RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2018 - Horário 16:35

Supermercados apresentam maior índice de vendas desde 2013
Negócio / Supermercados de todo o Brasil registraram um aumento nas vendas no último trimestre segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em seu índice nacional de vendas. O crescimento de 2,28% representa uma recuperação e um resultado acumulado que não era registrado desde 2013. 

Segundo a ABRAS, as vendas, em valores reais deflacionados pelo IPCA/IBGE, apresentaram elevação de 17,23% com relação aos índices de fevereiro. Os dados são ainda mais animadores, a pesquisa indica que o crescimento foi de 15,11% comparados ao mesmo período do ano passado, além do aumento acumulado de 5,67% em 2018.

Este ano é de recuperação para o setor, que vem de um 2017 difícil. Em março do ano passado, período analisado na pesquisa divulgada recentemente, as vendas apresentaram queda de 1,40%, diante de um crescimento acima de 2% neste ano.

Neste ano, todos os índices são superiores ao ano que passou. Em 2017, a máxima de crescimento chegou a apenas 1,25%, números distantes de 2018, com crescimento de 2,69% em janeiro, 1,57% em fevereiro e 2,28% em março.

Para o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, os indicadores mostram que os consumidores estão voltando ao supermercado, apesar de março ter contado com algumas vantagens. "O bom resultado apresentado em março foi decorrente das vendas do período de Páscoa, segunda data mais importante para o setor", avalia.

Influência do atendimento
Segundo pesquisa da Shopper Experience, realizada em novembro de 2016 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, cerca de 90% dos entrevistados afirmaram que os supermercados e hipermercados mantêm um bom atendimento e mix de produtos. Apesar disso, eles afirmaram que há muito espaço para o aprimoramento.

Esse espaço é suprido, em boa parte dos supermercados brasileiros com auxílio da tecnologia, soluções que tornam a vida dos profissionais que trabalham nessas empresas mais fáceis e o atendimento cada vez melhor. 

Computadores , impressoras , leitores e dispositivos de identificação de produtos são alguns dos recursos que a tecnologia contribui diariamente com o setor. Tudo isso com o objetivo de valorizar o Ponto de Venda (PDV) tornando esse espaço mais eficiente.

Uso da tecnologia 
A tecnologia é a principal responsável por suprir por uma das principais reclamações dos consumidores brasileiros: as filas. Com equipamentos modernos, com funções completas, os atendentes precisam executar um número menor de operações, o que agiliza o atendimento e reduz o tempo de espera para que os consumidores passem seus produtos no caixa.

A Automatech é uma empresa especializada em automação comercial e trabalha com a venda de equipamentos que reforçam o atendimento em supermercados de todo o país.  Entre os produtos estão impressoras , computadores e soluções completas para o varejo. 

Outra solução para supermercados são os PDVs completos , todos os equipamentos necessários para tornar a frente de caixa cada vez melhor.

Fonte: Agência Brasil

Website: https://www.automatech.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.