RELEASES EMPRESARIAIS

TERÇA-FEIRA, 9 DE ABRIL DE 2019 - Horário 12:05

Purificação da água por radiação UV: entenda como funciona o processo
Negócio / Para que a água possa ser utilizada nos mais diferentes processos de produção e também para consumo, é essencial que ela passe por um tratamento adequado. É a necessidade de purificação que determina qual processo será realizado, estando disponível hoje no mercado uma infinidade de possibilidades. Uma dessas alternativas é a purificação da água por radiação UV, luz que a livra das contaminações microbiológicas. Esse processo é caracterizado pela adição de uma unidade compacta extra, que usa esse tipo de luz para impedir de maneira rápida e confiável que bactérias e vírus se proliferem. A água potável de altíssima confiabilidade extraída desse tratamento impede doenças como cólera, febre tifoide e diarreia, além de outros problemas que possam trazer desconforto e complicações para a saúde.

A Asstefil , especialista em sistemas de tratamento de água e filtragem, explica que a luz ultravioleta altera o DNA das bactérias e vírus até que eles não sejam mais capazes de se reproduzir, o que torna os microrganismos inofensivos. "A purificação da água por radiação UV é extremamente segura, sendo um método utilizado inclusive para o consumo diário. A rapidez e o baixo custo são alguns dos benefícios, sem contar que se trata de um processo que não deixa gosto ou odor na água", conclui.

A purificação da água por radiação UV é geralmente utilizada em estações de pós-filtração, em substituição ao cloro, para possibilitar o reuso seguro do produto tratado. Entre as vantagens, está a de proteção ao meio ambiente, uma vez que não apresenta problemas no manuseio ou estocagem de produtos químicos. O baixo investimento inicial, bem como os custos reduzidos quando comparados com tecnologias semelhantes como ozônio e cloro, também são importantes vantagens a serem destacadas.

Outro ponto interessante de se ressaltar como benefício do processo de purificação da água por radiação UV é que ele é imediato, não necessitando tanques de estocagem ou longos períodos de retenção. Com manutenção simples, exigindo apenas uma limpeza periódica com a troca anual das lâmpadas, ele é compatível com qualquer outro processo para tratamento de água, tais como osmose reversa, filtração e troca iônica, por exemplo.

A luz ultravioleta (UV) é uma forma de luz invisível ao olho humano. Comprimentos de onda específicos entre 100 e 280 nanômetros (ou bilionésimos de metro) são classificados como germicidas, o que significa que têm a capacidade de eliminar bactérias e vírus. O processo de purificação da água por radiação UV, portanto, não deve ser tratado como um sistema de filtração, mas sim de desinfecção.

O sistema de purificação da água por radiação UV deve contar com uma lâmpada capaz de gerar luz em um comprimento de onda pré-determinado, de maneira estável e contínua por longos períodos. Além disso, é preciso possuir um invólucro hermético construído em material resistente à ação dos raios UV e que também impeça a "fuga" dos mesmos, bem como o projeto do circuito hidráulico que deve garantir a irradiação uniforme de toda a massa de água que passa ao redor da lâmpada, objetivando o máximo rendimento e desempenho do sistema.

Website: https://www.asstefil.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.