RELEASES EMPRESARIAIS

QUINTA-FEIRA, 4 DE JULHO DE 2019 - Horário 14:19

Urologia: câncer de testículo pode afetar jovens e adultos de 15 a 35 anos de idade
Ciência & Saúde /

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) divulgou informações acerca do câncer de testículo, que representa 5% do total de casos que atingem homens em geral, sendo que a faixa etária de maior risco e propensão fica entre os 15 e os 35 anos. A falta de prevenção (e receio dos homens em procurar o profissional de urologia) ainda é a maior preocupação entre os especialistas.

Alguns dos principais motivos que levam ao surgimento da doença são lesões e traumas na bolsa escrotal, histórico familiar e criptorquidia (má formação da criança, quando um dos testículos não chegou à bolsa escrotal).

Negligência com a prevenção é grande fator de risco

Em boa parte das vezes, a falta de informação sobre o tema e o preconceito em buscar por um profissional de urologia para realizar os exames de rotina são fatores determinantes para que a incidência de câncer de testículo tenha aumentado. Nesse sentido, é fundamental conscientizar a população masculina, por isso o INCA lançou a campanha “abril lilás”, como forma de chamar atenção para o assunto.

Não existe uma causa propriamente dita para o câncer de testículo, mas o que se sabe é que alguns fatores podem estar associados ao desenvolvimento da condição. O mais comum é a criptorquidia, quando o testículo permanece fora da bolsa escrotal, mesmo após o nascimento.

Outros podem estar relacionados a traumas crônicos, síndromes genéticas raras e histórico da doença na família. Estudos têm indicado um aumento do risco em desenvolver câncer de testículo entre pessoas que têm histórico da doença no passado.

Principais sintomas do câncer de testículo

Entre os principais sintomas do câncer de testículo, o primeiro a ser notado, geralmente, é o surgimento de massa escrotal ou de nódulo endurecido no testículo. Quase sempre indolor, costuma se desenvolver do lado direito e pode ser facilmente apalpado.

São raros os casos de pacientes que relatam dores agudas no local por conta de hemorragia interna no órgão. Outros sintomas que podem surgir são: tosse, dor nas costas e edema (quando a doença já está no estágio de metástase, ou seja, muito avançada).

Prevenção é determinante no tratamento de câncer de testículo

Como dito, não existe uma causa propriamente dita para o câncer de testículo, o que significa não haver uma forma correta de evitar o surgimento da doença (com exceção para criptorquidia, que geralmente é corrigida o quanto antes). Por isso, é fundamental realizar o autoexame todos os meses, além de procurar um médico urologista para fazer o acompanhamento periódico, com exames de check-up.

Principais recomendações para o diagnóstico precoce

A principal recomendação é sempre realizar o autoexame dos testículos, principalmente se houver casos na família de tumor ou de criptorquidia.

É preciso sempre seguir as orientações do médico urologista. Apenas um profissional pode orientar acerca de como proceder em casos de câncer de testículo, principalmente nos primeiros anos após o tratamento/cirurgia. O câncer de testículo tem grandes chances de cura quando realizado o tratamento correto.

O corpo médico de urologia do Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz conta com um time de especialistas em urologia que está plenamente capacitado para receber e tratar pacientes, sempre levando em consideração as individualidades e especificidades de cada um.



Website: http://www.hospitalsantacruz.com.br/
© 2014 Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.