RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 21 DE MARÇO DE 2019 - Horário 18:12

Empresas se mobilizam pela igualdade racial
Economia /

São Paulo, SP (março de 2019) – Hoje, dia 21 de março, data instituída pela Organização das Nações Unidas para representar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, é um convite à reflexão sobre o combate à violência e à discriminação racial, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. No Brasil, ainda que a população negra seja prevalente, as oportunidades de trabalho ainda são excludentes. Um estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Instituto Ethos aponta que negros ocupam apenas 6,3% de cargos de gerência e 4,7% de quadro executivo entre as 500 maiores empresas do país. Ainda de acordo com a pesquisa, 60% dos profissionais negros já sofreram preconceito no ambiente de trabalho e 67% avaliam que já perderam uma vaga de emprego por conta da sua cor.

Diante desse cenário, movimentos sociais já atuam para tentar reverter essa realidade. É o caso da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, desenvolvida e liderada pela ONG Afrobras e pela Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a iniciativa privada. O movimento reúne empresas que preconizam a igualdade racial no mercado de trabalho, na economia e na sociedade. Primeira empresa de saúde a integrar o grupo, o UnitedHealth Group Brasil - controlador das marcas Amil, Americas Serviços Médicos e Optum - assinou, este mês, a carta de adesão à iniciativa. Com 39 mil colaboradores, a empresa assumiu a responsabilidade de atender aos dez compromissos propostos, dentre eles gerar oportunidades para talentos afro-brasileiros em posições de liderança por meio de ações afirmativas, promover um ambiente respeitoso, seguro e saudável para todas as pessoas e promover a diversidade racial.

No último ano, o UnitedHealth Group Brasil lançou o Programa Incluir – que propõe o estudo do cenário de inclusão, a troca de experiências e o estabelecimento de iniciativas voltadas para a promoção da diversidade e da inclusão. A estratégia é constituída por grupos dedicados à equidade de gênero, equidade étnica, gerações, multicultura, LGBT+ e pessoas com deficiência. Um dos representantes do grupo de diálogo sobre equidade étnica, nomeado Melanina, é o gerente jurídico Niger Luiz dos Santos. “Quero contribuir para que outros profissionais negros também possam chegar a cargos de liderança. Ainda há muito para ser feito, entretanto a adesão aos dez compromissos é um passo importante para mudar esse cenário”, comenta.

O diretor de Operações da Amil e sponsor do grupo Melanina, Edvaldo Vieira, reforça a importância do engajamento executivo nesse tipo de iniciativa. “Queremos ter um ambiente de trabalho cada vez mais plural, aumentando a representatividade de líderes negros na empresa ainda este ano. Uma das formas de empoderar esses profissionais negros é dar suporte a eles por meio de um programa de mentoria”, conta o diretor.



Website: http://www.amil.com.br
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.