências com todos.

Ao todo, 22 representantes se manifestaram em mais de quatro horas. Além das conquistas locais, ou seja, o que cada sindicato e/ou associação amealharam, ou não, ao longo dos últimos seis meses, as manifestações gerais destacaram a importância do Servidor do Legislativo para o início de uma representação efetiva de servidores, seja nos legislativos estaduais, seja em âmbito nacional por meio das eleições que ocorrem em outubro.

Outro ponto que permeou os discursos do "Pinga-Fogo" foi a ausência de concursos e o excesso dos cargos em comissão. Muitos estados reclamaram que os servidores efetivos das assembleias legislativas diminuem ano a ano e, se nada for feito, em curto prazo só haverá servidores de carreira aposentados.

Dentro dos pontos comuns foram abordados: cumprimento de data-base, conquista de auxílios diversos para reduzir o déficit salarial e muito trabalho no campo jurídico a fim de reconhecer direitos dos servidores.

Conselho de Representantes

No dia 9, o evento teve continuidade na sede da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faurgs, com a realização de reunião do Conselho de Representantes da Fenale, quando foram aprovadas diversas moções, formada a comissão eleitoral para o Congresso que deverá se realizar em Florianópolis, Santa Catarina, na segunda quinzena de novembro, e foram aprovadas diversas moções com assuntos de interesse da sociedade brasileira, além da aprovação da Carta de Gramado, que faz uma análise da conjuntura nacional e reafirma diversas posições da entidade em temas de interesse da categoria, inclusive a intenção da formação de uma bancada de parlamentares que apoiem o serviço público de qualidade e seus servidores.

Nos demais dias, os delegados da Fenale participaram da extensa programação da Conferência da Unale, tendo, inclusive, seu presidente, João Moreira, participado da mesa diretora da Abertura Oficial do evento.

Participaram do Encontro representantes do Legislativo de 18 estados e do Distrito Federal das cinco regiões do País: Norte (Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá e Amazonas); Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal); Nordeste (Sergipe, Alagoas, Paraíba e Maranhão); Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo) e Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

O evento foi realizado pela Fenale e Unale, e contou com o apoio da Afial/RS, do Sinfeeal, da Cefal/RS, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e da Câmara Municipal de Gramado.

Mais informações em www.fenale.org.br e www.unale.org.br

Website: http://www.org.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.