RELEASES EMPRESARIAIS

SEGUNDA-FEIRA, 13 DE MAIO DE 2019 - Horário 11:40

Trabalhar pela internet: 2 tendências do empreendedorismo digital para criar negócios lucrativos na web
Negócio / A geração dos millennials vêm ditando várias transformações no mercado de trabalho e no mundo. Prova disso é a disruptura do modelo de negócios tradicional para o digital, no qual é possível criar negócios lucrativos com pouco investimento e sem sair de casa.

Claro que o avanço da tecnologia e a disseminação dos dispositivos móveis aliado ao fácil acesso à internet de qualidade foram os grandes propulsores dessa nova forma de fazer negócios. Com tais recursos à disposição, a "Geração Y" consegue ter mais autonomia sobre onde e quando trabalhar.

A pesquisa Future of Work (Futuro do Trabalho) realizada pela ADP comprova isso. Dos 2 mil funcionários de empresas com 250 ou mais funcionários entrevistados, 77% dos jovens brasileiros querem ter mais controle e flexibilidade para trabalhar onde e do jeito que quiserem.

Não é à toa que o termo "trabalho remoto" foi o quarto mais procurado em buscas de emprego em 2017. E, ao que tudo indica, o futuro do trabalho é remoto, é o que aponta um relatório do Fórum Econômico Mundial.


TENDÊNCIAS DO EMPREENDEDORISMO DIGITAL

Com o aumento do desemprego e com novas oportunidades por meio da tecnologia, muitas pessoas buscam alternativas para ganhar dinheiro na internet. Há também aqueles que exploram tais oportunidades para complementar a renda e, que depois de um tempo, passam a se dedicar exclusivamente ao empreendedorismo digital.

Nesse panorama, 2 termos têm se destacado como oportunidades de trabalhar em casa pela internet e ganhar dinheiro com isso: o "Freelancer" e o "Marketing de Afiliados".


O MERCADO DE FREELANCER

O freelancer (ou freela, como é popularmente conhecido) é um profissional liberal que presta serviços, por conta própria, para outras pessoas ou empresas, por um determinado período de tempo.

De acordo com o estudo Mercado Freelancer 2018 que foi realizado pela Rock Content, 99 Jobs e We Do Logos — o freelancer brasileiro é, em sua maioria, formado por millennials, ou seja, pessoas nascidas entre 1981 e 1996.

Entre as motivações do freelancer brasileiro para apostar nesse modelo de trabalho estão: complementar a renda (53,3%), alcançar a independência profissional (42,2%), não ter mais um chefe (22,4%) e assumir o controle da própria carreira (19,8%).

A pesquisa Mercado Freelancer 2018 também revela que 28,3% dos freelancers pretendem transformar sua atividade em um negócio de sucesso. E mais: 13,5% querem aproveitar da flexibilidade do trabalho freelancer para se tornar nômades digitais e viajar o mundo trabalhando de qualquer lugar.

São por esses e outros motivos que o mercado está superaquecido. Prova disso são as comunidades de freelancer, como a Comunidade Rock Content e a Comunidade Welancer, que possuem milhares de profissionais de todas as áreas cadastrados e mais milhares de clientes prontos para tirar seus projetos do papel.

O estudo ainda aponta que 88,9% dos não-freelancers afirmam que pretendem ingressar nesse mercado nos próximos 12 meses. Sendo assim, a expectativa é de crescimento de 37,1% no mercado de freelas.

Outros dois setores que cresceram muito nos últimos anos foram o e-commerce e o marketing de afiliados. De acordo com a Ebit, estes mercados movimentaram mais de 50 bilhões em 2017.


O MERCADO DE AFILIADOS

Os chamados afiliados digitais são pessoas que promovem um produto (físico ou online) de outros na web e recebem comissões por isso. Esse é um dos mercados mais promissores e vantajosos para quem quer ganhar dinheiro na internet . Trabalhando como afiliado, é possível estipular o próprio horário das atividades, trabalhar de qualquer lugar e ter ganhos proporcionais ao seu desempenho.

O marketing de afiliados funciona de uma maneira bem simples, tanto para as empresas quanto para as pessoas que querem trabalhar na internet. O afiliado se cadastra em alguma plataforma (Hotmart, Monetizze, Eduzz, etc.), recebe um link para divulgar e recebe comissões quando as vendas forem realizadas por esse link do afiliado.

Esse mercado está ligado ao marketing digital, porque utiliza da publicidade online para atingir os potenciais clientes. Inclusive, mais de ? (um terço) dos profissionais de marketing acreditam que o marketing de afiliação é uma das formas mais fortes que conquistar novos clientes atualmente, é o que mostra a pesquisa National Retail Federation.

"É um setor com muito potencial, sem dúvidas: estamos falando de um segmento que cresceu 25% por ano nos últimos 10 anos e transacionou R$ 4 bilhões em 2018 no Brasil", afirma Rafael Rez, Diretor de Marketing da Monetizze para o site Diário do Comércio.


O PROJETO NEGÓCIOS LUCRATIVOS

O projeto "Negócios Lucrativos" é um programa de mentoria que ajuda empreendedores digitais a transformar boas ideias em negócios online de sucesso. Através do blog, os consultores do projeto também dão dicas de gestão, marketing, estratégias e tudo sobre como ganhar dinheiro na internet e construir sua independência financeira.


Website: https://negocioslucrativos.digital
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.