RELEASES EMPRESARIAIS

QUARTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2019 - Horário 17:44

Aplicativos ‘salvam’ motoristas com informações precisas e ajudam a melhorar o trânsito
Negócio / Navegação por GPS, mapas com pontos de interesse, avisos de estacionamentos e postos de combustíveis próximos e até a identificação de recall. Os aplicativos móveis oferecem diversas vantagens aos motoristas e transformam os smartphones em ferramentas imprescindíveis na hora de enfrentar o trânsito.

O avanço da tecnologia reformulou o setor automotivo como um todo e a forma como as pessoas lidam com os automóveis. A consolidação da Internet das Coisas e a entrada de gigantes da Internet no setor, como Google, mostram que a conectividade estará em alta nos próximos anos. A criação da CNH Digital, em que a pessoa terá informações pessoais, e a versão digitalizada do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) exemplificam esse fenômeno.

A demanda por mobilidade, conectividade e por serviços voltados a dados cresce a cada ano na indústria automotiva. Levantamento da McKinsey&Company, por exemplo, indica que o desenvolvimento destas soluções pode incrementar em até 30% a receita em todo o setor até 2030, com um crescimento médio anual de 4,4%.

Não se trata, evidentemente, de dirigir e utilizar os apps ao mesmo tempo - o uso de celular ao volante é a terceira causa de mortes no trânsito no Brasil, segundo a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego). O objetivo é justamente oferecer mais inteligência aos motoristas para diminuir transtornos e riscos de acidentes.

"Atualmente as pessoas utilizam seus smartphones para tudo, seja para conversar com os amigos, se divertir e se informar. Por que não aproveitar esse dispositivo para também oferecer benefícios na sua relação com o carro? O bom uso de aplicativos antes de pegar a estrada pode salvar vidas", afirma Vinicius Melo, CEO do Papa Recall.

A empresa desenvolveu um aplicativo gratuito que avisa o motorista se o automóvel cadastrado teve algum recall solicitado pela montadora para conserto ou troca de peças - ou se terá no futuro. Ele traz de forma intuitiva todas as informações referentes ao procedimento, como motivos, riscos, duração e período, além de indicar os locais mais próximos de sua localização para realizar o procedimento. Ele está disponível nos smartphones iOS e Android.

Lançado em fevereiro de 2019, o app já cadastrou mais de 600 campanhas e possui mais de 24 mil veículos cadastrados em sua plataforma. A estimativa de faturamento é de R$ 1,5 milhão até o fim do ano e, em 2020, a meta é manter o alto índice de crescimento e faturar R$ 3,3 milhões. A solução está disponível nos smartphones iOS e Android.
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.