RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 6 DE AGOSTO DE 2018 - Horário 12:23

Empresa ajuda a acabar com o lixo no Brasil por meio de logística reversa
Propaganda e Marketing /

Muito tem se falado sobre os problemas mundiais com o abuso do uso de plástico e a falta de recursos capazes de oferecer um melhor destino para embalagens pós uso. Os dados são assustadores: nos últimos 65 anos, foram produzidas mais de 8,3 bilhões de toneladas de plástico no mundo. E apenas 9% desse montante foi reciclado. Até 2050, a previsão é que 12 bilhões de toneladas de lixo estejam vagando por aí.

O brasileiro produz quase tanto lixo quanto um país desenvolvido: são 1,2 kg por dia - perto da estatística de França, Inglaterra e Suécia. Apenas 3% do lixo gerado aqui é reciclado. A diferença é que na Europa existem leis em vigor para incentivar a reciclagem e o reaproveitamento dos materiais há mais de duas décadas.

É contra esse perigo que marcas brasileiras começam a procurar alternativas capazes de resolver parte do problema do plástico no Brasil. Empresas que levam um conceito sustentável em seu DNA desde suas criações, já começaram a usar o Selo eureciclo, um símbolo que comprova parte das embalagens geradas por essas marcas serão recicladas.

“Queremos, sim, mudar o cenário da emissão de lixo e a falta de destinação para as embalagens, mas, também pensamos em como as empresas podem usar isso a seu favor. O uso do selo nas embalagens é a forma mais efetiva de comunicar ao cliente final que aquela marca está dentro dos padrões mundiais de reciclagem e contribui efetivamente para um mundo menos poluído”, explica Thiago Carvalho Pinto, CEO e cofundador do selo Eureciclo.

O Selo eureciclo, representado por um sorriso, é a prova de que as marcas estão cumprindo com rigor os pedidos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e, mais do que isso, que estão pensando no futuro do meio ambiente. Até o momento, a empresa já ajudou a rastrear mais de 160 mil toneladas de lixo em todo território nacional.

Isso se chama logística reversa e funciona da seguinte maneira: uma marca informa o quanto de resíduos de embalagens gerou em um ano; a eureciclo certificará que um montante equivalente foi destinado corretamente por cooperativas, pela venda de materiais recicláveis para recicladores. Esta certificação é feita através da leitura de notas fiscais, que comprovam que marca e cooperativas, juntas, retiraram aquela quantidade de lixo do meio ambiente. No fim, todo mundo sai ganhando.

É possível saber mais sobre o Selo eureciclo no eureciclo.com.br e, também, pelo instagram: @seloeureciclo.



Website: http://eureciclo.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.