RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2019 - Horário 11:02

Será que vale a pena publicar um livro de forma independente?
Literatura / A decisão mais importante é quanto a publicar o livro por meio de uma editora comercial ou por conta própria.

Nas situações em que se deseja que o livro seja comercializado, o ideal é encontrar uma "editora comercial" que aceite publicá-lo, pois só assim é possível ter o livro distribuído para as principais livrarias, visto que é com a intermediação delas que ocorre a maior parte das vendas.

As estatísticas completas sobre vendas de livros em 2018 ainda não estão disponíveis, mas as de 2017 mostravam que cerca de 81 % das vendas de livros foram realizadas por meio das livrarias e distribuidoras, o que demonstra a importância de se ter esses canais para comercializar um livro.

Essa estatística, por si só, já descartaria uma publicação pelo próprio autor, visto que ele não tem como vender seu livro por meio de uma livraria ou distribuidora, pois não pode emitir notas fiscais de remessa para venda em consignação, que é como esse canal geralmente trabalha. Além disso, as livrarias e distribuidoras são muito seletivas na escolha dos livros que vão colocar à venda, e dificilmente aceitariam um livro publicado pelo próprio autor, pois imaginariam que só foi feita uma autopublicação porque a obra foi recusada pelas editoras comerciais.

Nem mesmo uma publicação pelo próprio autor, via e-book, por exemplo, a título de teste do mercado, seria recomendado, pois isso tornaria mais difícil uma posterior aceitação do livro pelas editoras comerciais, uma vez que deixaria de ser original no mercado nacional.

Quanto à escolha da editora, uma de grande porte seria o ideal, visto que teria maior poder de negociação com as livrarias. Mas elas quase só publicam obras que já foram sucesso no exterior ou de autores muito conhecidos no País.

Assim, é mais fácil encontrar uma editora de médio e pequeno porte para publicar um livro. São muitas, mas fique atento, pois a maioria delas atua apenas como prestadora de serviços de forma a viabilizar uma publicação pelo próprio autor. Algumas até colocam os livros à venda nos seus próprios sites, mas não os cadastram para venda nas livrarias.

Existem as que trabalham tanto como prestadora de serviços para viabilizar a publicação pelo próprio autor, quanto como editora comercial. Como é o caso da Barra Livros, com sede no Rio de Janeiro, mas atendendo todo o território nacional.

Para mais informações, acesse:
http://www.barralivros.com/como_publicar.html


Website: http://www.barralivros.com
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