RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO DE 2019 - Horário 12:58

Abrir um restaurante: passos iniciais para organizar equipes e gerar lucros
Negócio / As pessoas não abrem mão de sair para comer, seja para comemorar o aniversário ou até uma reunião rápida pós-expediente com os amigos. Sendo assim, abrir um restaurante é o desejo de muitos empreendedores, os quais buscam informações sobre como organizar processos internos e gerar lucros de forma rápida, segura e eficaz. Mas, em meio à tecnologia avançada, bem como à exigência dos clientes, montar um negócio sadio torna-se cada vez mais desafiador mesmo para aqueles que já têm experiência no assunto.

Ultimamente, aplicativos de delivery vêm ganhando o coração e o estômago das pessoas que prezam pelo conforto e praticidade no dia a dia, o que evidencia um mercado cada vez mais competitivo. Desta forma, quem está iniciando seu negócio na área food service deve estar antenado às tendências, apostando em soluções estratégicas para que seu estabelecimento físico não saia de moda.

Ledo engano quando os pontos-chave para o retorno do cliente são relacionados somente ao sabor da comida, à estrutura do estabelecimento, sua localização, e/ou limpeza. O desempenho da equipe, por exemplo, é um dos segmentos que deve ser bem planejado, inclusive para que a experiência oferecida aos consumidores seja de qualidade, desde a atenção inicial até mesmo na entrega dos pedidos.

Há quem não se preocupe com a evolução tecnológica dos últimos anos, empenhando-se apenas em "gastar pouco" para ter um retorno maior no fechamento do mês, de forma a apelar pelos procedimentos manuais (como a comunicação por meio de comandas de papel) e, a partir disso, é muito provável que algumas situações ocorram e o controle por parte dos gerentes seja ainda mais trabalhoso.

E então surge a dúvida: por que contar com ferramentas e soluções tecnológicas como aliadas no processo de organização da equipe como um todo?

Imagine a seguinte situação: sábado à noite, casa cheia, um garçom anota os pedidos de uma mesa em uma comanda de papel, porém, antes de repassá-lo à outra equipe para que, por fim, o prato seja preparado, outros clientes o chamam durante o trajeto até a cozinha. O preparo que já poderia estar sendo realizado, infelizmente, não acontece, acarreta em atrasos.

Outra situação comum nos estabelecimentos de food service é o transtorno gerado por um pedido equivocado ou atrasos conduzidos pela perda da comanda. Além disso, o garçom pode encontrar dificuldades em conseguir comunicação diretamente com a cozinha caso o grupo de trabalho esteja sobrecarregado.
Todos esses panoramas são inerentes ao cenário da alimentação fora de casa e, consequentemente, estão relacionados a uma falha na organização das atividades desempenhadas no estabelecimento.

Integrar a equipe no restaurante: missão impossível?
Pensando como administrador, líder ou gerente de um restaurante, bar ou cafeteria, entende-se que é necessário lidar com pessoas trabalhando em diversos setores ao mesmo tempo, por exemplo: os funcionários que realizam o pré-atendimento, aqueles que atuam na cozinha e no caixa.

Para que haja qualidade — palavra essencial para os que buscam êxito diante de tanta concorrência —, não é necessário apenas que o garçom/garçonete tenha expertise na comunicação com o cliente, mesmo porque se a equipe da cozinha não trabalha com os pedidos em tempo hábil, a satisfação do consumidor tende a diminuir. Por isso, unir os setores é tão importante, e está longe de ser uma "missão impossível".

Através de um Sistema de Gestão/Sistema de Pedidos, o atendente pode coletar as informações dos clientes de forma rápida e segura, além de fazer observações personalizadas na comanda (colocar adicionais, retirar alergênicos, definir o ponto da carne). Tudo isso proporciona uma experiência mais humanizada e, em consequência, diminui os erros no momento da entrega do pedido ao consumidor.

Já o uso de equipamentos específicos — relacionados à automação comercial — permite o envio das informações de forma automática à cozinha, o que reduz tempo de atenção e espera. Assim, o gerente pode otimizar o processo de organização, elevando a taxa de fidelização de novos clientes, gerando maior lucro e benefícios em grande escala.

A Automação Comercial é um marco histórico na vida de muitos empreendedores do ramo alimentício. A busca pela agilidade, corte de gastos e maior desempenho são os principais fatores na escolha de equipamentos como impressoras não fiscais, SAT fiscal, balanças, leitores de código de barras, entre outros.

Soluções para seu food service? Acesse ZIP Automação e confira!

Website: https://www.zipautomacao.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.