RELEASES EMPRESARIAIS

SEXTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2019 - Horário 13:44

CoreBiz otimiza e traz mais agilidade ao e-commerce do Grupo Boticário com plataforma VTEX IO
Tecnologia / Gigante nacional na área de beleza, o Grupo Boticário se destaca pela capacidade de ousar e criar oportunidades, características também presentes em seu e-commerce. Em 2018, o serviço tinha crescido tanto que a tradicional plataforma SaaS (Software as a Service) não conseguia mais suportar as atividades. Havia diversos canais a gerenciar (as lojas O Boticário, Eudora, Quem Disse Berenice? E The Beauty Box), que demandavam muitas customizações, incompatíveis com um tipo de plataforma em que o código-fonte back end fica com o fornecedor, não com o varejista. Era necessário, mais uma vez, inovar.

Para unificar tudo e manter uma comunicação fluida e transparente com clientes e parceiros, o Grupo apostou numa dobradinha entre a VTEX, empresa de desenvolvimento de produtos e soluções para e-commerce, e a CoreBiz, agência de marketing digital especializada no segmento. Juntas, encamparam o desafio de migrar o e-commerce do Grupo Boticário, para a VTEX IO.

Estruturada ao longo de um ano pela VTEX, a plataforma comporta a entrega de componentes altamente responsivos por meio da estrutura serverless, sem setups locais, permitindo um alto grau de customização e, ao mesmo tempo, o aproveitamento do know-how da sua equipe por parte do cliente.

A CoreBiz, responsável pelo desenvolvimento do projeto de implementação do VTEX IO no Grupo Boticário, foi a primeira agência a subir uma loja na plataforma. O projeto envolveu mais de 50 entrevistas com consumidoras e demais audiências para estruturar os dez novos fluxos que o site se propunha a seguir, permitindo tanto experiências de compra unificadas e sem fricção quanto o consumo de conteúdos especiais da marca, como tutoriais de maquiagem, por exemplo.

"Nossa meta foi desenhar uma experiência que encantasse os consumidores em qualquer experiência que pudessem ter", conta Felipe Gomes, Chief Experience Officer da CoreBiz. "Entendemos que a experiência deveria ser performática, integrada de forma transparente com vários canais, possibilitar uma resposta mais rápida do time de tecnologia ao comercial e ao marketing, ser mobile first e abrir caminho para o ominichannel da marca", completa Renan Mota, co-founder da agência.

A CoreBiz customizou todo o admin da VTEX IO, para que incorporasse os serviços das diversas plataformas utilizadas pela marca, que incluíam o site institucional, o clube de fidelidade, o relacionamento com revendedores, além do serviço de comércio eletrônico.

Finalizado em apenas oito meses, o projeto cumpriu a meta principal de unificar 100% os diversos canais. O departamento de marketing deixou de depender de qualquer desenvolvimento para criar uma campanha ou promoção.

Assim, as campanhas puderam ser lançadas sete vezes mais rápido, já que todas as ferramentas necessárias estavam disponíveis no momento de sua criação. Os bugs, que antes levavam dias para serem corrigidos, passaram a ser resolvidos em alguns minutos, em um processo que se tornou, na média, 144 vezes mais veloz.

A otimização dos diversos canais de navegação também merece destaque. "O projeto garantiu melhora de 90% dos objetivos do site, como compra de produtos, consumo de conteúdos, resgate de pontos e etc.", comemora Renan Mota. "Isso impacta diretamente no desempenho em vendas e nos resultados do cliente."
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