RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2018 - Horário 15:00

Startup profissionaliza aluguel de temporada na América Latina
Negócio /

Até o final de 2018, o mercado de temporada mundial deverá obter um crescimento de US$ 47 milhões em faturamento, de acordo com o portal Statista. Projeção de sucesso ainda maior terão aqueles administradores que dispõem de tecnologia, que ainda são somente 12% dos empresários no Brasil frente a 90% dos Estados Unidos. Devido à redução significativa das ocorrências de overbooking, quem utiliza o software da Stays tem em média 37% mais lucro que o restante do segmento de aluguel de temporada.

Quando ainda possuía uma agência de aluguel de temporada no Rio de Janeiro (RJ), em 2012, o alemão Sven dos Santos enfrentava dificuldades sempre que precisava atualizar o valor da diária de um apartamento anunciado em mais de um site. Percebeu que as planilhas também não eram suficientes para outros gestores e proprietários de imóveis disponibilizados online em plataformas como Airbnb, Booking.com e Expedia, que deixavam de ganhar dinheiro devido ao amadorismo da gestão. Foi quando decidiu, junto do designer Till Pupak e de uma equipe de engenheiros, desenvolver o primeiro software específico para a atividade, que hoje é utilizado em 4,5 mil acomodações no Brasil e na América Latina.

Nascia, então, a Stays, que acabou se tornando um sistema completo para gestores do aluguel de temporada. "Com a ferramenta, é possível gerenciar reservas em mais de 30 canais de anúncio a partir de um único local sem comprometer o calendário de disponibilidade, controlar toda a jornada do hóspede, do check-in ao check-out, além de monitorar entradas e saídas de caixa", resume Santos, que atualmente é CEO da startup.

Por meio da automatização de todas as tarefas, há a garantia de mais reservas, diminuição do custo da operação, já que o sistema traz uma economia equivalente ao trabalho de três pessoas, e ainda aumento da receita do negócio. Foi o que percebeu Carin Cardoso, que é sócia da Locar-in Gramado, na serra gaúcha, e de um ano para o outro aumentou em 45 vezes o número de imóveis alugados por temporada. O mesmo software da Stays também permite que Mozart Alves gerencie a MZ Apartments, empresa de locação de curta duração localizada no Rio de Janeiro, a partir da Suécia.

Para 2019, a empresa pretende desbravar novos mercados, além de consolidar a presença na América Latina, combinando a tecnologia de ponta da Europa ao atendimento de excelência brasileiro. A ideia é manter o incentivo à profissionalização do mercado de temporada local com base na experiência de mais de 12 anos do fundador, que depois de passar a usar a tecnologia pôde administrar 250 imóveis e acomodar em média 425 pessoas diariamente. "Vendi minha agência para dar continuidade ao crescimento da Stays, que acompanha o crescimento dos nossos clientes, já que o sistema está sempre atualizado e integrado ao mercado mundial", garante Santos.



Website: http://www.stays.net
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.