RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 15 DE AGOSTO DE 2018 - Horário 10:35

Veja, com Rodrigo Terpins, por que ter um site responsivo é fundamental para o crescimento do negócio
Tecnologia / Não é novidade para o varejista a alta das compras via internet. Mas, não basta apostar no e-commerce — que, a propósito, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), registrou, em 2017, um crescimento de 12% em relação a 2016 — sem pensar na relação entre consumidor e dispositivo móvel, alerta empresário do ramo varejista Rodrigo Terpins.
Um estudo, ainda do ano de 2015 — o chamado "Digital, Social & Mobile 2015", produzido pela agência de marketing social We Are Social — já apontava que, há três anos, 39% dos brasileiros navegavam na internet por meio de dispositivos móveis. Na ocasião, o percentual significava cerca de 79 milhões de usuários apenas no Brasil, com hábitos de acesso via mobile.

Ainda, a tendência, conforme a pesquisa, era de que este número crescesse a cada ano, visto que a taxa de pageviews mobile já aparecia com um crescimento de 109%.
Já, segundo as conclusões do estudo Global Consumer Insights 2018 — elaborado pela consultoria PricewaterhouseCoopers, também chamada PwC, e divulgado no início de abril — cerca de 41% dos consumidores já estão fazendo compras por meio do smartphone e 30% através de tablets. Esses percentuais, há cinco anos, chegavam a somente 15% e 20%, respectivamente, ressaltou o levantamento.

Ou seja, não é besteira a necessidade de manter um site atualizado e receptivo a esse público, não é mesmo? É preciso, sim, preocupar-se em criar os chamados sites responsivos. Mas, o que é isso?
Rodrigo Terpins explica que um site responsivo é aquele que tem um layout que se adapta a diferentes formatos de tela. Ou seja, independentemente se o consumidor acessa o seu endereço online de um desktop, de um tablet ou de um smartphone, a qualidade do site, bem como das imagens e das informações em texto não são prejudicadas. E a velocidade, qualidade e experiência de navegação do consumidor também não.

Vantagens do site responsivo

Mais chances de conversão: Vale salientar que uma experiência ruim com a navegação no site de uma empresa — que pode ser, por exemplo, a baixa velocidade de carregamento da página — também é responsável por levar os usuários a buscarem outros endereços online, de outras companhias, que ofereçam a eles uma boa experiência de navegação.
Sendo assim, quem possui um site responsivo, possui também maior possibilidade de permanência do consumir no local e, consequentemente, mais chances de conversão de vendas.

Preferência do Google: Não só do Google, mas, também, da maioria dos mecanismos de busca. Visto que a intenção destes é oferecer aos seus usuários a melhor experiência de pesquisa possível — bem como efetividade nos resultados com relação ao termo pesquisado, no que diz respeito ao conteúdo e também à qualidade do site, reporta Rodrigo Terpins.

A alteração do Google que fez com que sites que não possuem uma versão amigável aos mobiles tenham seu ranqueamento prejudicado no buscador — que é o maior da web — quando as pesquisas são feitas a partir de dispositivos móveis, passou a valer em 2015. A mudança, inclusive, ganhou o apelido de "Mobilegeddon".

Fortalecimento do relacionamento com o cliente: A percepção de um consumidor em relação a uma marca é impactada, entre outros aspectos, pela sua experiência de navegação nos endereços online da empresa. Isso envolve características relacionadas à velocidade, à qualidade de imagem e texto, bem como à relevância das mensagens.

Nesse sentido, Rodrigo Terpins salienta que é fundamental que as campanhas realizadas pelas empresas — sejam elas quais forem (de anúncios, mídias sociais, e-mail marketing, entre outras) estejam preparadas para proporcionar ao cliente uma boa experiência mobile. Ou seja, uma navegação de qualidade também por meio dos dispositivos móveis.

Trata-se de um investimento na construção de um bom relacionamento com o cliente, que pode resultar na fidelização dos consumidores à marca e em um aumento da taxa de conversão de vendas.

O empresário Rodrigo Terpins

Terpins foi o diretor de operações das lojas Marisa entre os anos de 1991 e 2007. E, atualmente, é o diretor da Holding Familiar T5 Participações. Uma de suas veias empresariais, entretanto, também investe na área de sustentabilidade.
Rodrigo Terpins é um dos sócios da chamada Floresvale — uma empresa de reflorestamento ambiental fundada no ano de 2009, que opera no manejo de florestas de eucalipto para serraria no Vale do Paraíba, entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Desenvolver um polo madeireiro sustentável, gerando empregos e oportunidades para parceiros locais é um dos objetivos da companhia — que, segundo o site institucional (floresvale.com.br) possui, atualmente, em torno de 90 colaboradores diretos, "trabalhando no campo, gerando empregos e incentivando o setor de transformação de madeira na região".

"A Floresvale é a principal empresa de base florestal focada em madeira sólida de eucalipto no Vale do Paraíba e Sul Fluminense com: 5000 hectares em área total reflorestada com eucalipto; 2400 hectares em áreas de preservação permanente, matas nativas e reserva legal; e 490 hectares em áreas de infraestruturas, estradas, aceiros e desapropriadas para linhas de transmissão", também informa o site do empreendimento de Rodrigo Terpins.


Website: http://www.rodrigoterpins.com.br
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