RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2019 - Horário 10:52

Transformação Digital: como Contadores e Fintechs trabalham juntos para oferecer novos produtos e gerar novas receitas
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A atuação de contadores no Brasil é bem antiga. Começou no século XVIII quando ainda éramos colônia de Portugal. Independente da natureza do negócio ou da profissão, sempre é necessário contratar um contador ou um escritório de contabilidade para manter a casa em ordem.

Para se ter uma ideia do tamanho desse mercado, dados do Conselho Federal de Contabilidade mostram que existem mais de 500 mil profissionais atuando no país, entre técnicos e Contadores. Também temos mais de 67 mil organizações contábeis registradas e espalhadas por todas as regiões. É bastante gente para garantir que as empresas estão registrando todas as movimentações em seus livros.

Foi este grande contingente que atraiu a atenção de diversas Fintechs. Afinal, ninguém é melhor do que o contador para conhecer a realidade financeira das empresas e recomendar produtos e serviços para pequenos empresários. Foi o que fizeram empresas fabricantes de sistemas de gestão financeira como ContaAzul e Nibo.

Ao se aproximar de escritórios de contabilidade, elas conquistaram espaço junto a profissionais com bastante influência entre empresários. "Ao recomendar um sistema de gestão para nossos clientes, melhoramos a qualidade da prestação do nosso serviço e ajudamos as empresas a se estruturar melhor" afirma Marcelo Pinto, sócio da Index Consul, escritório carioca que atualmente possui parceria com a ContaAzul.

Uma pesquisa recente da IDG Research mostra o quanto a prática de implantar sistemas é relevante. Ao entrevistar 300 empresas que utilizam ERPs, o instituto concluiu que essas empresas crescem em média 35% ao ano, média bem superior ao resto do mercado.

Crédito e outros produtos financeiros também ganham espaço entre contadores

Acreditando na força do setor, empresas de outros segmentos do mercado financeiro também se movimentam para fortalecer o relacionamento com contadores. Uma delas é a BizCapital, que oferece crédito para micro e pequenas empresas por meio de uma plataforma digital.

Segundo Marcelo Prado, Diretor de Marketing da BizCapital, "contadores normalmente atendem a centenas de empresas e possuem muitas informações que nos auxiliam na tomada de decisão de crédito. Eles também nos aproximam de clientes que ainda não se sentem confortáveis com o ambiente online". A empresa já conta com mais de 100 contadores parceiros e pretende expandir significativamente este canal ao longo dos próximos 12 meses.

Este modelo traz benefícios para todos. Os contadores ganham uma comissão por indicar negócios para a empresa. O cliente consegue acesso facilitado ao crédito por meio de um relacionamento de confiança. Por sua vez, as Fintechs fazem negócios com clientes que tipicamente teriam receio de procurá-las diretamente.

Foi o caso do Sandro Ferreira, da Ferreira Negócios, que contraiu um empréstimo recentemente depois da indicação do seu contador, Gilberto Silva da DANF Assessoria. "Não imaginava que conseguiria um empréstimo via Internet. Sempre pensei que o único caminho era a agência Bancária. Foi quando o Gilberto me falou que existia essa possibilidade. Ele me ajudou no processo e o dinheiro estava na minha conta em menos de uma semana". Para a BizCapital, o cliente recomendado pelo contador demonstra mais preocupação com as finanças e tende a ser um melhor pagador.

A empresa acredita que este modelo trará uma parte relevante dos negócios esse ano e espera terminar o ano com mais de 1000 parceiros. Ela está investindo em uma plataforma específica para que os afiliados possam acompanhar os pedidos de seus clientes e conseguir ferramentas de divulgação dos produtos. "Queremos que o contador enxergue a gente como um motor para novos negócios", afirma Francisco Ferreira, sócio da BizCapital. É o setor de contabilidade evoluindo junto com o mercado e as tecnologias.



Website: https://bizcapital.com.br/
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