RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2018 - Horário 17:21

Advogado tributarista dá dicas para as compras da Black Friday
e-Commerce / A Black Friday já caiu no gosto dos brasileiros e está registrando cada vez mais vendas a cada ano. Em 2018, o cenário não será diferente, a data de promoções acontece no próximo dia 23 de novembro e deve movimentar mais de R$ 2,5 bilhões, de acordo com estimativas do portal blackfriday.com.br. Mesmo com grandes ofertas e oportunidades vantajosas, é importante que os consumidores estejam atentos aos seus direitos para não serem enganados durante as compras.

Em 2017, o Procon de São Paulo registrou 2091 queixas de consumidores que enfrentaram problemas de maquiagem de preços. Neste ano, um levantamento do Google aponta que 37% dos entrevistados ainda desconfiam das promoções oferecidas durante o período. O advogado Klaus Marques alerta que o consumidor deve estar atento para não sofrer golpes com falsas promoções. "O consumidor precisa prestar atenção nas ofertas e fazer pesquisas antes de comprar. Mesmo assim, é importante lembrar que muitos e-commerces ainda tentam iludir os compradores aumentando os preços antes de oferecer descontos sobre eles", comenta.

Além disso, algumas lojas oferecem promoções dizendo que o consumidor não tem direito de devolver ou desistir da compra. "Nas negociações pela internet, o consumidor tem o chamado "direito de arrependimento". Esse ponto do Código de Defesa do Consumidor diz que todos os clientes podem desistir do contrato no prazo de 7 dias a contar do recebimento do produto", comenta Klaus.

O advogado sugere alguns procedimentos para quem pensa em fazer compras na Black Friday:

1 - Monitore os preços dos produtos desejados com antecedência: o consumidor deve pesquisar os preços de um produto que deseja para verificar se, durante a Black Friday, os descontos realmente valem a pena ou são enganosos.

2 - O direito de arrependimento do consumidor é garantido em todas as vendas: Em todas as compras feitas pela internet, o cliente tem o prazo de reflexão de sete dias corridos, a contar da data do recebimento do produto, para desistência.

3 - Os prazos de entrega prometidos durante as compras devem ser cumpridos: durante a Black Friday, varejistas fazem grandes promoções e acabam esgotando suas mercadorias por falta de estoque. Com isso, em muitos casos, as lojas acabam por descumprir os prazos de entrega dos produtos e prejudicam os consumidores. O advogado alerta que todos os prazos descritos no momento da compra devem ser respeitados.

4 - Verifique se o site onde você está comprando é confiável: o consumidor deve utilizar ferramentas como o Procon ou ReclameAqui para checar se o site no qual pretende fazer uma compra é confiável.

Klaus Marques ressalta ainda que o consumidor deve verificar a lista divulgada pelo Procon dos sites que devem ser evitados durante a Black Friday para realizar as compras com tranquilidade.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.