RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2018 - Horário 16:05

Taxa de desemprego tem mair baixa no Japão em 25 anos
Economia /

A taxa de desemprego no Japão caiu para o nível mais baixo em mais de 25 anos, quando as empresas aumentaram as contratações em meio a condições econômicas sólidas, mostraram dados do governo deste mês, e a demanda pede mais estrangeiros ocupando muitas dessas vagas.

Existe hoje um aumento gradativo de demanda de trabalho no Japão, pois a economia está melhorando e a população envelhecendo - afirma Michelle, Gerente de RH da Agência BR Empregos no Japão.

Sobram empregos no Japão para jovens e empresas disputam candidatos. A taxa de desemprego dos homens caiu 0,4%, para 2,4%, enquanto a das mulheres caiu 0,1%, para 2,0%.

O Japão teve 66,73 milhões de trabalhadores em uma base ajustada sazonalmente, caindo 0,3%, ou 200.000 trabalhadores, em relação ao mês anterior. O número de desempregados ficou em 1,51 milhão, caindo 12,2%, ou 210 mil.

Não é só a economia do país que está em alta, mas a ausência de profissionais de diversas áreas

As empresas do Japão estão enfrentando uma escassez crescente de mão de obra, já que o rápido envelhecimento da população significa menos mãos trabalhadoras e a jovem população que é inserida no mercado, vem escolhendo muito o serviço mais leve. Em uma tentativa de resolver a situação, o gabinete do Primeiro-Ministro Shinzo Abe aprovou no início deste mês um plano para aceitar mais trabalhadores do exterior.

Os trabalhos braçais são feitos hoje por máquinas e pelos estrangeiros que trabalham no Japão, os únicos que aceitam este tipo de trabalho atualmente.

Uma grande maioria vem escolhendo posições que consideram mais fáceis de exercer, como serviços de escritório, contabilidade, advocacia, recursos humanos, etc.

Uma das alternativas aceitas pelo governo japonês, foi a liberação do visto para yonsei, os descendentes da quarta geração dekassegui.

Atualmente as empresas disputam os funcionários

No Japão, a busca pelo primeiro emprego é um momento difícil na vida de qualquer pessoa ingressando no mercado. Mas os tempos mudaram. É possível sentir de perto o clima de tensão, de concorrência que existe: não entre os candidatos, mas entre as empresas.

Recrutadores fazem de tudo para conseguir o funcionário, oferecendo desde pacotes de viagens, até ajuda com aluguel e despesas.

 

Do site: www.empregosnojapaobr.com.br



Website: http://www.empregosnojapaobr.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.